Por que o fogo precisa de oxigênio?

Perguntado por: Cátia Rita Teixeira de Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

É o elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão. O oxigênio é o principal comburente. É o elemento que serve para iniciar à combustão. Inicialmente, o fogo começa pequeno, mas o seu combate exige uma ação rápida e eficiente.

Porque o fogo consome oxigênio?

O fogo é resultado de uma reação química provocada por três ingredientes: oxigênio, combustível e calor. Quando eles se juntam, o oxigênio reage com o combustível numa violenta oxidação chamada de combustão. Oxidação é quando os átomos do gás oxigênio (O2) se separam para se combinar com outros elementos químicos.

É possível ter fogo sem oxigênio?

Não é possível ter-se uma combustão completa em sistema aberto, pois a disponibilidade de gás oxigênio é sempre elevada. Em alguns túneis de grandes metrópoles existem placas orientando que se desligue o motor e se feche os vidros dos automóveis em caso de congestionamento.

Porque oxigênio é inflamável?

A resposta não é porque o oxigênio é inflamável, mas porque ele é um acelerador. Isso significa que, para que uma substância possa queimar, é necessário oxigênio (ou de algum outro agente oxidante forte), mas o O2 por si só não produz as chamas.

Porque o sol queima se não tem oxigênio?

No Sol não há oxigênio e o “fogo” que lá existe é decorrente da elevação da temperatura de toda aquela massa graças aos processos nucleares. O Sol é um grande reator de fusão nuclear.

Se o oxigênio não pega fogo, por que temos tantos incêndios relacionados a ele? Quem queima?

22 questões relacionadas encontradas

O que queima dentro do Sol?

O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio. “A estrela produz 40 trilhões de megatons de energia por segundo”, diz o astrônomo Augusto Damineli, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.

O que faz o sol pegar fogo?

Imagina o que acontece lá dentro? O Sol não é uma bola de fogo - é uma bomba de fusão nuclear que está explodindo sem parar há 4,5 bilhões de anos. No núcleo, átomos de hidrogênio se fundem para formar átomos de hélio. No processo, a diferença de massa entre o hidrogênio e o hélio vira energia.

Qual o perigo do oxigênio?

O uso de 100% de oxigênio no ar respirado é tóxico aos pulmões e a todo o organismo. A concentração de O2 em excesso pode causar danos ao pulmão, fazendo com que suas estruturas murchem, dificultando a troca gasosa pelo sangue até a perda da função do órgão.

Como o oxigênio pode explodir?

Isso acontece porque o oxigênio é a “gasolina” da combustão. Se o cilindro de oxigênio ficar exposto a alguma fonte forte de calor, ele pode explodir.

É possível pegar fogo do nada?

Combustão humana espontânea (CHE) (em inglês: Spontaneous human combustion, SHC) é um termo que engloba relatos de combustão de um corpo humano vivo (ou recém-morto) sem uma fonte externa aparente de ignição.

É possível ter fogo no espaço?

No espaço, onde nós temos pouca ou nenhuma gravidade, não há coisa alguma que faça o fogo ir para cima, além de ter menos combustível. ... O resultado é que os gases de combustão também têm de se difundir para fora para a obtenção de mais oxigênio, de modo que o fogo se torne maior.

Porque o sol nunca para de queimar?

O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.

O que o ar faz com o fogo?

O combustível (os materiais) precisam de aquecimento para produzirem gases, que combinados com o comburente formam uma mistura inflamável. O comburente é o ativador do fogo e dá vida às chamas, é o oxigênio, que é o elemento presente no ar que respiramos. SEM AR NÃO HÁ OXIGÊNIO E SEM OXIGÊNIO NÃO HÁ FOGO.

O que alimenta o fogo?

O que é o fogo? É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.

Porque o oxigênio aumenta a temperatura da chama?

O oxigênio aumenta a temperatura da chama, o que aumenta bastante a radiação, o modo já dominante de transferência de calor. Sendo assim, por meio do enriquecimento com oxigênio, mais calor é absorvido pelo produto, menos calor é perdido no gás de combustão existente e o processo de combustão se torna mais eficiente.

Como é extraído o oxigênio do ar?

O oxigênio é obtido industrialmente por dois processos: eletrólise e destilação fracionada do ar. A eletrólise ocorre pela passagem de corrente elétrica na água. O processo torna-se inviável economicamente por causa da energia elétrica que é de custo alto.

Quanto tempo dura um cilindro de oxigênio de hospital?

Durante todo o processo, se observa que ao chegar na marcação de 50Kgf/cm², o cilindro, tem a durabilidade de 30min, podendo realizar um Transporte de Paciente entre setores. E se chegar na marcação de 30Kgf/cm² a durabilidade vai para 16min.

Quanto tempo vive uma pessoa no oxigênio?

As pessoas sobrevivem por mais tempo quando o oxigênio é utilizado por 12 horas do que quando não é utilizado oxigênio. As pessoas sobrevivem por ainda mais tempo quando o oxigênio é usado continuamente (24 horas por dia).

Qual o perigo do cilindro de oxigênio?

Uma das precauções é manter cilindro de oxigênio fora do espaço confinado. Quando pessoas expostas à concentrações elevadas de oxigênio podem sofrer danos irreversíveis, tais como: danos aos olhos, pulmões (pneumonia/edema pulmonar), pele, etc.

Quais os efeitos colaterais do oxigênio?

Os sinais e sintomas mais importantes causados pela toxicidade do oxigênio são a convulsão, náuseas, vômito espasmódico, vertigem, palidez facial, palpitações, dilatação das pupilas, sudorese, bradicardia, alucinações, síncope e confusão mental (CLARK; THOM, 2004).

Como o Sol pega fogo no espaço?

A violenta pressão no interior da estrela faz com que átomos de hidrogênio se juntem para formar átomos de hélio. Essa união também libera luz e calor, mas numa escala incomparavelmente maior.

Tem fogo no Sol?

O Sol também não possui chamas, como as que vemos na Terra. É que ele fica tão quente com a fusão nuclear que começa a brilhar, assim como um pedaço de metal fica vermelho quando você o aquece.

O que pode acontecer se o Sol explodir?

Em vez de explodir como uma supernova, o Sol virará uma "bola de cristal" daqui a mais de 10 bilhões de anos. Quando a fusão do hélio acabar, nossa estrela será envolta por uma nebulosa, resfriando-se gradualmente, até se transformar em uma anã branca, estado no qual permanecerá por mais ou menos 5 bilhões de anos.

O que alimenta o Sol?

"A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio. "Nessa reação há excesso de massa de hidrogênio com relação ao núcleo final de hélio.

Artigo anterior
Tem que pagar para ter conta no PayPal?
Artigo seguinte
Como saber se tenho empréstimo no INSS?