Por que o descarte inadequado de material eletrônico é motivo de preocupação?

Perguntado por: Erica Inês Morais Sousa Moura  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

Danos derivados do lixo eletrônico Em suma, o descarte incorreto de E-lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

Porque devemos nos preocupar com o descarte correto do lixo eletrônico?

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

Quais os perigos do descarte inadequado do lixo eletrônico?

Quando o lixo eletrônico é descartado inadequadamente, ocorre a liberação de substâncias químicas nocivas no solo e na água. Esses produtos químicos contaminam o solo, atingem os lençóis freáticos e podem chegar aos cursos d'água, comprometendo a qualidade e a disponibilidade de água potável.

Por que lixo eletrônico é um problema muito grave?

Isso porque contém metais pesados e tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio – prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, contamina o lençol freático e o solo.

Que problema o descarte inadequado desses materiais pode causar?

Alagamentos e inundações, aumento da poluição, desperdício de recursos públicos, desvalorização de imóveis, obstrução de vias públicas, prejuízos ao turismo e transtornos com saúde pública são apenas alguns dos principais problemas causados pelo descarte incorreto do lixo.

Especialista alerta para os riscos do descarte incorreto do lixo eletrônico

39 questões relacionadas encontradas

Como deve ser feito o descarte correto do lixo eletrônico?

A maneira correta de descartar lixo eletrônico é por meio de coleta seletiva. A ABREE orienta que os dispositivos devem ser descartados inteiros, limpos e desconectados. Além disso, é importante assegurar-se de apagar todos os dados pessoais contidos nesses aparelhos.

Quais são os impactos negativos dos materiais sintéticos no meio ambiente?

A questão do acúmulo de plástico no meio ambiente e seus impactos negativos têm sido cada vez mais discutidos. O descarte inadequado de plásticos pode resultar em poluição dos oceanos, rios e solos, afetando a fauna marinha e terrestre. Além disso, a queima de plásticos pode liberar gases tóxicos.

Qual é a causa do lixo eletrônico?

Pode-se dizer que o “lixo eletrônico” é, entre outras coisas, uma consequência do mundo tecnológico em que vivemos. Com novos aparelhos, funcionalidades e gadgets surgindo a uma velocidade muito maior do que há 20 anos, estamos consumindo muitas novidades e descartando o que se tornou obsoleto, ou parou de funcionar.

O que falar sobre o lixo eletrônico?

Além de contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde humana, o lixo eletrônico também se configura como problema para países pobres. Eles o recebem como se fossem produtos de segunda mão. Uma lei internacional proíbe que lixo eletrônico seja levado de um país para outro, mas alguns países não a respeitam.

O que pode ser feito para reduzir o problema do lixo eletrônico?

Como reduzir o lixo eletrônico?
  • Reduzir. O consumo de aparelhos cresce e são trocados com mais rapidez. ...
  • Reutilizar. Os especialistas em reciclagem eletrônica recomendam que amigos ou familiares herdem os aparelhos que ainda funcionam ou que sejam vendidos em mercados de segunda mão. ...
  • Reciclar.

Quais os impactos do lixo eletrônico no meio ambiente redação?

Entre os impactos socioambientais do lixo eletrônico estão: a contaminação dos solos, da água, dos lençóis freáticos; prejuízos à fauna, à flora, à saúde pública; contaminação da cadeia alimentar e consequentemente dos seres humanos.

Quais são os 4 tipos de lixo eletrônico?

Quais são os tipos de lixo eletrônico? O lixo eletrônico, também chamado de Resíduo de Equipamento Elétrico e Eletrônico (REEE), pode ser dividido em quatro subtipos chamados de linha tendo verde, marrom,azul e branca.

Quais os problemas que o lixo causa ao meio ambiente?

Conheça os principais:
  • proliferação de animais e doenças;
  • contaminação do solo e da água pelo chorume;
  • mau cheiro causado pelo lixo em decomposição;
  • entupimento de bueiros e aumento das enchentes;
  • aumento no número de incêndios causados pelos gases gerados pelo lixo em decomposição.

Qual a importância do descarte correto?

Descartar o lixo corretamente evita a contaminação de lençóis freáticos, do solo, fauna e flora e o acúmulo de insetos que transmitem doenças, ou seja, tudo o que pode causar danos à saúde da população em geral.

É possível reciclar o lixo eletrônico?

De um único aparelho eletroeletrônico é possível retirar plástico, vidro, cobre, metais preciosos como ouro e prata, papel e muitos outros que voltam para a cadeia produtiva para a fabricação de novos produtos.

Como podemos tratar nosso lixo tecnológico?

É possível realizar o tratamento da seguinte forma:
  1. Separação por meio de uma reação química;
  2. Uso de forno calcinador para a queima do produto;
  3. Moagem;
  4. Secagem.

Qual é a situação do lixo eletrônico no Brasil?

O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo - são cerca de dois milhões de toneladas por ano. A maior parte desse material é descartada de maneira irregular, mas poderia ser reciclada. Uma vida conectada produz um tipo de poluição que avança em ritmo acelerado...

O que fazer com o lixo eletrônico descarte para reutilizar ou reciclar?

O processo de reciclagem inicia-se nos pontos de coleta de lixo eletrônico. Eles estão disponíveis em diversas cidades brasileiras, podendo ser encontrados em mercados, shoppings e centros comerciais. Em seguida, os resíduos eletrônicos são enviados para empresas e cooperativas que fazem o trabalho de reciclagem.

Quais são os riscos ambientais de não realizar o descarte correto?

Como vimos, o descarte inadequado do lixo acarreta muitos problemas, como o entupimento das galerias pluviais, a contaminação dos rios e mares, a destruição da flora e fauna aquática e a proliferação de diversas doenças.

O que causa a poluição por plástico?

Entre 30% e 40% da produção atual são compostos por esse tipo de material, que incluem copos, sacolas, canudos, talheres descartáveis e embalagens de alimentos industrializados. A produção, o consumo e o descarte desse material geram gigantescos impactos socioambientais.

Quais os riscos que a poluição por plásticos causam ao corpo humano?

No organismo humano, as substâncias causam diversos danos à saúde, como intoxicações, doenças respiratórias e cardíacas, prejuízos aos sistemas nervoso e endócrino e, até mesmo, tumores cancerígenos.

Como o lixo contribui para a poluição do meio ambiente?

A emissão de metano por parte do lixo é, em geral, proporcional à população. Nos lixões, nos aterros controlados ou sanitários, o gás metano liberado é queimado por medida de segurança, pois ele pode pegar fogo caso um raio ou um fósforo aceso venham a atingir essa matéria orgânica.

Como conscientizar a população sobre o lixo eletrônico?

Seis dicas para lidar com o lixo eletrônico
  1. Pense antes de adquirir um novo produto. ...
  2. Dê preferência às empresas preocupadas com os impactos dos produtos. ...
  3. Devolva os equipamentos usados para fabricantes ou lojas. ...
  4. Leve os aparelhos usados para associações, cooperativas e prefeituras. ...
  5. Venda seu equipamento. ...
  6. Doe para ONGs.

Quais são os benefícios de reciclar o lixo eletrônico?

10 Principais benefícios de reciclar o lixo eletrônico!
  • Reutilização de metais preciosos.
  • Geração de empregos.
  • Economia de energia.
  • Proteção dos seus dados.
  • Movimenta a economia.
  • Conservação da água.
  • Alívio dos aterros sanitários.
  • Está na lei.

Como é feita a reciclagem de lixo eletrônico?

A reciclagem do lixo eletrônico começa com uma triagem em que são separados os produtos que ainda podem ser usados ou não. Em seguida, os aparelhos sem uso são desmontados. A carcaça, a bateria, as placas de circuito e os vidros recebem a destinação adequada de acordo com os seus componentes.

Artigo anterior
Porque o nome Viúva-negra aranha?
Artigo seguinte
Quando os japoneses chegaram no Paraná?