Por que o Sol atrai os planetas para si?

Perguntado por: Raúl Márcio Azevedo Morais Baptista  |  Última atualização: 22. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

As órbitas dos planetas estão numa sintonia perfeita de gravidade e momentum. Conforme os planetas viajam pelo espaço, é como se eles quisessem seguir numa linha reta, mas ao mesmo tempo, a gravidade do Sol tenta puxar os planetas em sua direção, fazendo uma curva em suas trajetórias.

Por que o Sol atrai os planetas?

Os planetas giram em torno do sol porque existe uma força chamada de força gravitacional - ou gravidade -, no sol, que atrai os planetas e demais astros à orbitar o sol. Os astros luminados são todos os astros que emitem energia em forma de luz. As estrelas são astros luminados, por exemplo.

Porque é que os planetas não caem?

Do ponto de vista cosmológico, a gravidade faz com que a matéria se junte e se mantenha intacta. Por isso existem planetas, estrelas e galáxias. Tal como nós somos puxados para o chão, pela mesma força da gravidade (se isso não acontecesse flutuávamos, tal como os astronautas no espaço).

Porque o Sol não puxa os planetas?

Por quê? A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

O que o Sol faz com os planetas?

Essa estrela desempenha um papel importante no fornecimento de energia na forma de calor aos planetas, além de ser fundamental para a manutenção da vida na Terra.

Como você seria se vivesse em planetas diferentes

38 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do Sol?

O Sol é uma estrela, e nós, que estamos na Terra, somos o terceiro planeta que giramos em torno dele. Ele nos fornece calor e é uma grande fonte de energia luminosa, sendo fundamental para a sobrevivência de muitos seres vivos.

Como o Sol mantém os planetas em órbita?

Gravitação universal é uma lei, demonstrada por Isaac Newton, que relaciona a força de atração entre o Sol, os planetas e outros corpos celestes no Sistema Solar. O Sistema Solar é regido pela lei da gravitação universal.

Porque é que a Lua não cai na Terra?

A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.

Porque a gente não flutua na Terra?

É tudo por causa da gravidade, uma força que atrai todos os objetos para o centro do planeta. A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás.

O que sustenta os planetas no espaço?

O principal responsável por isso é a gravidade. Em um momento que ela mantém um planeta em órbita em torno de uma estrela, essa mesma gravidade pode enviá-lo para as profundezas do espaço.

É possível a Lua cair na Terra?

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.

Porque a Lua flutua?

A gravidade na Lua funciona do mesmo jeito que na Terra. Mas sua “força” é menor, porque o satélite natural é menor que o nosso planeta. É por isso que os astronautas quase flutuam na sua superfície.

É possível uma estrela cair na Terra?

As “estrelas cadentes” entram em nossa atmosfera com uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h. A maioria delas é totalmente desintegrada antes de chegarem ao chão. Geralmente são completamente destruídas em altitudes entre 90 km e 130 km da superfície terrestre.

Por que a Terra só tem uma Lua?

A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.

Por que a gravidade puxa para baixo?

Em relação à Terra, a massa é responsável por curvar o espaço-tempo e atrair todas as coisas que estão sobre ela para o seu núcleo massivo. Ou seja, eu e você somos puxados para baixo devido à gravidade do objeto cósmico.

Porque a Lua é atraída pela Terra?

Então porque a Lua está em órbita da Terra? Porque tanto a Terra como a Lua são atraídas pelo Sol com praticamente a mesma aceleração. A Terra e a Lua acabam se movimentando juntas e não são separadas pela força do Sol.

Por que o satélite não cai?

Os satélites em órbita ao redor da Terra não colidem uns com os outros porque estão localizados em diferentes altitudes e trajetórias orbitais. Cada satélite tem uma órbita específica que o permite manter uma distância segura de outros satélites no espaço.

Por que não vemos a Lua girar?

Isso acontece porque a Terra, com sua imensa força gravitacional, acaba freando a rotação da Lua.

Por que a água não cai?

O que acontece é que a superfície da água tende a ficar na mesma superfície equipotencial gravitacional. Ela se acomoda no nível mais "baixo". Mas este nível tem a mesma forma do corpo que gera o campo gravitacional.

O que aconteceria se a Terra tivesse mais de uma Lua?

Porque com duas luas, o movimento da Terra iria diminuir ainda mais. E outra coisa que aconteceria com mais frequência seriam os eclipses que aconteceriam entre os próprios satélites e entre elas e o sol.

O que segura a Lua no espaço?

A força que mantém um planeta em órbita é denominada "força centrípeta", que, por sua vez, significa "força dirigida para o centro". Este centro é exatamente onde está localizado o Sol. No caso da Lua, a força centrípeta que atua sobre ela está dirigida para o centro da Terra.

O que acontece se não existir mais a Lua?

Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.

Por que o Sol não ilumina o espaço?

por causa do vácuo que existe em todo o universo. Embora se propague por grande parte da galáxia, a luz do sol não ilumina espaços vazios.

O que o Sol se alimenta?

Qual é o combustível do Astro-Rei? Nós te respondemos! Trata-se do hidrogênio que, para tal missão, se funde com o calor do núcleo em uma reação bem parecida com um reator atômico. O que vem a seguir é a transformação do hidrogênio em hélio, o que produz 40 milhões de megatons de energia por segundo.

O que gera a força da gravidade?

A explicação de Albert Einstein para a gravidade está relacionada com a curvatura gerada no espaço em virtude da presença de um corpo muito massivo. Segundo essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo muito massivo, e isso gera a atração que denominamos de gravidade.

Artigo anterior
Como receber valores atrasados do FGTS?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre lustre e lustro?