Por que a petição inicial é um pressuposto processual?

Perguntado por: Gonçalo Mauro Oliveira de Campos  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

Conceitualmente, a petição inicial carrega em si dois pressupostos processuais. O primeiro deles é o da existência: é partir dela que o autor vai provocar a tutela judicial. Explicando: o poder jurisdicional é um poder inerte, não toma iniciativa. Esta é uma característica fundamental para a garantia de imparcialidade.

O que é um pressuposto processual?

Pressupostos processuais são os requisitos que um processo precisa atender para ser considerado válido e existente.

É correto afirmar que a aptidão da petição inicial configura um pressuposto processual?

Inobstante a necessidade de aptidão da petição inicial, como pressuposto processual de desenvolvimento ou validade do processo, é imprescindível ainda a competência do juízo e imparcialidade do juiz, que além de estar investido de jurisdição, deve ser absolutamente competente e imparcial, apesar de parte da Doutrina ...

Qual a importância da petição inicial para o processo?

Petição inicial é o texto que dá início ao processo civil, solicitando do Poder Judiciário a solução de um conflito estabelecido entre as partes. ... A importância da petição inicial está no fato de que, através dela, o Poder Judiciário é introduzido às peculiaridades da lide.

Para que existem os pressupostos processuais?

Os Pressupostos Processuais, por sua vez, permitem o desenvolvimento válido e regular da relação jurídica processual os pressupostos processuais constituem-se em requisitos de validez do processo.

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS

17 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da existência das nulidades processuais?

As nulidades processuais são uma das formas de promover segurança jurídica e objetividade ao procedimento. É por meio desse instituto jurídico que é possível a correção ou interrupção de arbitrariedades no processo, seja do Estado ou seja das partes.

Quais são os pressupostos processuais objetivos dos recursos?

Pressupostos de Admissibilidade dos Recursos

No processo civil os pressupostos intrínsecos são: cabimento, interesse recursal, a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer e legitimidade de recorrer. Já os extrínsecos são: preparo, regularidade formal e a regularidade formal.

Qual o objetivo da petição?

A petição é o instrumento pelo qual o advogado transmitirá as pretensões de seus clientes ao órgão competente para apreciação, narrando os fatos, os seus fundamentos legais e também o pedido, ou seja, aquilo que se espera efetivamente.

Quais são os três principais requisitos da petição inicial?

São os principais requisitos da petição inicial: indicar o juízo a que é dirigida; os nomes, prenomes e demais informações do autor e do réu; e o fato e fundamentos jurídicos do pedido.

Para que serve uma petição?

A petição é um documento enviado a um juiz quando a pessoa sente que seus direitos estão sendo violados. Por isso, é importante que o documento seja conciso e acompanhado de provas.

Quanto aos pressupostos processuais é correto afirmar?

Os pressupostos processuais são os requisitos a serem preenchidos para que o processo possa ter um desenvolvimento válido e regular. Se as condições da ação foram preenchidas, estará prejudicada a análise dos pressupostos processuais, por perda de objeto.

Quais são os pressupostos processuais no novo CPC?

Pressupostos processuais são requisitos de existência, validade e eficácia do processo, sendo sua presença (no caso dos pressupostos positivos) ou a sua ausência (no caso dos pressupostos negativos) indispensáveis para que o juiz profira a sentença de mérito.

Quais são os pressupostos processuais da ação penal?

Já os pressupostos processuais de validade são: a competência do órgão, a capacidade processual das partes, e a capacidade postulatória (estes denominados positivos por Paulo Rangel). Também a suspeição, a ausência de impedimento do juiz, a litispendência e a coisa julgada (estes denominados negativos).

Quais são os pressupostos processuais de validade?

Pressupostos Processuais de Validade (Intrínsecos)
  • Competência (Absoluta) ( – Juízo) A incompetência relativa não conduz à invalidade. ...
  • Imparcialidade (- Juiz) ...
  • Capacidade e Legitimidade Processual ( – Partes) ...
  • Petição Inicial Válida.
  • Citação Válida.

O que quer dizer falta de pressupostos processuais?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou a extinção do processo, porque ele não possui alguns requisitos previstos em lei. Não significa que o autor tenha ganhado ou perdido a causa, mas, apenas, que o processo não poderá prosseguir.

Quais são os pressupostos de constituição do processo?

Os pressupostos de existência válida ou de desenvolvimento regular do processo são subjetivos e objetivos. Os subjetivos se relacionam aos sujeitos do processo: juiz e partes e compreendem: competência do juiz para a causa; capacidade civil das partes; a representação do advogado.

Qual requisito da petição inicial deixa de ser exigido?

A ausência de exigência legal significa a dispensa de sua observância na petição inicial. Por exemplo, não é necessário o requerimento de citação do réu (que era um dos requisitos previstos no art.

São requisitos da petição inicial exceto?

De acordo com o Novo Código de Processo Civil de 2015, são requisitos da Petição Inicial, EXCETO:
  • O valor da causa.
  • As provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados.
  • O pedido de nova decisão.
  • A opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.

Quais são os requisitos da petição inicial trabalhista?

Requisitos do Art. 840 da CLT para reclamação
  • Endereçamento. O endereçamento é a primeira informação que deve constar na petição trabalhista. ...
  • Qualificação do reclamante. ...
  • Qualificação do réu. ...
  • Exposição dos fatos. ...
  • Exposição do Direito. ...
  • Pedidos. ...
  • Data e assinatura.

O que é uma petição?

Petição é a peça processual em que se exprime um pedido ao juiz. Juntada é o ato de juntar. Portanto, juntada de petição é anexar aos autos um pedido ao juiz, registrando-o formalmente dentro do andamento do processo. Já a petição de juntada é uma peça que solicita a anexação de outro documento aos autos.

O que é o direito de petição?

A garantia constitucional dada a qualquer pessoa de apresentar requerimento ou representar aos Poderes Públicos em defesa de direitos e contra abusos de autoridade.

O que acontece depois da juntada de petição de petição?

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão (clique no link para saber mais).

O que são os pressupostos recursais?

Pressupostos recursais intrínsecos são os pressupostos inerentes ao direito de recorrer, sendo considerados pressupostos de existência deste direito, pois na ausência do preenchimento de um dos deles, considera-se inexiste o direito de recurso. ... Isto é: só será aceito o recurso que tenha previsão na lei.

Quais os pressupostos subjetivos e objetivos dos recursos previstos no Código de processo Civil?

Estes requisitos, ou pressupostos, de acordo com o Código de Processo Civil, resumem-se em: cabimento; legitimidade para recorrer, interesse em recorrer; tempestividade; regularidade formal; inexistência de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer; e preparo.

Quais são os pressupostos recursais subjetivos e os pressupostos recursais objetivos no processo do trabalho?

Os pressupostos recursais podem ser divididos em intrínsecos ou subjetivos (dizem respeito à pessoa do recorrente, mais precisamente à legitimidade, interesse e capacidade para recorrer), e extrínsecos ou objetivos que são os pressupostos relacionados à questão processual.

Artigo anterior
Qual a diferença entre gestão e gerenciamento de crise?
Artigo seguinte
O que é averbação de crédito consignado?