Por que é errado falar mais melhor?

Perguntado por: Eduardo Igor Cardoso Paiva Machado  |  Última atualização: 14. November 2024
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis.

Por que mais melhor está errado?

Acontece que, no caso do comparativo de superioridade, quatro adjetivos não aceitam o advérbio “mais”. Trata-se dos adjetivos “grande”, “pequeno”, “bom” e “ruim”, com as seguintes formas, respectivamente: “maior”, “menor”, “melhor” e “pior”.

Por que não se fala mais melhor?

Resposta verificada por especialistas

Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim". Por isso, falamos "Marcelo é maior que Márcio" e "Roberta é menor que a irmã".

É errado falar muito melhor?

No caso em que os adjetivos têm formas sintéticas de comparativo (pior, melhor) basta juntar muito: 2 – mau → pior [e não "mais mau"] → «muito pior»; 3 – bom → melhor [e não "mais bom"] → «muito melhor»; 4 – grande → maior [e não "mais grande"] → «muito maior»*.

Quanto mais melhor é correto?

Obrigado desde já pela vossa atenção. A frase «Quão mais, melhor» é incorreta, não podendo funcionar como alternativa a «Quanto mais, melhor». Os operadores quanto e quão podem ser usados em construções comparativas, surgindo no segundo termo de comparação.

Os 10 erros mais comuns na Língua Portuguesa [Prof. Noslen]

15 questões relacionadas encontradas

Qual significado de mais melhor?

Comparativo de superioridade de bem; mais bem.

Quando usar a palavra melhor?

A palavra MELHOR só irá para o plural quando for adjetivo (= mais bom): “Eles foram os MELHORES em campo.” A palavra MELHOR torna-se invariável quando é advérbio (= mais bem): “Eles analisaram MELHOR os fatos”; “Eles se colocaram MELHOR”.

É errado falar dia 1?

Respondemos: não, não existe no idioma pátrio a expressão "dia um". Há que se usar, quer na escrita, quer na fala, "dia primeiro, dia dois, dia três…", e assim por diante. Igualmente, o correto, no registro escrito de datas, é sempre utilizar o ponto, em vez da barra ou de traço.

É errado dizer mais maior?

Ou seja, as duas formas são corretas no Português de Portugal. Já o Português do Brasil aceita apenas maior, menor, melhor e pior. Menor, ou maior são termos comparativos de tamanho.

É correto falar de manhã cedo?

É correto falar de manhã cedo? Cedo (a pronúncia é com a vogal E fechada – cêdo) pode ser empregada como um advérbio que indica antecipação, algo que acontece antes da hora. Também pode ser usado para indicar algum evento que ocorrerá em breve ou quando nos referimos às primeiras horas da manhã.

É errado falar mais mal?

Mais uma vez, o uso das expressões está adequado, segundo a gramática normativa. O advérbio “mal” também possui a forma sintética do comparativo (pior) e, na presença de particípios adjetivos, recomenda-se o uso de “mais mal”.

É certo falar menos pior?

“Pior”, como já dissemos, tem, no seu bojo, a noção de “mais ruim”. Logo, falar “menos pior” seria como se falássemos “menos mais ruim”, empregando-se ao mesmo tempo o comparativo de inferioridade “menos” e o comparativo de superioridade “mais”.

É errado dizer mais pequeno?

Exemplos: “Este apartamento é mais grande do que confortável”. “O carro era mais pequeno do que acolhedor”. Usa-se «Mais pequeno» com o que é mensurável metricamente ou palpável, «menor» com o que não é.

É correto dizer mais legal?

É correto dizer mais legal? → “Mais” faz referência à soma e, na maioria das vezes, é utilizado como um advérbio de intensidade. Faça a troca, neste caso, por seu antônimo, “menos”. Exemplificando o sentido das palavras: Carla é a mais (menos) bonita, mas (porém) Renata é a mais legal.

O que quer dizer menos pior?

Quando se diz 'menos ruim' tudo bem. No caso, quando se fala 'menos pior' entende-se que 'pior' já é uma forma de superioridade. Ao pé da letra não faz sentido. Figurativamente se entende a intenção de quem usa a expressão.

Qual é a maior palavra do Mundo do Brasil?

Maior palavra da língua portuguesa - YouTube. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Com 46 letras, é a maior palavra dicionarizada da língua portuguesa. Refere-se a alguém ou a alguma coisa relacionada com uma doença aguda dos pulmões, que ocorre devido à inalação de cinzas vulcânicas.

É correto falar menos?

O correto é dizer “menos”, sempre, em qualquer ocasião, ponto final. Essa palavra não concorda com substantivos femininos, então não se esqueça de sempre colocar esse O no final. Na maior parte dos usos, “menos” é um advérbio de quantidade – assim como “muito”, “pouco”, “bastante”, “mais”.

Porque não pode falar mais grande?

Segundo o site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, não se pode dizer mais grande, simplesmente por isto: a Língua Portuguesa não enveredou por aí. É linguagem que ninguém aceitou. Há, porém, dois casos em que se emprega mais grande: a) Quando se comparam qualidades no mesmo indivíduo: João é mais grande que pequeno.

Qual a diferença entre ir ao banheiro e ir no banheiro?

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Pode falar meio-dia e meio?

Na hora de empregar as palavras em sentenças indicativas de período de tempo, podemos acabar nos confundindo, afinal o correto é “meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”? Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade.

Como se escreve 1 de setembro?

1 ou 1.º de setembro é o 244.º dia do ano no calendário gregoriano (245.º em anos bissextos).

Como substituir mais melhor?

Superior aos demais:
  1. superior, supremo, maioral, primeiro, excelente, soberano, sumo, superno, súpero. ...
  2. maior, mais espaçoso, máximo. ...
  3. mais correto, preferível, mais acertado, mais certo, mais adequado, mais razoável, mais aconselhável, mais sensato, mais prudente, mais favorável.

É correto dizer menas?

2. MENOS ou MENAS? MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”.

É correto dizer mais grande?

Depende do contexto. Quando se comparam qualidades ou atributos, é essa a forma: A casa é mais grande que pequena. O auditório é mais pequeno que grande.

É melhor ou é mais bem?

Melhor é comparativo de bom; mais bem é comparativo de bem. O lógico, portanto, será dizermos "mais bem preparado", comparativo de "bem preparado".

Artigo anterior
Como é o nome do golfinho em inglês?
Artigo seguinte
Pode beber água usando a moldeira de clareamento?