Por que a compreensão empática é tão importante na abordagem humanista?

Perguntado por: Miriam Freitas de Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

Por ser um dos pilares fundamentais das psicoterapias de base humanista, a experiência de ser empático é algo extremamente importante, pois permite ao psicoterapeuta uma maior compreensão dos sentimentos do cliente que emergem no momento dos atendimentos.

O que significa ter compreensão empática?

Essa compreensão empática consiste em experimentar o que o outro está sentindo dentro de uma condição de “como se” estivesse no lugar dele, vendo através da perspectiva do cliente, podendo dividir com ele toda essa compreensão, favorecendo o desenvolvimento da personalidade do cliente.

Qual a compreensão sobre empatia e escuta empática Segundo Rogers?

Rogers (2001) menciona que a empatia é complexa, exigente e intensa, contudo, ao mesmo tempo é sutil e suave. Então, podemos dizer que a compreensão empática significa ter empatia com a outra pessoa.

O que é compreensão empática para Rogers?

O conceito de compreensão empática ocupa um lugar fundamental na psicoterapia de Carl Rogers, visa a que o psicoterapeuta capte os sentimentos e significados pessoais que o cliente está vivendo.

O que a empatia transmite ao cliente sobre o conselheiro?

Por que a empatia é importante no atendimento ao cliente? A empatia no atendimento ao cliente é uma ferramenta poderosa para sua organização. Compreender as necessidades do cliente, gerenciadas no momento certo, pode ajudá-lo a não se sentir frustrado e direcioná-lo para a satisfação do seu produto ou serviço.

CARL ROGERS – A CONDIÇÃO HUMANA | PSICOLOGIA HUMANISTA

25 questões relacionadas encontradas

Como funciona a abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.

O que significa centrada na pessoa?

A abordagem centrada na pessoa foi desenvolvida em 1940 pelo psicólogo Carl Rogers. Também conhecida como terapia centrada na pessoa, ela procura estimular e expor a tendência humana de autoatualização das pessoas. Nesse caso, é privilegiada a experiência subjetiva do indivíduo.

O que são as atitudes Facilitadora?

Este objetivo deve ser, então, alcançado por meio de atitudes que Rogers (1957/1992) denominou de atitudes facilitadoras: a autenticidade, a consideração positiva e a empatia. Tais atitudes fazem parte de seis condições que elencou serem necessárias e suficientes para as transformações psicoterapêuticas.

O que é aceitação incondicional?

Aceitar incondicionalmente significa acolher as manifestações do ser da forma como se apresentam em determinado momento (irado, ressentido, magoado, alegre, decepcionado, confuso, corajoso, medroso, infeliz, depressivo, etc).

Porque aceitar a outra pessoa tem que ser de forma incondicional?

Isso porque a autoaceitação permite ao indivíduo enxergar a si mesmo de outra perspectiva, reconhecendo até que ponto sua história o moldou, quais os condicionamentos estão presentes e sua bagagem genética. Tomar decisões da forma correta está diretamente relacionada com nossa auto aceitação.

O que é a terapia gestalt?

O objetivo da Gestalt-terapia é ampliar a awareness. Pela teoria paradoxal da mudança, só se pode mudar, quando se torna aquilo que se é, e não quando se tenta ser algo que não faz parte de si próprio. O Gestalt-terapeuta irá encorajar seu cliente a mergulhar na sua experiência do momento e a apropriar-se de si mesmo.

Quando me aceito como sou posso então mudar significado?

“O paradoxo curioso é que, quando me aceito como sou, posso mudar” – Carl Rogers. Um sábio estoico, aquele que de fato teria alcançado o conhecimento para receber tal nomeação, apareceria, segundo os próprios filósofos, como a Fênix, a cada 500 anos.

Quais são as três condições facilitadoras para o processo psicoterapêutico humanista Segundo Carl Rogers?

É desenvolvida a teoria das atitudes facilitadoras, segundo a qual o psicoterapeuta deve apresentar três condições para que ocorra o crescimento do cliente: empatia, aceitação positiva incondicional e congruência.

Quais os elementos essenciais o terapeuta precisa considerar na terapia centrada na pessoa?

Em um de seus artigos mais conhecidos, Rogers (1957) afirma que três atitudes do terapeuta – congruência, empatia e consideração positiva incondicional – são essenciais para que uma mudança de personalidade possa ocorrer com o cliente.

Qual a definição de congruência para Carl Rogers?

“Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experienciar e tomar consciência.

Quais são os pilares da ACP?

São elas:
  • a consideração positiva incondicional;
  • a empatia;
  • a congruência.

Quais são os pressupostos básicos da teoria centrada na pessoa?

É importante que tudo que o facilitador sinta de forma persistente na relação seja dito. Com empatia, cuidado, respeito, mas principalmente com autenticidade. Para a Abordagem Centrada na Pessoa, é importante que o facilitador diga o que sente, mais é claro que como sendo a sua verdade, e não como verdade do outro.

Quais os princípios da ACP?

A intervenção psicoterapêutica realizada na perspectiva da ACP é fundamentada em três princípios básicos: a consideração positiva incondicional, a compreensão empática e a autenticidade ou congruência; além da tendência atualizante que é o pilar da teoria de Carl Rogers onde circulam esses demais conceitos.

Como a ACP compreende o diagnóstico do paciente?

Na medida em que a ACP defende uma nova visão de homem e propõe uma nova forma de abordar suas questões, também refere o diagnóstico psicológico por outra perspectiva: a de uma atividade de compreensão processual do sujeito e de suas experiências, que acontece no seio de uma relação psicoterápica.

Quais são as fases da abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers exemplifique?

São elas: a fase não diretiva; a reflexiva; a experiencial e a coletiva ou inter-humana.

Qual é a ideia central na teoria da aprendizagem centrada na pessoa?

“O único homem que se educa é aquele que aprendeu como aprender: que aprendeu como se adaptar e mudar; que se capacitou de que nenhum conhecimento é seguro, que nenhum processo de buscar conhecimento oferece uma base de segurança”.

Quais os 3 pressupostos da teoria de Carl Rogers?

Para que o terapeuta ou o professor seja capaz de exercer tal papel, três qualidades são requeridas: congruência - ser autêntico com o cliente/aluno; empatia - compreender seus sentimentos; e respeito - "consideração positiva incondicional", no jargão rogeriano.

Quais os principais elementos que determinam a psicoterapia?

Elas consistem na: (1) empatia (colocar-se no lugar do outro e ser afetado pelo e com o outro), (2) aceitação incondicional ou respeito (acolher o outro integralmente, sem julgá-lo pelo que sente, pensa, fala ou faz), (3) congruência (autenticidade do terapeuta), (4) confrontação (comunicar ao paciente suas próprias ...

Quem se aceita como é?

Home “Quem se aceita como é, doando de si à vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser.”

O que é a auto aceitação?

O que significa autoaceitação? Esse termo pode ser confundido com amor-próprio e autoestima devido às suas semelhanças. Apesar de estar conectado a ambos, aceitar a si mesmo é abraçar tudo o que você é. Pensamentos, emoções, falas, ações, traços de personalidades, qualidades e defeitos…

Artigo anterior
O que são os glúteos?
Artigo seguinte
Qual o sobrenome da momo BNHA?