Por que a heparina provoca trombocitopenia?

Perguntado por: Igor Coelho  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (66 avaliações)

A TIH tipo II, também denominada trombocitopenia imunológica induzida por heparina, é uma síndrome imuno-hematológica mediada por um anticorpo que causa ativação plaquetária na presença de heparina e induz à agregação plaquetária.

O que pode causar a trombocitopenia?

Quais são as causas da trombocitopenia? Existem muitas causas para a trombocitopenia. Uma das principais são as infecções por vírus e bactérias (H1N1, dengue e vírus Zika, por exemplo), que fazem com que a trombocitopenia se manifeste no organismo do paciente.

O que a heparina pode causar?

Hipotensão, alopecia, disestesia no pé, equimose, eczema, eritema, eritrodermia, dor no local de aplicação, púrpura, síndrome de resposta inflamatória sistêmica, necrose tecidual, deficiência de aldosterona, hipercalemia, aumento do nível do hormônio da tireóide, lipídeos anormais, hiperlipidemia de rebote com ...

Quando suspender a heparina?

A heparina não-fracionada deve ser suspensa 6 horas antes da cirurgia e a heparina de baixo peso molecular deve ser suspensa 24 horas antes; Checagem de INR: Checar INR antes da cirurgia, que deve estar abaixo de 1,5 (1,2 para procedimentos neurocirúrgicos);

Qual a complicação mais frequente da plaquetopenia relacionada ao uso de heparina?

As mais freqüentes complicações da TIH tipo II são tromboembolismos venosos, especialmente trombose venosa e embolia pulmonar (5, 6, 9, 11).

Trombocitopenia Inducida Por Heparina (HIT)

27 questões relacionadas encontradas

Quando suspender heparina na plaquetopenia?

Recomenda-se que todo paciente em heparinoterapia tenha uma contagem prévia de plaquetas no início do tratamento, que seja repetida a cada 2 dias. Constatando-se queda de mais de 50% no número de plaquetas a partir do quinto dia de tratamento, deve-se suspeitar de TIH e suspender imediatamente a heparina11 , 14.

Para que serve o uso de heparina?

As heparinas são indicadas para prevenir e tratar as seguintes condições: Trombose venosa profunda (presença de coágulo em um vaso) Embolia pulmonar (coágulo em uma artéria do pulmão) Infarto.

Quando suspender anticoagulante?

Novos anticoagulantes orais (Pradaxa, Xarelto): Suspender 24 a 48 horas antes do procedimento (se creatinina normal). Reiniciar 24 a 48 horas após o procedimen- to. Heparina de baixo peso molecular (Clexane, Fraxiparina): Suspender 12 horas antes do procedimento. Reiniciar 12 horas após o procedimento.

Qual a contra indicação para o uso de heparina?

Heparina é contraindicado a pacientes com tendência a hemorragias, hipersensibilidade à substância ativa ou aos componentes da fórmula e em casos de intolerância a anticoagulantes.

Quanto tempo dura o efeito da heparina?

A heparina não é absorvida por vias enterais. Após administração intravenosa o efeito ocorre imediatamente. Utilizando-se o tempo de ativação da coagulação como indicador de atividade da heparina, tem-se que 25,7% da atividade anticoagulante é perdida entre 2 e 20 minutos após dose em bolo.

Qual é a região que pode aplicar heparina?

Como escolher o local da injeção
  1. Abdômen. A região em volta do umbigo é uma das maiores reservas de gordura corporal e, por isso é quase sempre utilizada como primeira opção para a administração de injeções subcutâneas. ...
  2. Braço. ...
  3. Coxas.

Qual o remédio que afina o sangue?

O mais popular é o AAS (ácido acetilsalicílico), que é um antiagregante plaquetário. Ele é indicado para pessoas que já infartaram ou tiveram um acidente vascular cerebral (derrame) como prevenção secundária (prevenir que aconteça novamente). Entre os anticoagulantes temos, por exemplo, a warfarina e a rivaroxabana.

Quais são os cuidados de enfermagem quando um paciente está em uso de solução de heparina?

Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto à heparina:
  • Atentar para a via de administração, a dosagem e a forma de apresentação do medicamento.
  • Não administrar por via intramuscular.
  • Não massagear o local de aplicação, devido ao risco de hematoma.
  • Não administrar com outras drogas.

Qual exame detecta a trombocitopenia?

Exames Clínicos

Hemograma completo: este exame verifica o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue. Na PTI, as contagens de glóbulos vermelhos e brancos são normais, mas a contagem de plaquetas é abaixo da normalidade.

O que pode acontecer quando as plaquetas estão baixas?

As plaquetas baixas é uma condição caracterizada pela diminuição do número de plaquetas na circulação sanguínea. Esta condição afeta a coagulação do sangue, podendo causar sintomas sérios e preocupantes. As plaquetas são fundamentais para evitar a perda de sangue.

O que acontece quando as plaquetas estão Zero?

A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.

O que é Contra-indicação absoluta?

CONTRA-INDICAÇÕES ABSOLUTAS PARA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA ou seja, NÃO PODERÃO realizar o exame de forma alguma: Aparelhos Auditivos não removíveis. Bombas de infusão (Inclusive implantáveis)

Quais são os tipos de heparina?

Existem dois tipos de heparina disponíveis no mercado brasileiro: a heparina não fracionada e as heparinas de baixo peso molecular (dal- teparina, enoxaparina e nadroparina).

Quando usar heparina ou enoxaparina?

A Heparina Não Fracionada (HNF) é comumente utilizada associação com agentes antiplaquetários no tratamento das síndromes coronarianas agudas. Já as Heparinas de Baixo Peso Molecular (HBPB) – Enoxaparina, dalteparina e tinzaparina – são aprovadas para utilização em prevenção e tratamento de trombose venosa profunda.

O que acontece se tomar muito anticoagulante?

A maior complicação associada aos anticoagulantes é o sangramento consequente à anticoagulação excessiva. Sangramento excessivo, ou hemorragia, podem ocorrer em qualquer parte do corpo.

Quanto tempo suspender eliquis para cirurgia?

Clcr ≥ 50 mL/min: APIXABANA deve ser interrompida 24 horas antes do procedimento padrão e 48 a 72 horas antes de procedimentos com alto risco de sangramento.

Quanto tempo antes da cirurgia suspender eliquis?

Preconiza-se da mesma forma que, na vigência de função renal normal e baixo risco de sangramento, os pacientes em uso crônico de apixabana possam ter a medicação suspensa 24 horas antes da cirurgia, assim como a sua reintrodução poderia ser feita 24 horas após o procedimento cirúrgico desde que haja uma adequada ...

Como é o tratamento com heparina?

A heparina deve ser administrada por um profissional de saúde, por via subcutânea (debaixo da pele) ou por via intravenosa (na veia) e as doses devem ser indicadas pelo médico tendo em consideração o peso da pessoa e a gravidade da doença.

Como é aplicada a heparina?

A heparina pode ser administrada por via parenteral (intravenosa ou infusão venosa) ou por via subcutânea. Quando administrada por via intravenosa a ação é imediata. Após administração intravenosa, a disponibilidade do medicamento é imediata, não ocorrendo processo de absorção.

Como tomar heparina?

Duas horas antes da intervenção cirúrgica, administrar por via subcutânea uma ampola de Heparina Sódica 5.000 UI/0,25 mL. Em seguida, repetir a administração desta dose a intervalos de 8 a 12 horas durante 7 a 10 dias.

Artigo anterior
Como tirar o preto da panela com bicarbonato?
Artigo seguinte
O que é mega vestibular?