Por que não é recomendável tomar sol entre as 10 16 horas?

Perguntado por: Isabela Mota Figueiredo  |  Última atualização: 25. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele.

Por que não é recomendável tomar sol entre 10 e 16 horas?

Das 10h às 16h há uma maior incidência de raios UVB na atmosfera o que faz com que esses raios atinjam a pele com maior intensidade, sendo prejudicial para a saúde do rosto. Além disso, é importante encaixar na sua rotina pequenos momentos para tomar sol e garantir os benefícios para sua pele.

Pode tomar sol às 10h?

Melhor horário para se expor à luz solar

Em geral, o melhor horário para tomar sol de forma segura e benéfica é durante as primeiras horas da manhã, logo após o nascer do sol, e no final da tarde, antes do pôr do sol. A recomendação de dermatologistas é fazer isso antes das 10h e após às 16h.

Qual é o pior horário para tomar sol?

"O melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após as 16h. Mas mesmo assim tem que estar com o protetor solar", alerta. Esses horários são os mais recomendados, pois são aqueles que o sol é mais brando e menos prejudicial à pele. Das 10h às 16h há uma maior ...

Pode tomar sol às 16h?

O melhor horário para tomar sol, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é antes das 10h ou após as 16h, sempre com proteção solar. Esses horários são mais recomendados já que o sol está mais brando e não causa tantos danos à pele.

Qual é o melhor horário para tomar sol? Dermatologista responde!

20 questões relacionadas encontradas

Pode tomar sol às 14h?

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.

Qual o horário que o sol libera vitamina D?

Se o seu objetivo ao tomar sol é a vitamina D, então aproveite os horários com maior incidência do raio UVB, entre 10h e 16h, mas por pouquíssimo tempo a cada dia. No máximo 15 minutos para quem tem pele mais clara e, gradativamente, até meia hora para quem tem tom de pele mais escuro.

Faz mal tomar sol à tarde?

Em certos horários, os raios do sol são prejudiciais. Aprenda quais são eles e procure evitá-los. Resto do ano Sol bom: até as 10h da manhã e depois das 4h da tarde Sol ruim: das 10h da manhã às 4h da tarde Leve sempre o seu Kit Sol Veja como proteger a sua pele dos efeitos negativos do sol.

Qual a forma correta de tomar sol para vitamina D?

O melhor horário para a produção de vitamina D é o pior horário em relação a outros problemas relacionados com a alta exposição ao sol: entre as 10h e as 16h. A boa notícia é que 15 a 20 minutos diários são suficientes.

Qual sol e saudável?

A exposição ao sol moderada e nos horários corretos, ajuda a regular o sistema imune, dificultando o aparecimento de infecção, como gripes, por exemplo, mas também ajuda a combater as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo ou dermatite atópica.

Qual a parte do corpo que mais absorve a vitamina D?

Quando ela atinge essa fase, pode ser absorvida e utilizada pelo corpo em diversas funções essenciais". Entre os locais que a vitamina D mais atua no organismo estão os sistemas muscular, ósseo e imunológico.

Porque o sol da manhã é melhor?

Pela manhã, os raios solares são menos intensos. Isso garante uma sensação térmica agradável durante todo o dia e permite arejar o ambiente.

Qual é o horário mais quente do dia?

O horário mais quente costuma ser registrado pelas estações meteorológicas por volta das 14h. O aquecimento da Terra funciona como uma panela no fogão, compara a meteorologista do Climatempo, Maria Clara Sassaki. Durante o dia, o sol aquece o solo e, gradualmente, o ar propaga o calor para cima.

Pode tomar sol pela manhã?

A exposição ao sol logo pela manhã é um dos fatores que pode auxiliar na regulação do ciclo circadiano, que é o ciclo de funções biológicas que acontecem em nosso organismo dentro do período de 24h.

Pode tomar sol meio-dia?

Faz mal, sim. O sol emite raios ultravioletas que vão se acumulando nas células da pele.

Tem vitamina D no sol?

Muita gente pensa o contrário ou nem sabe, mas o sol é um grande aliado da saúde. É por meio da exposição ao sol que o corpo adquire grande parte da vitamina D, nutriente fundamental para o sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso. Basicamente, o complexo D ajuda o corpo a se manter de pé.

Qual é o melhor horário para tomar sol?

O melhor horário para tomar sol e produzir vitamina D é entre as 10 e as 15h, quando existe maior concentração de raios UVB, que são capazes de estimular a pele para produzir vitamina D. No entanto, é também durante este horário que existe um maior risco de queimaduras e desenvolvimento de câncer de pele.

O que pode atrapalhar a absorção de vitamina D?

E o que atrapalha a absorção da vitamina D? Existem diversos fatores que atrapalham a absorção da vitamina D, como insuficiência renal, dificuldade de absorção no sistema digestivo, envelhecimento da pele e problemas hepáticos1 2 3 4.

Porque o sol estimula a vitamina D?

Durante a exposição solar, os raios UVB penetram na epiderme, a camada mais superficial da pele, e produzem uma reação fotoquímica cujo resultado é a produção de vitamina D. Ela cai na circulação sanguínea e passa por uma ativação no fígado e, posteriormente, no rim.

O que ajuda a fixar a vitamina D?

Quer garantir um bom nível de vitamina D no seu corpo e ter ossos sempre saudáveis, prontos para o ótimo desempenho em treinos e provas? A receita é bem simples: tome sol, alimente-se adequadamente e pratique exercícios físicos.

Qual o benefício de tomar sol na palma da mão?

A prática ajuda na produção de vitamina D, regula o sono e fortalece o organismo, entre outras vantagens que fazem com que melhoremos, e muito, a nossa qualidade de vida.

Quanto tempo demora para a vitamina D fazer efeito no organismo?

Os raios ultravioletas devem tocar diretamente a pele, sem nenhuma barreira. Essa exposição também pode ser semanal, por um período maior que 20 minutos, pois a vitamina D sintetizada fica armazenada entre 40 e 60 dias aproximadamente.

O que acontece com a falta de vitamina D no organismo?

Sem uma quantidade suficiente de vitamina D, pode ocorrer fraqueza e dor nos músculos e nos ossos. Os bebês desenvolvem raquitismo: O crânio é macio, os ossos crescem de forma anormal, e os bebês demoram em sentar-se e engatinhar. Exames de sangue e, às vezes, radiografias, são realizados para confirmar o diagnóstico.

Quantos minutos de sol pela manhã?

Hoje, muitos médicos e diversas pesquisas comprovam a importância desta poderosa substância em nosso organismo. Contudo, o número de pessoas com deficiência de vitamina D cresce. Isso quer dizer que cada vez menos, a população se expõe no sol. Sendo que, somente 15 minutos de exposição solar já melhoram a saúde.

O que acontece com a pele que não toma sol?

A pele é o maior órgão de nosso corpo e extremamente reacional às emoções. Doenças como vitiligo, psoríase e dermatite atópica podem ocorrer tanto pela carência da vitamina D, quanto por transtornos psicológicos ou mais comumente por ambos.

Artigo anterior
Qual é o maior time do São Paulo?
Artigo seguinte
Como se pega a superbactéria?