Por que da equimose?

Perguntado por: Samuel Frederico Castro Fonseca Sá  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.

O que é equimose espontânea?

As equimoses espontâneas não são relacionadas a contusões e devem-se, em geral, a distúrbios da crase sanguínea ou a transtornos vasculares . Elas têm uma distribuição simétrica no corpo e são acompanhadas de outros sinais de transtornos hematológicos.

São exemplos de equimose e hematoma?

A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.

Como descrever equimose?

Equimose é o termo médico para um hematoma com mais de um centímetro de diâmetro. Contusões menores podem ser classificadas como púrpura se tiverem pelo menos três milímetros de diâmetro ou petéquia (pequeno ponto vermelho) se forem menores.

Como chamamos essas pequenas lesões hemorrágicas e qual sua principal causa?

Consistem em pequenas hemorragias, e se apresentam em pequenos “pontinhos” hemorrágicos, que medem cerca de 1 a 2mm. As petéquias se formam por diapedese, ou seja, não há lesão no vaso, geralmente as hemácias fluem pela parede intacta do vaso.

DESCUBRA A CAUSA DESSA EQUIMOSE!

20 questões relacionadas encontradas

Que doença causa manchas roxas na pele?

Doenças como a leucemia, o mieloma, a hemofilia e até a cirrose se manifestam através da formação de manchas roxas no sangue.

O que são petéquias na pele?

As petéquias são pequenas manchas vermelhas ou marrom que surgem geralmente aglomeradas, mais frequentemente nos braços, pernas ou barriga, podendo também surgir na boca e nos olhos.

Como descrever lesões elementares?

As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.

Como caracterizar lesões de pele?

Morfologia básica:
  1. Mácula: lesão plana, sem relevo. ...
  2. Pápula: elevação sólida, circunscrita, de até 1 cm de diâmetro.
  3. Placa: lesão palpável, elevada em “platô”. ...
  4. Nódulo: lesão firme, endurada, circunscrita, podendo ser mais ou menos saliente. ...
  5. Urtica: lesão em relevo, com edema, coloração vermelho-róseo.

Qual a importância da equimose no exame pericial?

Equimose. Trata-se de lesão que se traduz por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se configure, é necessário a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de rotura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo.

Qual a diferença entre equimose e hematoma?

No entanto, na equimose ocorre rompimento de vasos sanguíneos mais superficiais da pele, já no hematoma ocorre ruptura de vasos mais profundos, podendo atingir músculos e camadas mais internas, além de formar uma saliência no local e causar dor.

Qual a diferença entre Chupao e hematoma?

Parecido com um hematoma, essa mancha roxa é resultado de uma sucção ou de uma mordida mais forte. Mas por que o “chupão” aparece? Uma sucção ou uma mordida mais forte podem estourar os micro-vasos sanguíneos que irrigam a pele da região. Dependendo da cor da pele e da pressão exercida, a marca pode permanecer visível.

Quais os tipos de equimose?

  • Petéquias - cabeça de alfinete - desaparecem mais rápido que as demais.
  • Sugilação - confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem definida - grãos de areia.
  • Sufusão - formada por uma "hemoragia" mais extensa - mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem na periferia.

O que é Maniconia?

1. Maniconia. Aparecimento de manhas rochas no corpo, proveniente de grande emoções negativas.

O que é melancolia na pele?

O nome pode até confundir, mas tais manchas nada têm a ver com um estado emocional, pelo menos não comprovadamente. É, na verdade, uma condição em que há extravasamento de sangue para a pele ou mucosas, ocasionando manchas roxas, que não doem e que pode ter diferentes tamanhos.

Quando se preocupar com um hematoma?

Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.

Quais são os tipos de lesões de pele?

Conheça os Tipos de Lesões de Pele (Cutâneas)!
  • Máculas. Máculas são lesões planas e não palpáveis, em geral com diâmetro < 10 mm. ...
  • Pápulas. Pápulas são lesões elevadas, em geral com diâmetro < 10 mm e que podem ser sentidas ao tato ou à palpação. ...
  • Bolhas. ...
  • Placas. ...
  • Pústulas. ...
  • Vesículas. ...
  • Nódulos. ...
  • Urticárias (urticas ou vergões)

Quais são as lesões da pele?

Os exemplos abrangem nevos, verrugas, líquen plano , picadas de inseto, queratoses seborreicas e actínicas , algumas lesões de acne e câncer de pele .

Quais são as lesões elementares da pele?

As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.

Quais as lesões elementares que podemos observar na acne?

Assim, os sintomas principais são: comedões (cravos); pápulas (lesões sólidas arredondadas, endurecidas e eritematosas); pústulas (lesões com pus); nódulos (lesões caracterizadas pela inflamação, que se expandem por camadas mais profundas da pele e podem levar à destruição de tecidos, causando cicatrizes) e cistos ( ...

Como descrever uma lesão fundamental?

· Conceito: São alterações morfológicas que conduzem à descrição de lesões nos tegumentos cutâneo e mucoso (pele e/ou mucosa bucal).
...
Lesões fundamentais:
  1. Mácula ou mancha (área focal de alteração de coloração, que não é elevada ou deprimida em relação aos tecidos vizinhos).
  2. Placa (lesão elevada, com superfície plana).

Como descrever uma lesão por pressão?

Para o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) a definição de lesão por pressão é: dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato.

O que pode ser pontinhos vermelhos na pele?

As pintas vermelhas, conhecidas como nevos rubi, são pontinhos ou bolinhas de sangue que podem aparecer, ou aumentar, em algumas fases da vida. “Elas acontecem por conta de um crescimento anormal dos vasos sanguíneos e apresentam-se como pintas de 1 a 4 milímetros na cor vermelha.

Quais doenças causam alergia na pele?

14 doenças que causam manchas vermelhas na pele
  1. Alergia. Alergia. Como são as manchas: de tamanho médio, podem ser vermelhas ou brancas, e coçam muito, podem se encher de líquido. ...
  2. Micose. MIcose. ...
  3. Zika vírus. Zika. ...
  4. Eczema. Eczema. ...
  5. Rubéola. Rubéola. ...
  6. Psoríase. Psoríase. ...
  7. Lúpus. Lúpus. ...
  8. Rosácea. Rosácea.

O que é eritema na pele?

O eritema multiforme é um distúrbio cutâneo inflamatório caracterizado pela presença de placas avermelhadas e salientes na pele que muitas vezes têm aspecto de alvos e, geralmente, se encontram distribuídas simetricamente por todo o corpo.

Artigo anterior
O que significa ferrou se?
Artigo seguinte
Qual a importância de estabelecer regras para nomear os seres vivos?