Por que as transnacionais se expandiram?

Perguntado por: Micael Freitas de Vieira  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (62 avaliações)

Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.

Por que as transnacionais se expandiram pelo mundo?

Visando expandir seu mercado consumidor e obter maior lucratividade, algumas empresas de países desenvolvidos passaram a atuar em diferentes nações. Esse processo se intensificou após a Segunda Guerra Mundial (1945), sendo denominadas empresas multinacionais.

Por que as grandes corporações transnacionais?

As empresas transnacionais são grandes corporações que atuam em diferentes países, gerando empregos e renda para grande parte da população local. Algumas dessas empresas possuem campo de atuação em várias partes do planeta e em diversos segmentos: industrial, alimentício, têxtil, tecnológico, entre outros.

Por que as empresas transnacionais se instalam no Brasil?

O processo de globalização proporcionou aparatos técnicos para a internacionalização do setor financeiro. Nesse sentido, empresas de um determinado país expandiram sua área de atuação, instalando filiais em outras nações com o intuito de obter cada vez mais consumidores, aumentando, assim, a lucratividade.

Quais os fatores que contribuíram para a expansão e consolidação das transnacionais principalmente após a Segunda Guerra Mundial?

A expansão e a consolidação das transnacionais ocorreram principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando essas empresas, que geralmente atuavam nos países com maior desenvolvimento, passaram a investir em países em com maior desenvolovimento emergente.

As empresas transnacionais - Geografia - Ensino Médio

33 questões relacionadas encontradas

Quais fatores contribuíram para que empresas transnacionais?

O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.

Que fatores contribuíram para a expansão das multinacionais Norte-americanas pelo mundo após a segunda metade do século 20?

O mercado interno estadunidense cresceu, houve investimentos em mineração, empresários como Henry Ford apareceram com inovações e assim, começou a extração do petróleo e a criação de transportes. Os índios foram removidos para reservas e assim, houve aumento nas áreas para plantio.

Porque as empresas transnacionais que se instalam no Brasil ainda preferem a cidade de São Paulo e seus arredores?

Isto acontece principalmente porque essas cidades querem estimular o seu desenvolvimento econômico, gerando novos empregos e, consequentemente, mais receitas para os cofres públicos do município.

Por que o Brasil é dependente economicamente de outros países?

O Brasil é dependente de outros países para obtenção de equipamentos e reagentes laboratoriais utilizados tanto na pesquisa quanto na rotina clínica. ... A pandemia causou uma corrida internacional por insumos e equipamentos médicos e países mais ricos têm vantagem competitiva.

Que motivos levam as transnacionais com sede em países desenvolvidos a instalar filiais em países subdesenvolvidos?

Ao instalar filiais nesses países, as transnacionais se beneficiam com mão de obra barata, incentivos fiscais, abundância de matérias primas, doação de terrenos, etc. Por outro lado, os países subdesenvolvidos aumentam a geração de emprego e se industrializam.

Por que a autora afirma que as multinacionais estão se tornando mais poderosas que governos?

17. a) A autora afirma que as multinacionais estão se tornando mais poderosas do que o Estado porque estas pressionam econômica e politicamente os países no sentido da abertura dos mercados à livre circulação de mercadorias, reduzindo ou eliminando o controle do Estado sobre esses mercados.

Por que razões a África tem atraído a atenção de diversos investidores e empresas transnacionais no período recente?

Por que o continente africano tem atraído a atenção de grandes empresas de tecnologia como a Microsoft. ... Elas dizem isso porque a situação dos países africanos é promissora: a situação política em algumas regiões é estável; a estrutura tecnológica vem sendo ampliada e a classe média está cada vez mais numerosa.

O que é o conceito de transnacionais?

Empresas transnacionais são empresas que expandem sua atuação para diversos países, atuando neles simultaneamente por meio de filiais, ao invés de somente seu país de origem.

O que são empresas transnacionais é porque elas passaram a se expandir pelo mundo após a 2ª Guerra mundial?

Após a Segunda Guerra Mundial (1945), empresas de vários países passaram a atuar no mercado internacional, instalando filiais em diversos setores da economia. ... Elas vendem produtos e oferecem serviços em toda parte do mundo, expandindo cada vez mais seu mercado consumidor.

Por que o processo de globalização favorece a disseminação dessas empresas ao redor do mundo?

Destacam-se, nesse ínterim, os investimentos mais facilitados e que podem difundir-se por todo o globo; a maior disponibilidade de meios para gerir empresas e governos; a possibilidade de maiores e mais amplos tipos de financiamentos de dívidas fiscais; a integração do sistema bancário mundial, entre outros aspectos.

Qual é a importância das empresas transnacionais na atual fase da economia mundial?

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...

Porque o Brasil não é rico?

Por conta do processo colonizador e da escravidão, o território brasileiro sempre foi um país onde havia muitas pessoas pobres. ... O Brasil pode não ser considerado um país pobre, mas é um país injusto e desigual que possui um grande contingente de pessoas pobres, sendo que 39,9 milhões vivem na extrema pobreza.

Qual país o Brasil dependia economicamente?

Nesse sentido, Francisco de Oliveira aponta que, durante o governo Lula, a economia brasileira permaneceu dependente da expansão do mercado mundial, especialmente da economia da China, para vender as commodities.

O que impede o Brasil de ser um país de primeiro mundo?

O crescimento econômico e a redução da pobreza tiveram como efeito um fenômeno que para muitos analistas mostra o Brasil no caminho de ser um país predominantemente de classe média, característica da grande maioria dos países desenvolvidos.

Porque empresas estão deixando o Brasil?

Quais empresas estão deixando o Brasil ou diminuindo suas operações no país? A lista de empresas deixando o Brasil é extensa e engloba multinacionais dos mais variados segmentados, do vestuário ao varejo. De forma geral, o principal motivo para essas decisões está amparado em um ambiente de negócios insustentável.

O que tem sido oferecido pelo Governo Estado e município para atrair a instalação de indústrias?

O governo do Estado também proporciona incentivos fiscais a empresas já instaladas no Estado para fomentar a economia local e geração de renda nos municípios, como os concedidos a uma empresa de fertilizantes Fertipar de Dourados e a indústria de calçados Tiptoe em Aparecida do Taboado.

Porque empresas estão saindo do Brasil?

Os empresários reclamam dos altos custos de produção, alta carga tributária e ausência de reformas, como a Reforma Tributária e a Administrativa. Em 2020, mais de 5 mil indústrias fecharam as portas, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Por que a expansão das multinacionais Norte-americanas?

A ascensão da economia norte-americana deve-se principalmente pela intensa acumulação de capital ocorrida na segunda metade do século XIX. No início do século XX, o país já possuía grandes empresas que detinham os monopólios do petróleo, aço, automóveis e ferrovias.

Quais são as consequências da expansão das multinacionais?

A consequência é existir, ainda, a dependência de tecnologias de processo e máquinas estrangeiras. Não é que não tenha a criação de tecnologias nos países subdesenvolvidos, mas ela ainda é muito carente, se comparada à dos países desenvolvidos.

O que possibilitou a fragmentação do processo produtivo das empresas multinacionais?

A globalização da produção e do comércio levou a uma desintegração vertical das empresas multinacionais (doravante, EMNs) e a uma fragmentação geral dos processos de produção entre firmas e países (Gereffi et al.

Artigo anterior
Qual é o nome completo de rico?
Artigo seguinte
O que fazer para melhorar fraqueza no corpo?