Por que foram criadas as cidades satélites de Brasília?

Perguntado por: Bernardo Rui Soares  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (29 avaliações)

Sobradinho foi a segunda cidade-satélite criada para ser a moradia definitiva de trabalhadores da construção de Brasília. ... A partir de março de 1960, cerca de 30 famílias, diariamente, eram transferidas para a cidade. No final do ano, o local contava com mais de 8 mil famílias.

Por que surgiram as cidades satélites em Brasília?

Em 5 de junho de 1958, pelo menos 5 mil retirantes da seca nordestina forçaram Juscelino a criar uma cidade-satélite, Taguatinga. ... Quase ao mesmo tempo em que Brasília era inaugurada, duas outras cidades-satélites planejadas brotaram nos arredores da borboleta de concreto.

Porque se chama Cidade Satélite?

Significado de Cidade-satélite

A palavra cidade satélite deriva da junção de cidade, do latim "civitas, civitatis", com o sentido de conjunto de cidadãos, com a palavra satélite, do latim "satelles,itis", significando na astronomia "secundário".

O que são as cidades satélites de Brasília?

São elas: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia.

Qual foi o motivo que a capital do Brasil ser construída na região Centro-oeste?

A área que todos se referiam sempre ficava muito próxima a Minas Gerais e Goiás, na região centro-oeste do país. ... Além disso os motivos para essa mudança eram os de proteger o poder de uma invasão, o que seria fácil através do litoral no Rio de Janeiro, assim como para levar o desenvolvimento a outras regiões do País.

Diferenças entre as cidades Satélites e Brasilia

16 questões relacionadas encontradas

Quais motivos da mudança da capital para o Centro-oeste?

O sonho de Brasília

O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

Qual era o propósito da construção de Brasília?

A construção de Brasília ocorreu durante o governo de Juscelino Kubitschek, entre os anos de 1956 e 1960, com intenção de se torná-la a capital do Brasil e do Distrito Federal.

Como são chamadas as cidades satélites?

Nos últimos anos, o termo “cidades-satélite” caiu em desuso. Hoje, o DF é constituído por Regiões Administrativas que são chamadas, também, por RAs. Elas são conhecidas assim porque cada território possui um órgão administrativo próprio, o que facilita o controle e a administração da capital federal como um todo.

Quantas cidades satélites têm o Distrito Federal?

Também conhecidas como regiões administrativas, ou satélites, são 33 localidades situadas ao redor de Brasília. De todas, uma das mais conhecida é Taguatinga. Também tem a Ceilândia e por aí em diante.

O que foram os candangos?

Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).

Por que cidades satélites?

Originalmente, foram planejadas para serem núcleos urbanos e para funcionar como cidade-dormitório. Sendo assim, as cidades-satélites geralmente não têm indústrias e contam somente com serviços básicos de Educação, saúde, comércio e lazer.

Como foi o surgimento da cidade-satélite?

A cidade foi instituída por lei em 13 de abril de 1960 e inaugurada em 12 de outubro do mesmo ano. Os primeiros moradores foram famílias de trabalhadores oriundas da construção da Barragem do Paranoá e, também, da Vila Amaury, Vila IAPI e Vila Planalto.

Qual foi a primeira cidade a ser fundada no Brasil?

Alguns historiadores apontam que Cananéia foi o primeiro povoado do Brasil; no entanto, para fins oficiais, São Vicente, também no estado de São Paulo, fundada em 1532, é considerada a primeira cidade brasileira.

Quais foram as primeiras cidades satélites do DF?

Núcleo Bandeirante e Ceilândia foram as duas primeiras cidades-satélites construídas no Distrito Federal. Planaltina e Brazlândia – cidades-satélites de Brasília – eram cidades goianas, preexistentes à instalação da capital da República.

Quais os principais problemas que surgiram a partir do crescimento desordenado de Brasília?

Diante da expansão populacional, Brasília já apresenta as conseqüências do crescimento desordenado: trânsito congestionado, transporte público ineficiente e problemas ambientais.

Por que Brasília é chamada de Plano Piloto?

Sim, o Plano Piloto é uma das 33 regiões administrativas do Distrito Federal. Foi denominada de RA I justamente por ser a primeira das 33.

Quantas cidades há no Distrito Federal?

O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situado na Região Centro-Oeste, é a menor unidade federativa brasileira e a única que não tem municípios, sendo dividida em 33 regiões administrativas, totalizando uma área de 5 760,784 km².

Quantas cidades tem no entorno de Brasília?

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno foi criada com a Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, e composta pelo Distrito Federal, por 19 municípios do estado de Goiás e 2 do estado de Minas Gerais.

Quantas cidades tem dentro de Brasília?

O Distrito Federal é dividido em 33 regiões administrativas, cujos limites físicos definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos.

Quais são as Rides do Brasil?

Esse é, de fato, o caso das três RIDE atualmente existentes no Brasil: a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE- DF), a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (RIDE Teresina) e a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) ( ...

O que Brasília e do Brasil?

Brasília (AFI: [bɾaˈziljɐ] ou AFI: [bɾaˈziʎɐ]) é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central.

O que são cidades planejadas de exemplos?

Uma cidade planejada conta com áreas comerciais projetadas – e geralmente elas estão próximas às áreas residenciais. Em Brasília, por exemplo, cada quadra residencial possui a sua própria quadra comercial.

Porque Brasília foi construída para ser a capital do Brasil?

Brasília resultou do projeto de modernização nacional do então presidente Juscelino Kubitschek, para quem Brasília "é uma revolução geopolítica. Após ter se alojado por quase 200 anos às margens da água, o Brasil agora vai tomar posse de seu território".

Porque a construção de Brasília se tornou a meta símbolo do Plano de Metas do governo Kubitschek?

Brasília, meta síntese do Plano de Metas, surgiu como proposta do governo de Juscelino Kubitschek durante seu 1o. ... Diversas razões levaram à transferência da Capital para Brasília, sendo a promoção da integração nacional a mais forte delas.

Qual foi o resultado da instalação de Brasília?

Propunha-se, assim, 2 resultados: Aceleração do desenvolvimento nacional ao promover a interiorização; Fomento à industrialização promovido pelo crescimento do mercado interno.

Artigo anterior
O que acontece se faltar óleo na direção hidráulica?
Artigo seguinte
Porque as cláusulas pétreas não podem ser modificadas?