Por que então os gastrópodes Dulcícolas não respiram por brânquias João ao formular tais questões não lembrava que?

Perguntado por: Leticia Beatriz Faria Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (58 avaliações)

Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?" João, ao formular tais questões, não lembrava que: vivendo em águas rasas, a respiração pulmonar permite um aproveitamento melhor do oxigênio atmosférico.

Por que então os gastrópodes Dulcícolas não respiram por brânquias?

Por que, então, os gastrópodes dulcícolas não respiram por brânquias?" ... os gastrópodes dulcícolas representam o retorno ao ambiente aquático depois que seus ancestrais conquistaram o ambiente terrestre. a pressão parcial do oxigênio em águas interiores é muito menor que na água do mar.

Como pode ser a respiração dos moluscos?

A respiração nos moluscos pode ser cutânea, branquial ou pulmonar. Na maioria desses animais, a membrana do manto é vascularizada e permite que ocorram trocas gasosas entre a corrente sanguínea e a água.

Qual é o tipo de respiração dos insetos?

A respiração traqueal é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos.

Como o caracol respira?

Ambos são moluscos e possuem uma concha externa, mas o caramujo é um gastrópode que vive no meio aquático e respira por brânquias, já o caracol é um gastrópode terrestre e respira por pulmões.

Paleobiogeografia de Gastrópodes pliocénicos de Portugal.

32 questões relacionadas encontradas

É correto afirmar que os moluscos da classe Gastropoda?

É correto afirmar que os moluscos da classe Gastropoda: são exclusivamente marinhos. possuem conchas, mas não rádula.

Qual é a estrutura encontrada apenas entre os moluscos?

Resolução: somente os moluscos possuem a estrutura chamada rádula, que se situa na boca e serve para raspar os alimentos. Ela é formada por pequenos dentes quitinosos.

Qual a função da rádula presente em certos moluscos?

c) A rádula nos moluscos tem a função de proteger o animal contra predadores.

Qual é a função da rádula?

A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento. O número de dentes presentes na rádula pode ser usado para identificação e classificação dos animais do filo.

Qual a função da rádula é em qual filo está presente?

Rádula é uma estrutura presente na cavidade bocal de algumas classes do filo dos moluscos. Sua estrutura possui várias fileiras de dentes feitos de quitina. Funciona como uma língua com vários dentículos.

Em quais grupos de moluscos a rádula está presente?

A rádula (do latim radŭla-, «lima; raspador») é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o alimento.

Onde os moluscos podem ser encontrados?

Os moluscos são animais invertebrados que apresentam um corpo mole, o qual, em algumas espécies, está protegido por uma concha. São encontrados tanto em ambiente terrestre quanto em ambiente aquático, sendo mais abundantes no meio marinho.

Como é o corpo da maioria dos moluscos?

A maioria dos moluscos apresenta concha protegendo seu corpo. A organização corporal dos moluscos envolve três partes básicas: pé, massa visceral e manto. O pé é uma estrutura que ajuda o animal a se movimentar, escavar e se fixar no substrato.

Qual é a forma de reprodução dos moluscos?

A reprodução dos moluscos

Os moluscos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados. A fecundação pode ser externa, com liberação dos gametas na água, ou interna. O desenvolvimento pode ser indireto, ou seja, apresentar uma fase larval, ou direto, quando do ovo já eclode forma jovem.

Em quais ambientes vivem os animais pertencentes ao grupo dos gastrópodes?

Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido. Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais.

Como os moluscos vivem?

Os moluscos podem ser encontrados por todo o mundo. A maioria vive no mar, mas alguns vivem em água doce. ... Muitos moluscos escavam a areia ou o lodo para esconder-se. Alguns se prendem a rochas.

Qual é a principal característica do grupo dos bivalves?

Bivalves são animais com o corpo protegido por uma concha que tem duas valvas. Em sua maioria são animais marinhos, mas também existem em ambientes de água doce. É dos bivalves que vem as pérolas.

Como é o corpo do caracol?

O caracol tem o corpo e a concha enrolados em espiral. A concha o protege do calor e dos predadores. Ela aumenta de tamanho conforme o caracol cresce. O corpo da lesma é esticado — ou seja, não é enrolado como o do caracol.

Como nascem os moluscos?

A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. Na fecundação externa, os machos liberam os espermatozóides e as fêmeas liberam os óvulos diretamente na água, onde os dois gametas se encontram.

Quais são as principais características morfológicas dos moluscos?

Morfologia. Os moluscos são animais triblásticos, celomados e protostômios. Apresentam o corpo mole, não segmentado, e com simetria bilateral. A cabeça ocupa posição anterior, onde abre-se a boca, entrada do tubo digestivo.

É um exemplo de molusco?

Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos.

Quando os moluscos se originaram?

Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.

Qual é a importância dos moluscos?

A importância dos moluscos

A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

Quais são os grupos de moluscos?

De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.

Que classe de moluscos agrupa animais que não possuem rádula?

Nem todos os moluscos possuem a rádula, na classe Bivalvia não existe a rádula, pois são filtradores.

Artigo anterior
Como cuidar de um corte profundo?
Artigo seguinte
Como aumentar o tamanho do quadril?