Por que o cotidiano e o espaço para a realização das ações instrumentais?

Perguntado por: Daniela Nádia Amaral Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (71 avaliações)

A instrumentalidade pode ser compreendida como mediação, visto que o cotidiano é o espaço para a realização das ações instrumentais, como um exercício profissional, crítico e competente. Dessa forma, há algo que precede a discussão acerca dos instrumentos e técnicas necessárias ao profissional: a sua instrumentalidade.

Qual a importância da instrumentalidade no cotidiano profissional de Serviço Social?

Por meio da instrumentalidade, os profissionais objetivam a sua intencionalidade em respostas profissionais, modificando as condições objetivas e subjetivas. Dessa forma, a instrumentalidade é condição necessária do processo de trabalho do Assistente Social. Compreendemos que o trabalho é a protoforma do ser social.

O que seria a instrumentalidade e qual a importância da mesma no cotidiano profissional do A assistente social?

É uma técnica que utiliza jogos, brincadeiras ou simulações de modo a provocar uma reflexão acerca de uma determinada temática que tenha relação com o objeto de intervenção, e que no caso do Serviço Social, tem o assistente social como facilitador, o que requer do profissional habilidades teóricas e uma postura ...

O que são instrumentais do Serviço Social?

Podemos destacar alguns instrumentais que são basicamente as ferramentas de trabalho de todos os Assistentes Sociais seja em qual área o mesmo esteja atuando, são eles: Observação, entrevista, trabalhos com grupos, reunião, mobilização de comunidades, visita domiciliar, visita institucional, atas de reuniões, livros de ...

Por que dizer que a instrumentalidade é condição de reconhecimento social da profissão?

A instrumentalidade, como uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais) constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão.

Instrumentos Técnico-Operativos - Parte I - Concurso Assistente Social

35 questões relacionadas encontradas

O que é instrumentalidade e instrumental para o serviço social?

A instrumentalidade é todo o processo de trabalho dos profissionais da área do Serviço Social, utilizando todo um arcabouço teórico-metodológico, no qual despõem de uma base teórica acerca do assunto, para assim, pensar em uma estratégia que se enquadre na demanda, claro que na instrumentalidade não se cabe apenas o ...

O que é a instrumentalidade?

Que serve de instrumento. [Psicologia] Condicionamento instrumental, condicionamento em que o animal efetua uma tarefa por meio de um instrumento. Música instrumental, música escrita para instrumentos de corda, de sopro etc.

Quais os instrumentos utilizados pelo Assistente Social no Cras?

Podemos elencar, dentre os instrumentais utilizados pelos assistentes sociais no trabalho no CRAS, o atendimento individual, acolhida, escuta, visita domiciliar, abordagem de rua, trabalho sócio-educativo, grupo, planejamento familiar, atendimento familiar emergencial, liberação de documentos , orientação, , reunião, ...

Qual o objeto de trabalho do serviço social os meios e instrumentos de trabalho e o produto de trabalho do Assistente Social?

Objeto - é a questão social propriamente dita. Atualmente o papel do assistente social é político, é de articulador e mobilizador das capacidades dos sujeitos. Meio - são os instrumentos utilizados, sejam humanos, materiais, financeiros, capital intelectual, e outros.

Quais são as três dimensões do serviço social?

AS DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICA, TÉCNICO-OPERATIVA E ÉTICO-POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.

O que é instrumentalidade para Yolanda Guerra?

“A instrumentalidade é algo que vai além e se a gente não percebe isso, continuamos trabalhando com essa visão limitada, que é reducionista e de fato faz com que a gente vá buscar um modo de fazer a priori e não perceba o movimento da realidade. Não existem modelos de fazer, não existem metodologias a priori”.

O que é instrumentalidade na perspectiva dialética?

A instrumentalidade é parte do processo de trabalho

Esses elementos ou dimensões do movimento da realidade constituem-se em uma posição ética, um método e uma práxis. Tais dimensões da intervenção no real estão imbricadas em uma dinâmica de múltiplas relações.

Qual o objetivo de intervenção profissional do assistente social?

A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...

O que significa reconhecer a instrumentalidade do exercício profissional como mediação?

A instrumentalidade do exercício profissional como mediação: ela permite a passagem de ações instrumentais para um exercício profissional crítico e competente, tornando-se um espaço no qual movimenta-se a cultura profissional.

Qual a importância da visita domiciliar para o assistente social?

Tem como objetivo principal conhecer as condições em que vivem as famílias e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, aspectos esses que geralmente escapam às entrevistas no espaço institucional.

É uma prática da atuação do profissional de Serviço Social?

Assistencialismo refere-se a uma prática de proteção à indivíduos fragilizados e vulneráveis, por meio de ações como doações, caridade, herança do serviço social tradicional de 1930.

Qual é o produto do trabalho do assistente social Assinale a alternativa correta?

8. Qual é o produto do trabalho do assistente social? Assinale a alternativa correta: R: MATERIAL E SOCIAL.

Qual a importância do processo de trabalho para o profissional do Serviço Social?

Focar a cidadania no processo de trabalho do Assistente Social é expandir a sua atuação, visando ao exercício igualitário dos direitos civis, políticos e sociais e, ainda, contribuir para a construção de homens livres e autônomos.

Qual a relação entre o Serviço Social e a categoria trabalho?

O debate sobre a identificação do Serviço Social com a categoria trabalho tem sua origem nos anos 1980, em pleno movimento de renovação profissional e está relacionado à necessidade de desvelamento do significado social da profissão frente à dinâmica da sociedade brasileira caracterizada por grandes mobilizações e ...

Qual a metodologia usada pelo Serviço Social?

O Serviço Social organizou sua metodologia atuando por meio de três técnicas: 1) O Serviço Social de Caso: Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional.

São instrumentos de intervenção da realidade?

Os instrumentos ligados à intervenção da realidade são os encaminhamentos, as reuniões e assembleias, dentre outros. 2 A divisão em instrumentos de apreensão da realidade e de intervenção da realidade é observada rigorosamente pelos assistentes sociais?

Como é a visita de uma assistente social?

A visita domiciliar não possui caráter formal, assim o usuário expõe com facilidade seus problemas e o assistente social pode intervir com mais eficácia, informando e orientando os caminhos que o usuário possa desconhecer para acessar os seus direitos.

O que é a instrumentalidade do processo?

Pelo princípio da instrumentalidade das formas, temos que a existência do ato processual é um instrumento utilizado para se atingir determinada finalidade. Assim, ainda que com vício, se o ato atinge sua finalidade sem causar prejuízo às partes, não se declara sua nulidade.

Qual o objetivo que se deseja alcançar quando se realiza a Instrumentalidade do assistente social?

O conjunto dessas ações é o que caracteriza a instrumentalidade no trabalho do assistente social. É a capacidade de modificar a forma de trabalho e se readaptar, focando no objetivo único de alcançar o propósito desenhado, que o trabalhador demonstra o sucesso de suas ações.

Qual o objeto do planejamento da intervenção profissional?

O objeto do planejamento da intervenção profissional é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, é o aspecto determinado de uma realidade total sobre o qual irá formular um conjunto de reflexões e de proposições para a intervenção.

Artigo anterior
Como falar na Caixa habitação?
Artigo seguinte
O que é o Siga-me no celular?