Por que os conceitos de escola currículo e cultura estão interligados?

Perguntado por: Mariana Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
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Conhecimento, cultura e currículo se relacionam inteiramente, pois os atos de ensinar e aprender ocorre em todo lugar, e na escola as diversidades culturais devem ser discutidas para que os educandos possam aplicar os conhecimentos obtidos também fora da sala de aula, a realidade de cada indivíduo possibilita a ...

Qual a relação entre currículo escolar com a cultura?

Quando se entende um currículo como um conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo, a cultura evidencia-se no respeito e no acolhimento das manifestações culturais dos estudantes, por mais desprestigiadas que sejam.

Qual a relação entre os conceitos de cultura trabalho e educação?

Acredita-se que a cultura, o trabalho e a educação sejam inseparáveis, pois se completam, visto que através do trabalho criam-se as relações sociais, que são exemplos de comportamento obtidos através das instituições das quais se faz parte.

Como a educação se relaciona com a cultura?

A Educação é transmissora da cultura. A escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento. A educação não é apenas transmissão de informações, mas ampliação da capacidade de relacionar os conteúdos e construção de interpretações pessoais.

Por que o currículo escolar deve inserir e respeitar as diferentes culturas?

Por ser o currículo um dispositivo educativo que representa uma hibridização de conhecimentos e valores éticos, culturais e sociais, ele precisa ser proposto pelo trabalho pedagógico, uma vez que educação e currículo devem ser vistos e considerados como ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento do processo social e ...

Currículo: Teorias do Currículo, Currículo Oculto, Temas Transversais e Currículo na LDB

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Qual é a importância da diversidade cultural para a escola?

O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes e estimular a sua autoestima e respeito ao outro, e não para segregar. Assim, é interessante que eles aprendam a reconhecer as diferenças e as semelhanças, para que convivam bem com isso.

O quê da cultura deve ser selecionado para fazer parte do currículo escolar?

Coloca-se como estratégia, quatro pontos fundamentais para obtenção de sucesso na elaboração de um currículo que contemple a diversidade cultural: 1) formação de professores; 2) planejamento de currículos; 3) desenvolvimento de materiais apropriados e, 4) a análise e revisão crítica das práticas vigentes.

Como Durkheim relaciona cultura e educação?

Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. Nessa concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade.

Qual é a diferença entre cultura e educação?

Educação é disciplina; cultura é espontaneísmo. Uma formata o indivíduo de fora para dentro, a outra o ajuda a sair de dentro para fora.

Como podemos relacionar Antropologia cultura e educação?

Na relação entre antropologia e educação abre-se um espaço para debate, reflexão e intervenção, que acolhe desde o contexto cultural da aprendizagem, os efeitos sobre a diferença cultural, racial, étnica e de genêro, até os sucessos e insucessos do sistema escolar em face de uma ordem social em mudança.

Qual é a relação entre o trabalho e a cultura?

A relação entre cultura e trabalho está atrelada a forma como a organização consegue se movimentar em meio a diversidade, preservando os estilos de trabalho naturais. Para poder prosperar, as organizações devem criar culturas em que os indivíduos sejam incentivados a trazer seu ser mais autêntico para o trabalho.

Qual é a relação entre educação e trabalho?

Essa relação entre trabalho e educação ficou mais próxima a partir da década de sessenta, devido ao surgimento da teoria do capital humano, fazendo com que a educação tivesse grande importância para o desenvolvimento econômico, porque ela potencializa o trabalho, qualificando a mão-de-obra.

Como o trabalho pode ser relacionado a educação?

Assim ao trabalhar está se educando, numa contínua condição histórica, de forma que sua essência é construída continuamente pelo trabalho e transmitida através das gerações, no ato de educar-se. Desta forma o homem não nasce homem, ele se faz pelo trabalho. A medida que produz sua existência , o homem se faz.

O que é um currículo cultural?

O currículo cultural é uma arena de disseminação de sentidos, de polissemia, de produção de identida- des voltadas para a análise, interpretação, questionamento e diálogo entre e a partir das culturas.

O que é currículo e suas relações com a cultura poder e sociedade?

O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. A cultura é o conteúdo da educação, sua essência e sua defesa, e currículo é a opção realizada dentro dessa cultura.

Qual é a relação entre currículo escola e sociedade?

Se estabelece mediações entre as diversas definições que assume o Currículo na Sociedade e na escola, propondo resgatar o papel social do professor, alunos e técnicos. Se concebe o Currículo como um conjunto de conhecimentos científicos e culturais, que deve ser situado em seu tempo histórico.

Quais as características centrais da educação como processo social?

- Interação social com pessoas de identidades diferentes. -Estabelecimento de uma hierarquia social no âmbito escolar. -Conscientização social do indivíduo. -Preparação para a vida en sociedade.

Qual a visão de Durkheim sobre a educação?

Para Durkheim, a educação pode ser compreendida como o conjunto de ações exercidas das gerações adultas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social. Partindo desta orientação, elabora sua teoria da educação, propondo uma socialização metódica das gerações novas.

O quê Émile Durkheim pensava sobre a educação?

Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”.

Qual a visão do pensador Durkheim sobre a escola e a educação?

Durkheim defendia a educação como o meio pelo qual ela prepara na formação das crianças, as condições essenciais de sua própria existência. Segundo Ele, A educação é a ação exercida pelas gerações adultas, sobre aquelas não ainda amadurecidas para a vida social.

O que são atividades culturais na escola?

Atividades artísticas e culturais como a música, além de serem prazerosas, estimulam áreas do cérebro que permitem o desenvolvimento de outras formas de linguagem. São atividades que aguçam a sensibilidade do aluno, melhoram sua capacidade de concentração bem como sua memória.

Quais os elementos que caracterizam uma cultura escolar?

Os principais elementos que desenhariam essa cultura seriam os atores (famílias, professores, gestores e alunos), os discursos e as linguagens (modos de conversação e comunicação), as instituições (organização escolar e o sistema educativo) e as práticas (pautas de comportamento que chegam a se consolidar durante um ...

Quais práticas culturais devemos trabalhar com os alunos na escola?

Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo.

Qual a importância de diversidade cultural?

Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade. Evidentemente, vivemos em um mundo formado por etnias com suas especificidades, mas todos com os mesmos direitos e deveres, baseados em uma condição única de Ser Humano.

O que é diversidade cultural na escola?

A diversidade cultural sempre existiu e sempre vai existir na sociedade, e consequentemente nas escolas o que vai mudando ao longo do tempo é a necessidade da abertura das salas de aula para as diferenças entre alunos e famílias, incluindo e valorizando as mesmas no seu processo educativo, promovendo assim a identidade ...

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