Por que argumentar é preciso?

Perguntado por: Raquel Magalhães de Fonseca  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)

Seu texto precisa não apenas mostrar como os direitos e deveres dos cidadãos são importantes, mas também como exercê-los pode ajudar na solução desse problema. Lembre-se: Todo texto argumentativo apresenta o problema e a ideia ou tese a ser defendida, mostrando o posicionamento do autor do texto sobre uma questão.

Por que argumentar é importante?

Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento. Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores. Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem.

Qual é o objetivo da argumentação?

Argumentação é um recurso da linguagem usado na defesa de um ponto de vista acerca de um assunto em situações de debate e discussão de ideias. Os debates formais, ou mesmo os informais, exigem uma ótima capacidade argumentativa por parte dos participantes.

O que é necessário para argumentar?

Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. Para que a argumentação seja convincente é necessário levar o leitor a um “beco sem saída”, onde ele seja obrigado a concordar com os argumentos expostos.

O que é necessário para argumentar bem?

Veja algumas dicas para argumentar sob pressão sem medo de errar.
  1. Invista em conhecimento. ...
  2. Treine a forma de falar. ...
  3. Respeite o interlocutor. ...
  4. Mantenha a calma. ...
  5. Saiba rebater.

Língua Portuguesa-Argumentar é preciso!

29 questões relacionadas encontradas

O que é preciso para argumentar e quais são os tipos de argumento?

Apenas falar sobre um tema, no entanto, não basta: deve-se ir além da exposição de informações e argumentar sobre a temática abordada. Argumentar significa apresentar dados, ideias, provas que fundamentem um ponto de vista sobre o tema, ou seja, defender uma tese.

Qual o conceito de argumentação?

Pode-se definir a argumentação como a ação verbal pela qual se leva uma pessoa e/ou todo um auditório a aceitar uma determinada tese, valendo-se, para tanto, de recursos que demonstrem sua consistência.

Qual o objetivo da argumentação jurídica?

As diferentes teorias da argumentação jurídica têm por objetivo estruturar o raciocínio jurídico, de modo a que ele seja lógico e transparente, aumentando a racionalidade do processo de aplicação do Direito e permitindo um maior controle da justificação das decisões judiciais.

Qual é o papel da argumentação na filosofia?

O objetivo da argumentação é convencer alguém que uma dada tese é preferível e melhor que a sua “rival”, por isso, há que influenciar o auditório para o convencer das razões apresentadas de forma a aderir a determinado ponto de vista.

Por que saber argumentar é importante para a vida em sociedade?

Saber argumentar numa sociedade é importante para exercer a cidadania, fazer valer seus direitos e se colocar no mundo”, disse ela ao GUIA DO ESTUDANTE, acrescentando que entender como funcionam os mecanismos de persuasão permite não apenas produzir seus próprios discursos, mas também interpretar criticamente os dos ...

Qual a importância de argumentar para sustentar uma opinião?

Em um texto dissertativo-argumentativo, os argumentos servem para sustentar ou desconstruir um ponto de vista, com o intuito de delinear um posicionamento, uma opinião acerca de um dado assunto.

Quais são os tipos de argumentos na filosofia?

4 Tipos de argumentos
  • Argumento de autoridade.
  • Argumento indutivo.
  • Argumento por analogia.
  • Argumento dedutivo.
  • Tipos de argumentos inválidos.
  • Referências e leitura adicional.

Qual a importância do argumentar na prática jurídica?

A argumentação é tão imprescindível ao operador do Direito quanto o conhecimento jurídico. [...] Sem argumentação, o Direito é inerte e inoperante, pois fica paralisado nas letras da lei, no papel. [Isso porque] os argumentos são também a própria essência do raciocínio jurídico.

Quais são os elementos do argumento jurídico?

São elas as regras fundamentais, de razão, de carga da argumentação, de fundamentação, de transição, além de delinear as formas de argumento do discurso prático.

Quais são os dois pilares da argumentação jurídica?

Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.

O que significa argumentar resposta?

Significado de Argumentar

verbo transitivo direto Demonstrar um conjunto de argumentos, ideias, pontos de vista sobre um determinado assunto ou tópico: argumentar a defesa de outrem. Etimologia (origem da palavra argumentar).

Quais são os tipos de argumentos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Quais os tipos de argumentos de uma redação?

Pensando em ajudar você, separamos alguns tipos de argumentos pode ser utilizados na redação. Confira!
...
Tipos de argumentos
  1. Argumentos de autoridade. ...
  2. Argumento por comprovação. ...
  3. Argumentação por comparação. ...
  4. Argumento por causa e consequência. ...
  5. Argumento por exemplificação.

O que é Argumentar no Direito?

Argumentar, portanto, é expor ideias de maneira convincente. O advogado precisa dispor de uma adequada argumentação, pois o que se fala implica diretamente na vida de seu cliente, assim é importante ter a noção de que sua argumentação deve estar permeada pela consistência para ter sucesso nas causas defendidas.

Qual a relação entre argumentação e Hermenêutica jurídica?

A hermenêutica consiste em uma ciência que forma critérios e elementos que são utilizados para interpretá-la o ato da norma jurídica, logo se pode dizer que é o ato de revelar o sentido da norma jurídica.

Quais os dois argumentos que a filosofia mais usa?

Argumentos dedutivos e indutivos.

Como identificar um argumento filosofia?

Um argumento possui sempre uma conclusão e uma ou mais premissas. Em princípio, quanto maior o número de premissas mais convincente será o argumento. Assim, para termos um argumento é necessário dois tipos de afirmações: premissas e conclusões.

O que é argumento dedutivo é indutivo?

Diferença entre argumentos dedutivos e argumentos indutivos

argumentos dedutivos têm a conclusão necessariamente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras; argumentos indutivos têm a conclusão provavelmente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras.

O que é um argumento em relação à opinião?

WALTER CARNIELLI Um argumento é uma 'viagem lógica'' que vai das premissas à conclusão. Conforme a definição dada no nosso livro, um bom argumento é aquele em que há boas razões para que as premissas sejam verdadeiras, e, para além disso, as premissas apresentam boas razões para suportar ou apoiar a conclusão.

Artigo anterior
Qual a importância da Bíblia no meio social?
Artigo seguinte
O que marcou o início do Realismo no Brasil?