Por que os átomos buscam estabilidade?

Perguntado por: Luciana Yara Maia de Nunes  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendem sempre a formar ligações na busca de tal estabilidade.

O que leva a estabilidade de um átomo?

A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K.

O que o átomo precisa fazer para adquirir estabilidade eletrônica?

A teoria do octeto baseia-se na matemática da somatória dos elétrons. Se todos os subníveis da última camada eletrônica estiverem com dois elétrons cada, a camada de valência terá oito elétrons no total e, consequentemente, o átomo estará estável.

O que significa dizer que um átomo é estável?

Para ficarem estáveis, os átomos precisam completar a camada K, que deve ter dois elétrons. Então, eles compartilham seu único elétron, numa ligação covalente. Desse modo, cada átomo H fica com a configuração eletrônica 1s2, igual à de um gás nobre, o hélio (He).

Por que os átomos tendem a se ligar?

Os átomos dos elementos químicos se ligam com outros átomos em busca da estabilidade, em processos chamados de ligações químicas. São elas que permitem que os elementos, categorizados na tabela periódica, se relacionem entre si e produzam milhões de substâncias.

TREINAMENTO COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO DIAMOND MASTER JHON PULGARÍN

27 questões relacionadas encontradas

Por que os átomos se ligam?

Os átomos se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Regra do octeto: A partir da observação dos gases nobres que possuem 8 elétrons em sua última camada (com exceção do Hélio que possui 2 elétrons), formulou-se a regra de que os átomos se estabilizam eletronicamente quando atingem esse valor.

Por que os átomos se ligam entre si?

Podemos encontrar ligações covalentes: simples, onde cada átomo compartilha um elétron, dupla, compartilhando dois elétrons, tripla, compartilhando três, ou dativa, em que um átomo, após completar o octeto, doa um par de elétrons para o outro.

Como saber se o átomo está estável?

A Teoria do Octeto determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons. Sendo assim, o átomo é considerado estável quando apresentar 8 elétrons em sua última camada da eletrosfera.

Quando um átomo fica instável?

O núcleo de um átomo é instável quando ele apresenta um número de prótons maior ou igual a 84. Porém, existem algumas exceções, pois há átomos que apresentam um número de prótons menor que 84 e mesmo assim são instáveis, como: Césio (Cs): apresenta 55 prótons em seu núcleo.

Qual o único átomo que fica estável com 2 elétron?

A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.

Quais são as três situações que permitem a estabilidade dos átomos de um elemento químico?

Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.

Qual o átomo mais estável?

Os únicos elementos que são encontrados isolados na natureza de forma estável são os gases nobres, isto é, os elementos da família 18 ou VIII A (hélio (He), neônio(Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn)). Formada pela ligação de dois átomos de hidrogênio com um de oxigênio.

Como os elementos de cada grupo conseguem estabilidade química?

Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência. ... Repare que os átomos de Oxigênio se ligam para atingirem a estabilidade sugerida pela Regra do Octeto.

O que garante a estabilidade do núcleo do átomo?

A força nuclear atua também entre dois nêutrons, assim como entre um próton e um nêutron. É ela então que garante a estabilidade do núcleo. Esse é o motivo de ser tão difícil arrancar prótons e nêutrons do núcleo de um átomo.

Como podemos criar instabilidade em um núcleo atômico?

Para que um núcleo seja estável, é preciso que a repulsão elétrica entre os prótons seja compensada pela atração entre os núcleons devido à interação nuclear. Entretanto, um próton repele todos os outros prótons do núcleo, já que a interação eletromagnética é uma interação de longo alcance.

Quais são responsáveis pela estabilidade de muitos núcleos atómicos?

Essa força, responsável pela coesão e estabilidade do núcleo atômico, é conhecida como força forte.

O que significa dizer que um elemento é instável?

Se o elemento químico apresenta número atômico igual ou superior a 84, a tendência é que todos os isótopos que formam esse elemento sejam radioativos, ou seja, instáveis. O elemento polônio, por exemplo, possui número atômico igual a 84 (possui 84 prótons em seu núcleo) e todos os seus isótopos são instáveis.

Qual a diferença entre um núcleo estável é um instável?

Núcleos pesados ​​com um número par de prótons e um número par de nêutrons são (devido ao princípio de exclusão de Pauli) muito estáveis ​​graças à ocorrência de 'spin emparelhado'. Por outro lado, núcleos com um número ímpar de prótons e nêutrons são na maioria instáveis.

Qual o elemento químico mais instável?

Se você achava que o urânio era algo surpreendente, é porque você ainda não conhecia o polônio. Ele é o elemento com maior índice de radioatividade encontrado na natureza, ou seja, com o núcleo mais instável.

Como saber qual estrutura é mais estável?

Quanto mais ligações covalentes uma estrutura tem, mais estável ela é.

Qual o grupo dos elementos que são estáveis energeticamente?

Gases Nobres. Elementos pertencentes ao grupo dos gases nobres.

Qual o grupo de elementos químicos que é considerado estável por natureza?

Os gases nobres são elementos químicos inertes ou estáveis que são encontrados na natureza na forma de gases monoatômicos.

Por que os átomos se unem?

Como mencionado, os átomos se unem através das ligações químicas, com objetivo de atingir a estabilidade eletrônica, ou seja, buscam alcançar oito elétrons na camada de valência. Quando os átomos se encontram, a camada de valência de um toca a do outro.

Como fazer ligação entre átomos?

Para que os átomos possam se ligar, é necessário que eles envolvam seus elétrons da camada de valência, seja doando-os para outro átomo, como no caso da ligação iônica, seja compartilhando-os com outro átomo, como no caso da ligação covalente.

Por que ocorrem as ligações químicas?

Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são: Ligações iônicas: transferência de elétrons; Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons; Ligações metálicas: existência de elétrons livres.

Artigo anterior
Como saber se polígonos são semelhantes?
Artigo seguinte
O que fazer para tirar o descolorante do cabelo?