Por que a NR 10 foi criada e quando ela foi criada?

Perguntado por: Tomé Miguel Garcia Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

A NR 10 é relativamente recente. A primeira publicação da norma foi em junho de 1978. Ela foi criada com o intuito de garantir a segurança de profissionais que atuam direta ou indiretamente com eletricidade.

Por que foi criada a NR10?

Por que ela foi criada? A norma NR10, assim como outras normas regulamentadoras, foi criada em 1978. ... Portanto, a NR10 foi criada para reduzir o número de acidentes e trazer mais segurança para as operações industriais e para os trabalhadores envolvidos nelas.

Qual é o objetivo da NR10?

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Quando a NR10 entrou em vigor?

A Portaria n.º 598 do MTE, que alterou a Norma Regulamentadora n.º 10, é de 7 de dezembro de 2004, e foi publicada no Diá- rio Oficial da União no dia 8 de dezembro de 2004. No seu Art. 4.º determina que esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, portanto em 8 de dezembro de 2004.

O que levou o Ministério do Trabalho promover a nova NR10 qual ano isso ocorreu?

Desde a década de 60 a discussão sobre os sérios riscos que envolvem trabalhadores das áreas de instalação elétrica e prestação de serviço tornou-se tópico no Brasil. Foi em 1978 que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a NR 10.

A HISTÓRIA DA NR 10

30 questões relacionadas encontradas

Qual o ano da última atualização na Norma Regulamentadora nº 10?

Última atualização da NR10

A atual NR10 sofreu sua última atualização em 2004, onde teve uma mudança significativa em relação à norma de 1978 que tinha apenas 4 itens.

Em que ano foi realizado a última atualização relacionada a Norma Regulamentadora relacionada à segurança em instalações e serviços em eletricidade?

Atualização da NR 10 em 2020/2021

A NR 10 foi originalmente publicada em 1978 e vem passando por alterações e modernizações para aperfeiçoar suas regras de segurança.

Qual foi a lei que aprovou a NR 10?

Art. 1o A Norma Regulamentadora no 10 (NR10) – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, aprovada pela Portaria no 3214/1978, cuja redação vigente foi concedida pela Portaria GM no 598, de 7 de dezembro de 2014, passa a vigorar com as seguintes alterações: 10.5.1.

Quem fez a NR 10?

Criada em 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a NR-10 passou por diversas atualizações até chegar na versão que temos hoje, publicada em 2004.

Qual é o objetivo das normas regulamentadoras?

Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. As primeiras normas regulamentadoras foram publicadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978.

Qual é o campo de aplicação da NR10?

Qual a aplicação da NR-10? Esta NR se aplica exclusivamente às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

É correto afirmar que a NR10 abrange?

a aplicação da NR 10 abrange as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, em suas diversas etapas, incluindo elaboração de projetos, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, bem como quaisquer trabalhos realizados em suas proximidades.

Qual a importância da NR 10 na automação industrial?

O papel da NR-10 na automação industrial

O principal propósito da NR-10 é resguardar a segurança dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com instalações elétricas.

Qual a importância da sinalização das atividades com equipamentos energizados?

Placas de sinalização elétrica evitam fatalidades

Pessoas comuns que transitam em locais com perigos elétricos, ficam perdidas quanto ao grande risco de aproximação de determinadas áreas, por isso, as placas de sinalização podem salvar vidas.

Por que é necessário investir em segurança do trabalho?

Ao investir em segurança do trabalho, a empresa também está se prevenindo contra possíveis gastos gerados por conta de um acidente ou doença ocupacional. Como, por exemplo, afastamento do funcionário, despesas médicas, requalificação de mão de obra, atrasos, multas, danos materiais, ações trabalhistas, etc.

Quem pode ministrar o curso de nr-10 básico?

Só poderá ministrar o treinamento de capacitação exigido pela norma regulamentadora nº 10 do Ministério do Trabalho e Emprego, o profissional legalmente habilitado e que tenha sido autorizado pelo empregador.

Qual portaria que alterou a NR 10 em 2004?

Posteriormente, a norma regulamentadora nº 10 foi alterada pela Portaria nº 598 de 07 de Dezembro de 2004, cujo alterou o título para Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

O que estabelece o PPRA?

O que é o PPRA, de acordo com a NR-09

A Norma Regulamentadora 9 é bem abrangente, ela estabelece que o PPRA compreenda todos os riscos relacionados aos agentes físicos, químicos e biológicos que constam no ambiente de trabalho.

O que é o NR 33?

A NR-33 é uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.

Qual é a principal finalidade na Norma Regulamentadora 26?

A NR-26 prevê o uso de cores para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, sempre de acordo com o que for disposto em normas técnicas oficiais, como, por exemplo, as Normas Brasileiras (NBR) emitidas pela ...

Em quais fases e etapas do setor elétrico se aplica à nr-10?

10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes ...

Quando a NR deve ser adotada dentro das atividades da NR 10?

A norma deve ser adotada em todas as intervenções de instalações elétricas, mediante a técnicas de análise de risco.

Qual a importância da nr10 e NR-12?

NR-10 se trata das diretrizes para instalações elétricas em todas etapas de um projeto: engenharia, montagem, operação e manutenção. ... Já a NR-12 define os procedimentos para ambientes que possuem máquinas, equipamentos, operações e dispositivos de partida e parada.

Quais são as normas aplicadas em serviços de automação industrial?

Essas são as 5 Normas da Indústria que você precisa conhecer
  • NR-3 – Embargo ou Interdição.
  • NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
  • NR-6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI)
  • NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
  • NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Artigo anterior
O que significa NFC-e pagamento?
Artigo seguinte
Como fazer todos os códigos do GTA 4?