Por que o NaOH não pode ser usado como padrão primário?

Perguntado por: Raquel Morais de Mendes  |  Última atualização: 4. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (10 avaliações)

O hidróxido de sódio não é um padrão primário porque sempre contém certa quantidade indeterminada de água e Na2CO3 adsorvidos no sólido.

Porque a solução de NaOH deve ser padronizada?

R: O hidróxido de sódio, apesar de sólido, não pode servir de padrão primário pois sempre contém uma quantidade indeterminada de água e carbonato de sódio absorvida no sólido; portanto não é possível de se preparar uma solução com concentração exata, fazendo-se necessária a padronização para confirmar sua concentração ...

Quais os requisitos para que uma substância seja um padrão primário?

Requisitos para um padrão primário: 1 Alta pureza (99,9% m/m ou superior) 2 Fácil obtenção, dessecação e conservação. 3 Estabilidade à atmosfera 4 Não deve ser higroscópico. 5 Deve ser bastante solúvel.

Qual o padrão primário mais utilizado na padronização de ácidos?

O carbonato de sódio de pureza elevada, é o padrão primário mais utilizado para padronização de ácidos.

Em quais análises são utilizadas soluções de NaOH?

É uma solução de concentração exatamente conhecida, que é indispensável para realizar análises por titulação volumétrica.

Padronização de Soluções _ cálculos_ Aula 08 #quimicaexperimental

37 questões relacionadas encontradas

O que é padrão primário química?

Padrão primário é uma solução com alta pureza e menos reatividade. Um padrão secundário não é tão puro e é quimicamente mais reativo do que os padrões primários. Esta é a principal diferença entre os padrões primários e padrões secundários.

O que é um padrão primário Cite suas características principais?

O padrão primário é definido como um composto (ou reagente) de alta pureza, passível de ser pesado e ser utilizado de forma direta. De acordo com vários autores, para que determinado composto seja considerado padrão primário, ele deve possuir as seguintes características: Sua pureza deve ser >99,9%;

Quais são os padrões primários?

São consideradas substâncias padrão primário somente aquelas que satisfazem os seguintes requisitos: As substâncias devem ser de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação. As impurezas devem ser facilmente identificáveis em ensaios qualitativos conhecidos.

Qual a diferença entre padrão primário e secundário?

O padrão primário é uma substância cujo elevado grau de pureza e autenticidade foram demonstrados por meio de testes analíticos. O padrão secundário é uma substância de qualidade e pureza estabelecidas, após comparação com um padrão de referência primário.

Como padronizar uma solução de NaOH?

A solução de hidróxido de sódio é preparada pela dissolução da base em água. A padronização é feita usando bfitalato de potássio como padrão primá- rio. Na detecção do ponto final é empregado a fenolftaleina como in- dicador.

O que é uma solução padrão primário?

É uma solução de concentração exatamente conhecida, que é indispensável para realizar análises volumétricas. É a solução que será usada para comparação das concentrações. É composto com alto grau de pureza que serve como referência na titulação.

Por que ácido clorídrico e hidróxido de sódio não são padrões primários?

O hidróxido de sódio não é um padrão primário porque sempre contém certa quantidade indeterminada de água e Na2CO3 adsorvidos no sólido.

O que é uma solução padrão secundário?

Em resumo, uma solução padrão analítico secundário é aquela em que a concentração do soluto dissolvido não foi definida via pesagem direta da substância dissolvida, mas, sim, pela titulação com uma solução padrão primária.

Por que a solução de NaOH não pode ser armazenada em um frasco de vidro?

O SiO2 está presente na composição do vidro, por isso NaOH deve ser armazenado em frascos plásticos.

Por que o biftalato de potássio é um padrão primário?

SOLUÇÃO PADRÃO DE BIFTALATO DE POTÁSSIO

Como o biftalato de potássio é um padrão primário, a solução preparada não necessitará ser padronizada para se saber a sua concentração. É necessário apenas calcular essa concentração a partir da massa pesada e do volume da diluição.

Porque é necessário ferver a água destilada antes da preparação da solução de NaOH?

Porque a água destilada contém um pouco de gás carbônico dissolvido nela. Quando ela é fervida, esse gás se despreende.

Como padronizar NaOH com Biftalato de potássio?

Este cálculo também pode ser feito considerando-se que 1,000 mL de solução de NaOH exatamente 0,1 mol/litro reage completamente com 0,0204g de biftalato de potássio. Assim, uma determinada massa do padrão irá reagir com "x" mililitros da solução a ser padronizada.

Quais os requisitos para que uma substância seja um padrão primário por que é preciso secá lo antes de sua utilização?

Para ser considerada um padrão primário, a substância deve ter alta pureza, ser estável e não reagir com o ar ou a umidade. É preciso secá-lo antes de sua utilização para remover qualquer umidade que possa afetar a concentração da solução.

Qual a função do branco da titulação?

O erro da titulação pode ser estimado através da titulação em BRANCO. BRANCO: é uma matriz com quantidades imensuráveis ou negligenciáveis do componente de interesse. Causam mudança de cor próximo ao ponto de equivalência. Respondem a certas propriedades da solução que muda de características durante a titulação.

Para que serve a padronização de uma solução?

DEFINIÇÃO: É UM PROCEDIMENTO QUE PERMITE DETERMINAR A CONCENTRAÇÃO EXATA DE UMA SOLUÇÃO, GERALMENTE PARA USÁ-LA EM UMA ANÁLISE VOLUMÉTRICA (QUANTITATIVA).

Qual a importância de padronizar uma solução química?

A padronização de uma solução possui como principal importância determinar a concentração real de um soluto em uma solução, porque em algumas práticas podem ocorrer variações nessa concentração.

Por que nem todas as soluções são padrão?

Resposta verificada por especialistas

Nem todas ás soluções podem ser padrões primários porque não apresentam estabilidade, não são puros, alguns são higroscópico (absorvem umidade da água).

Por que o HCl não pode ser considerado um padrão primário?

O HCl não é padrão primário porque é volátil, logo sua concentração pode variar.

Como padronizar uma solução de HCl?

- Na padronização da solução de ácido clorídrico podemos fazer uso de uma massa conhecida da substância padrão primário básico (carbonato de sódio, por exemplo), de uma alíquota conhecida da solução desse mesmo constituinte ou utilizar a solução de hidróxido de sódio recém-padronizada (padrão secundário).

Como padronizar um ácido?

A padronização de soluções de ácidos e bases pode ser feita pelo método direto ou indireto e permite a determinação da concentração exata das soluções padrão. O método direto consiste na preparação da solução padrão a partir de um padrão primário.

Artigo anterior
Qual o tecido mais parecido com algodão?
Artigo seguinte
Como se escreve esse número por extenso 157 kwh?