Por que as condições socioeconômicas são consideradas causas fundamentais da saúde e da doença?

Perguntado por: Lisandro Wilson Vaz Coelho Lima  |  Última atualização: 26. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

As condições sociais representam 'causas fundamentais' da saúde e da doença, na proposição desta teoria, ao determinarem o acesso a importantes recursos que podem ser usados para evitar riscos ou minimizar as consequências das doenças e ao afetarem múltiplos resultados de saúde através de diversos mecanismos.

Como as condições socioeconômicas afetam a saúde?

Os resultados mostraram que a situação socioeconômica afeta igualmente a saúde de idosos e de adultos mais jovens neste país. Indivíduos no estrato mais baixo de renda, independentemente da idade, apresentaram piores condições de saúde, pior função física e menor uso de serviços de saúde.

Quais são os fatores sociais e econômicos que podem influenciar na saúde de uma pessoa?

Essas e outras variáveis – como emprego, cultura, etnia e gênero – são os determinantes sociais da saúde. Elas indicam que o risco de adoecer é menor entre as pessoas com renda e escolaridade mais altas, por causa do acesso à prevenção e ao tratamento, do que os indivíduos na situação inversa, de pobreza.

Como as questões sociais impactam na saúde?

As condições econômicas e sociais influenciam decisivamente as condições de saúde de pessoas e populações. A maior parte da carga das doenças — assim como as iniquidades em saúde, que existem em todos os países — acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem.

Como os determinantes sociais influenciam na saúde da população?

Os determinantes sociais de saúde são atribuídos às condições em que os indivíduos vivem e trabalham. Além disso, são levados em conta outros fatores que podem colocar a saúde da população em risco, como, por exemplo, aqueles de ordem econômica, social, étnica, regional, psicológica, cultural e comportamental.

PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os fatores determinantes do processo saúde e doença?

A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transpor- te, o lazer, o acesso a bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econô- mica do país ( ...

Quais os principais aspectos que envolvem a economia em saúde?

De maneira geral, os temas abordados em Economia da Saúde podem ser agrupados em cinco grandes blocos de questionamentos:
  • A produção da saúde e a relação com o desenvolvimento. ...
  • O financiamento do setor e a destinação de recursos. ...
  • Regulação econômica. ...
  • Distribuição de recursos. ...
  • Eficiência das ações e serviços em saúde.

Qual a importância das relações sociais no processo Saúde-doença?

A vida humana é influenciada socialmente em todas as suas dimensões, inclusive na da saúde. Nesse sentido, a compreensão da determinação social em saúde é importante, pois o ser humano é também um ser produtivo que está submetido a condições determinadas e contextualizadas com as relações sociais que estabelece.

Que fatores sociais contribuem para gerar saúde e doença em sua comunidade?

Os determinantes sociais de saúde são os fatores étnicos, psicossociais, econômicos, culturais e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde18. As condições econômicas e sociais exercem um efeito importante sobre a saúde e a doença e tais relações devem ser submetidas à pesquisa científica19,20.

Quais são os fatores que influenciam na saúde da população?

A saúde dos indivíduos e da população é influenciada por fatores de diferentes ordens entre os quais incluem-se: o lugar onde vivemos, as condições ambientais, os fatores genéticos, a renda dos indivíduos e o nível educacional e a rede de relações sociais.

O que são as condições socioeconômicas?

Condições socioeconômicas podem ser aferidas por meio de indicadores de renda, escolaridade e ocupação para referenciar hipóteses de interesse; podem também ser empregados índices que agregam informações sobre diferentes aspectos da condição socioeconômica.

Quais são os fatores socioeconômicos?

O nível socioeconômico é uma variável complexa que é composta pela relação de diferentes fatores como escolaridade e ocupação dos pais/familiares, local de residência, além de renda familiar, entre outras.

Como o fator socioeconômico pode interferir na qualidade de vida do indivíduo?

A população idosa com nível socioeconômico mais baixo tende a apresentar piores condições de vida no que se refere à saúde, sendo essa associada a características individuais e do ambiente em que a pessoa vive, influenciando nos comportamentos de saúde, autocuidado e no estado de saúde do indivíduo3.

Por que a desigualdade social faz mal à saúde?

Na saúde, um dos reflexos provocados pela desigualdade social é a incidência das chamadas doenças negligenciadas. Causadas por parasitas ou agentes infecciosos e com tratamentos já conhecidos, apresentam maior ocorrência nos países em desenvolvimento e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda.

Como descrever a situação socioeconômica?

O status socioeconómico é normalmente dividido em três níveis (alto, médio e baixo) para descrever os três lugares em que uma família ou um indivíduo pode se enquadrar. Ao colocar uma família ou indivíduo numa dessas categorias, qualquer uma ou todas as três variáveis (renda, educação e ocupação) podem ser avaliadas.

Como as desigualdades sociais influenciam nas condições de saúde e no acesso aos serviços de saúde?

De acordo com este modelo, o mon- tante de renda ou riqueza dos países, grupos sociais ou indiví- duos é o principal determinante do estado de saúde A falta ou insuficiência dos recursos materiais para enfrentar de modo adequado os estressores ao longo da vida acaba por produzir a doença e diminuir a saúde.

Quais os principais determinantes socioambientais da saúde?

A lista a seguir fornece exemplos dos determinantes sociais da saúde, que podem influenciar a equidade em saúde de maneiras positivas e negativas:
  • Renda e proteção social.
  • Educação.
  • Desemprego e segurança no emprego.
  • Condições de vida profissional.
  • Insegurança alimentar.
  • Habitação, amenidades básicas e meio ambiente.

Quais as maiores questões de saúde a serem enfrentadas pela sociedade?

Alta rotatividade dos profissionais de saúde

As principais causas são a infraestrutura de trabalho precária, local de grande periculosidade social e poucos recursos para lidar com uma diversidade de demandas clínicas e administrativas.

O que são condições socioeconômicas culturais e ambientais?

As condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais formam o contexto sociopolítico responsável pela estratificação dos grupos segundo os níveis de renda, escolaridade, profissão, sexo, gênero, local de moradia e outros fatores.

Qual é a importância das relações sociais na sociedade?

As relações sociais desempenham um papel vital na transmissão de valores culturais, conhecimento e normas sociais. A socialização ocorre por meio das interações com membros mais experientes da sociedade, como pais, professores e mentores.

Qual é a relação entre saúde e sociedade?

O reconhecimento de que uma vida longa, feliz e com saúde depende de como as populações nas diferentes sociedades se organizam para distribuir recursos, poder e privilégios é chamado de 'determinação social da saúde'.

O que se entende por determinantes sociais da saúde?

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

Qual é a relação entre saúde e economia?

Cabe à Economia justamente contribuir para a obtenção do melhor estado de saúde, individual e coletiva, com a ajuda dos recursos disponíveis – financeiros, humanos, materiais e tecnológicos. Ou mesmo apontar como os custos podem ser minimizados para que seja alcançado um determinado estado de saúde.

O que é economia em saúde e qual a sua finalidade?

19) define Economia da Saúde como o ramo do conhecimento que tem por objetivo a otimização das ações de saúde, ou seja, o estudo das condições ótimas de distribuição dos recursos disponíveis para assegurar à população a melhor assistência à saúde e o melhor estado de saúde possível, tendo em conta meios e recursos ...

O que significa Economia da Saúde?

A Economia da Saúde consiste na aplicação da disciplina de métodos da “economia” aos tópicos da “saúde”, visando a obtenção de eficiência na alocação dos recursos em cuidados em saúde.

Artigo anterior
O que é canal hd?
Artigo seguinte
O que se trata a NR 18?