Por que a obesidade está relacionada ao tecido adiposo?

Perguntado por: Martim Martinho Castro Reis  |  Última atualização: 11. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

Na obesidade, o indivíduo acumula uma quantidade exagerada de gordura em seu tecido adiposo como consequência de um desequilíbrio no controle entre a quantidade de calorias adquiridas na alimentação e a quantidade de calorias gasta em suas atividades físicas.

Qual a relação da obesidade com o tecido adiposo?

A obesidade é um estado patológico resultante do acúmulo de excesso de gordura corporal, principalmente na região abdominal, que ocorre devido ao desequilíbrio entre a ingestão de energia e seu gasto, levando o indivíduo a desenvolver excesso de tecido adiposo ao ponto de impactar negativamente na sua saúde1.

Qual tecido está envolvido com a obesidade?

O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura.

Qual a influência do aumento do número de células adiposas para a obesidade?

Por isso, o aumento do tamanho da célula adiposa (obesidade hipertrófica) é o principal meio de armazenamento de gordura. Quando uma pessoa obesa é submetida a uma restrição dietética, o tamanho da célula diminui, mas a quantidade de células permanece inalterada.

O que acontece com as células na obesidade?

Quem já foi obeso guarda no corpo as células de gordura que um dia foram inchadas, além de sofrer mudanças na expressão de genes que favorecem a obesidade, como aqueles que estocam energia. É por essa razão que o metabolismo fica mais lento.

Tecido adiposo marrom e obesidade

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do tecido adiposo?

São células do tecido adiposo que armazenam gordura. Encontram-se abaixo da pele e em volta de alguns órgãos. Fornecem energia, atuam como isolante térmico e oferecem proteção contra choques mecânicos.

Como ocorre a formação do tecido adiposo?

O tecido adiposo é um dos tecidos conjuntivos especializados, no qual predominam as células adiposas, denominadas adipócitos, que armazenam gordura. Quando os adipócitos formam grandes agregados, constituem o tecido adiposo, que é distribuído em várias regiões do corpo.

Porque o excesso de tecido adiposo pode ser prejudicial à saúde?

No entanto, o excesso de tecido adiposo interfere no funcionamento da insulina, hormônio cuja principal função é regular os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Quando há resistência à insulina, as chances de desenvolver diabetes do tipo 2 são maiores.

O que acontece com as células adiposas quando Emagrecemos?

Pessoas obesas e as que engordam rapidamente formam mais adipócitos. O fenômeno oposto não ocorre, no entanto: no emagrecimento, as células que armazenam gordura não morrem, apenas diminuem de tamanho, característica que explica a facilidade para recuperar os quilos perdidos.

Como funciona o metabolismo de uma pessoa obesa?

Na obesidade, sua manifestação se dá, especialmente, no tecido adiposo, formado por células que acumulam gordura. Quanto aos processos metabólicos, a obesidade pode levar à dislipidemia, que é a alteração no metabolismo dos lipídios, como o HDL e LDL, respectivamente, o colesterol bom e o ruim.

Qual é a fisiopatologia da obesidade?

A fisiopatologia da obesidade se refere ao papel endócrino do tecido adiposo, onde é armazenada a energia. Quando um indivíduo ingere as calorias diárias, e excede o gasto, o excedente é transformado em triglicérides e armazenado nos adipócitos.

Quais são os principais hormônios secretados pelo tecido adiposo?

Cientistas mostraram pela primeira vez que a adiponectina, um hormônio liberado pelo tecido adiposo do corpo, é capaz de modular a secreção de insulina estimulada pela glicose e o fluxo metabólico em células beta pancreáticas.

Por que o tecido adiposo consegue responder a estímulos Pró-inflamatórios durante processos fisiopatológicos como a obesidade?

O tecido adiposo possui a capacidade de produção de adipocitocinas, substâncias que participam da resposta inflamatória. Estas adipocitocinas podem apresentar ações pró ou antiinflamatórias, como o TNF-a e leptina e, adiponectina, respectivamente7.

Quais são os fatores que contribuem para a obesidade?

Além do consumo excessivo de calorias, a obesidade também pode ser causada por outros fatores, como doenças diversas. São condições como os desequilíbrios hormonais, que devem ser observados por um médico endocrinologista. A obesidade também pode ter causas psicológicas e emocionais, como as compulsões alimentares.

Por que a obesidade é uma inflamação?

- Na obesidade, há um aumento da permeabilidade intestinal, permitindo que pequenas partículas (lipopolissacarídeos – LPS) produzidas por bactérias intestinais migrem para as células intestinais, o que também gera um processo inflamatório.

O que é a leptina e grelina?

A leptina, além de seu importante papel no metabolismo, controla o sistema hemato-poiético, o sistema imune, o sistema reprodutor e o sistema cardiovascular16. A grelina é um novo hormônio gastrointestinal identificado no estômago do rato, em 1999, por Kojima et al.20-22.

Quando a gente emagrece por onde sai a gordura?

O que acontece com a gordura quando emagrecemos? Apesar de por muito tempo os profissionais da saúde acreditarem que ela saía do corpo pelo xixi, um estudo mostrou que, apesar de uma pequena porcentagem dela realmente ser expelida pela urina, sua maior parte é eliminada pela respiração.

Quando a pessoa emagrece por onde sai a gordura?

Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).

Qual é a primeira parte do corpo que emagrece?

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

Quais os 4 tipos de obesidade?

Obesidade: causas, sintomas, tipos, tratamento e como se prevenir
  • Peso normal: 18.0 a 24,9 kg/m2.
  • Sobrepeso: 25.0 a 29,9 kg/m2.
  • Obesidade grau 1: 30.0 – 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: 35.0 – 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: igual ou superior 40 kg/m2.

Qual o nome da doença que faz a pessoa engordar?

Nesse caso, o mais indicado é procurar um médico para verificar se possui alguma doença que aumente as chances de engordar. Uma das principais é o hipotireoidismo, doença causada pela baixa produção de hormônios pela tireoide. Ela é responsável por secretar hormônios que regulam o metabolismo, chamados T3 e T4.

Qual é a gordura mais perigosa?

Existem dois tipos de gordura abdominal, a subcutânea, que se localiza a frente dos músculos abdominais, e a perivisceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado e intestino, sendo a mais perigosa.

Como a gordura é metabolizada no tecido adiposo?

Nos seus músculos ou fígado, elas tiram um pouco de gordura (estocada como triglicérides) das suas células adiposas e a colocam num processo metabólico que a transforma em calor, dióxido de carbono, água e ATP (trifosfato de adenosina).

O que fazer para diminuir o tecido adiposo?

Falando especificamente da gordura localizada, a cirurgia mais famosa é a lipoaspiração, que consiste na remoção do tecido adiposo em excesso por meio de cânulas conectadas a um aparelho de vácuo. Essa cirurgia costuma ser feita com anestesia geral, o que requer o ambiente hospitalar.

Onde se origina o tecido adiposo?

O tecido adiposo origina-se nas células derivadas do mesênquima (tecido embrionário). Logo no início de sua formação, percebe-se o acúmulo de gordura no interior do citoplasma. Inicialmente aparecem pequenas gotículas, que, com o tempo, podem fundir-se e dar origem a uma única gota maior.

Artigo anterior
Vai ter show dos BTS no Brasil?
Artigo seguinte
Como conseguir um crédito Nubank?