Por que dentro de uma mesma espécie os seres se diferem?

Perguntado por: Raúl Daniel Sá de Vicente  |  Última atualização: 6. Oktober 2024
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

Isso significa que os organismos de uma espécie apresentam diferenças na composição dos seus genes, diferenças essas que determinam também variações em seus fenótipos. A diversidade de alelos dos indivíduos da mesma espécie é o que chamamos de variabilidade genética.

Como é possível a existência de diferentes indivíduos de uma mesma espécie?

Todos os seres vivos na Terra têm dentro de si um código único, chamado DNA. O DNA é organizado em genes, mais ou menos como as letras se dispõem em palavras. Eles dão ao nosso corpo instruções de como deve funcionar. E o DNA apresenta diferenças mesmo entre indivíduos da mesma espécie.

Como explicar as diferenças entre indivíduos de uma mesma espécie?

As diferenças de características dentro de uma mesma especie, ocorrem devido às mutações ocasionais que acontece nos genes transmitidos de geração em geração no mecanismo de seleção natural.

Como a mutação ajuda a explicar a diversidade dos seres vivos?

Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.

Como é que podemos diferenciar uma espécie da outra?

Há várias maneiras de se identificar as espécies, analisando características isoladas ou em conjunto, entre elas, o análise da anatomia, fisiologia e o comportamento reprodutivo na natureza, habitat e nicho dos dois grupos, assim como a análise do DNA.

Biologia 👉 A diversidade dentro da mesma espécie

20 questões relacionadas encontradas

Por que os animais são diferentes uns dos outros?

Somos bípedes, andamos eretos, e temos duas mãos livres, muito habilidosas, que nos permitem fazer tricô ou construir um monte de coisa. Também falamos diferente dos outros animais e conseguimos nos comunicar muito bem através da linguagem.

Como se definem os seres de uma mesma espécie?

Atualmente, aceita-se que organismos de uma mesma espécie são aqueles encontrados em uma mesma população, que se cruzam ou possuem potencial para cruzar e produzem descendentes férteis em condições naturais. Esse conceito foi proposto pelo biólogo Ernst Mayr (1904-2005).

O que pode explicar a diversidade dos seres vivos?

Resposta verificada por especialistas

As diversas formas de vida surgiram a partir da especialização dos organismos vivos aos diferentes ambientes e condições, é por isso que os seres vivos conseguem viver em ambientes específicos e morrem em ambientes muito hostis às suas adaptações.

Como os seres vivos se diversificam?

Descobriu-se que as transformações (mutações) que acontecem no DNA originam as alterações nas características dos seres vivos. Novas características, porém, surgem quando ocorrem variações isoladas no DNA, criando uma recombinação genética.

Como a teoria da evolução explica a diversidade das espécies?

A teoria da evolução é uma teoria que afirma que os seres vivos sofreram modificações ao longo do tempo, contrapondo, desse modo, a ideia do fixismo, o qual afirma que as espécies surgiram no planeta tal como são nos dias atuais.

Por que existem diferentes tipos de espécies?

Especiação é o processo de formação de novas espécies. Ela ocorre quando grupos dentro de uma espécie se tornam reprodutivamente isolados e acabam divergindo. Na especiação alopátrica, grupos de uma população ancestral evoluem em diferentes espécies devido a um período de separação geográfica.

Como podemos explicar a origem da variação de indivíduos dentro de uma mesma espécie?

Ocorre devido à movimentação de indivíduos férteis ou seus gametas, que acabam transferindo alelos de uma população para outra, podendo, por exemplo, introduzir um novo alelo em uma população, aumentando a variabilidade genética.

O que significa dizer que dois organismos são de espécies diferentes?

Explicação: Espécie é um conjunto de populações ou um grupo de organismos que tem potencial para cruzar entre si e produzir descendentes viáveis e férteis. ... Diante disso, espécies diferentes não conseguem se reproduzir ou, se conseguirem reproduzir-se e deixarem descendentes, estes não serão férteis.

Qual a razão de existir espécies diferentes em ambientes iguais?

Ambientes diferentes proporcionam pressões seletivas diferentes, consequentemente, características distintas são selecionadas em cada local. Como existe uma barreira geográfica entre as populações, elas não se cruzam. Dessa forma, com o tempo, ocorrerão o isolamento reprodutivo e o surgimento de novas espécies.

Qual é a importância da diversidade de características dentro de uma mesma população?

Caso a diversidade genética seja baixa, a probabilidade de todos morrerem é alta, pois pode não haver indivíduos geneticamente capazes de resistir. Além disso, uma grande variabilidade diminui as chances de um alelo que causa deficiências se expresse com muita frequência nos organismos.

O que caracteriza o fato de indivíduos de uma mesma espécie?

De acordo com esse conceito, espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos. Isso quer dizer que, para organismos serem considerados de uma mesma espécie, eles devem ter capacidade de reproduzir-se em ambiente natural.

Qual a origem de toda diversidade de seres vivos da Terra?

Em outras palavras, a vida teria se originado em outros planetas e foram trazidas para a Terra através de esporos ou formas de vida resistentes, aderidas a meteoritos que caíram sobre a Terra e que ainda continuam caindo.

Quem foi o primeiro ser vivo do planeta?

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Qual elemento chave para diversidade de seres vivos?

Portanto, as mutações são elementos chave na diversidade dos seres vivos.

Qual é a diferença entre os seres vivos?

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Quais os dois componentes que contribuem para a diversidade de espécies?

A diversidade de espécies consiste em dois componentes: riqueza específica e equitatividade. A riqueza de espécies é uma simples contabilização de espécies enquanto que a equitatividade quantifica quão iguais as abundâncias das espécies são.

Qual a importância da diversidade de espécies em um ecossistema?

Essa diversidade de vida, chama-se biodiversidade, que é a variedade de vida existente na natureza. É graças á biodiversidade, que se pode obter alimentos, roupas, medicamentos e energia, representando uma das maiores riquezas do planeta terra, embora seja pouco valorizada.

O que vem a ser espécie?

O conceito biológico de espécie pode ser assim definido: Espécies são grupos de indivíduos que se reproduzem entre si e que estão isolados reprodutivamente de outros grupos semelhantes. Assim, para a aplicação do conceito biológico de espécie, é fundamental que fique claro o que seja o isolamento reprodutivo.

O que caracteriza uma espécie?

O conceito de espécie mais comum é o conceito biológico de espécie proposto por Theodosius Dobzhansky e Ernst Mayr que se traduz por: Espécies são grupos de populações naturais que estão ou têm o potencial de estar se intercruzando, e que estão reprodutivamente isolados de outros grupos.

Quais são os três conceitos de espécie?

Podemos expor três visões gerais a respeito desta entidade: (1) espécies são reais e constituem a unidade que evolui (visão realista); (2) espécies não são reais e são populações intercruzantes (demes) que evoluem (nominalismo – nenhuma definição é realmente necessária); (3) espécies não são reais, mas elas são a ...

Artigo anterior
Como evitar espinhas após depilação no rosto?
Artigo seguinte
Como se controlar na hora de comprar?