Por que a Bacia do Araripe é importante para a paleontologia no Brasil?

Perguntado por: Leandro David de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

Tanto para pesquisadores, quanto para sociedade em geral, a Bacia do Araripe impressiona pela diversidade de espécies encontradas e, principalmente pela qualidade da sua preservação dos fósseis.. Insetos, vegetais, moluscos, peixes, tartarugas, crocodilos, dinossauros e pterossauros são alguns exemplos de fósseis e ...

Por que a Chapada do Araripe é considerada uma das principais jazidas de fósseis do planeta?

A presença de fósseis na Chapada do Araripe não ficou entretanto, restrita às pesquisas de inúmeros cientistas, os habitantes da região, nos trabalhos do solo para o plantio, já eram despertados pela ocorrência dos fragmentos de rocha que eles vieram a chamar de “pedras de peixe”.

Como os fósseis da Bacia do Araripe são conhecidos?

Não por acaso, esta formação é referida internacionalmente como Lagerstätten, termo alemão atribuído às jazidas fossilíferas que possuem uma grande diversidade de material, em condições de excepcional preservação.

Qual a importância da Bacia do Araripe localizada entre o Ceará Pernambuco Piauí para o estudo da Paleontologia?

Importância. Pelo bom estado de preservação, principalmente na Formação Santana — dividida nos membros Crato, Ipubi e Romualdo — os fósseis do Araripe recompõem grande parte da vida que existiu no planeta por um determinado momento.

O que é Bacia Sedimentar do Araripe?

A Bacia Sedimentar do Araripe – Geopark Araripe. As Bacia Sedimentares são unidades formadas nas áreas, mas deprimidas de um relevo, onde posteriormente se dá a deposição de sedimentos, ou seja, a sedimentação. Assim, conforme as causas envolvidas em sua formação, existem vários tipos de Bacias Sedimentares.

Paleontologia da Bacia do Araripe

21 questões relacionadas encontradas

Como se formou a Bacia Sedimentar do Araripe?

A história da Bacia do Araripe começa durante a fragmentação do supercontinente Gondwana, mais precisamente quando a América do Sul e a África estavam se separando. ... À medida que as placas tectônicas da América do Sul e da África se separavam, o ambiente de deposição também ia mudando.

Que Bacia Sedimentar podemos encontrar no Cariri?

A Bacia Sedimentar do Araripe localiza-se ao sul da por- ção setentrional da Província Borborema, sul do estado do Ceará, na divisa entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí (Figura 1). Trata-se da mais extensa bacia interior do nordeste brasileiro (Assine, 2007).

Qual processo explica a existência de água na Chapada do Araripe?

Devido o tectonismo ocorrido na Bacia Sedimentar do Araripe, a área estudada apresenta diversas falhas geológicas, destacando-se: a falha de Jardim, nas localidades de Gravatá, Cacimbas e Baixa Grande, municípios de Jardim, Barbalha e Crato, respectivamente, com extensão de aproximadamente 34 Km por 400 m de largura ( ...

Qual a função do Geopark Araripe?

O Geopark Araripe, com aproximadamente 4 mil km², conecta a diversidade paleontológica, ambiental, histórica e cultural existente na região do Cariri. Ao todo, esse território é composto por nove geossítios, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Qual é o tipo de rocha encontrado na Chapada do Araripe?

As rochas sedimentares do Membro Romualdo (Formação Santana, Aptiano-Albiano) da Bacia do Araripe (nordeste do Brasil) constituem um dos principais depósitos fossilíferos do país.

Como é denominado o registro de organismos encontrados nas rochas sedimentares da Bacia do Araripe?

O registro fóssil nos mostra que os dinossauros alcançaram sua máxima diversificação durante o período Cretáceo.

Como é a vegetação da Chapada do Araripe?

Localizada na Chapada do Araripe, a Flona é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica.

Em que lugar já foram encontrados seus fósseis?

Já foram encontrados ossos, dentes, ovos, pegadas e fezes de dinossauros no Brasil, sendo que as principais regiões de sítios paleontológicos são localizadas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Por que a Chapada do Araripe CE é um dos 10 sítios arqueológicos mais importante do mundo?

Ali encontramos a maior bacia fossilífica do Brasil, território dos dinossauros e das plantas pré-históricas que o tempo conseguiu conservar no arenoso solo da região, que hoje faz a festa dos pesquisadores e, infelizmente, também dos traficantes internacionais de fósseis.

Qual a importância da Chapada do Araripe?

A Chapada do Araripe, como se pode observar, é rica em evidências sobre a história das condições ambientais existentes no nosso planeta ou região há milhões de anos, por isso a relevância de sua preservação e/ou conservação.

Por que a floresta nacional do Araripe foi a primeira reserva florestal criada no Brasil?

História. Em 02 de maio de 1946, foi publicado pelo Governo Federal o Decreto 9.226, criando a Floresta Nacional do Araripe-Apodi, visando preservar uma das florestas mais ricas em diversidade ambiental no Nordeste. A FLONA Araripe foi a primeira floresta nacional a ser criada em território brasileiro.

Qual é a importância do Geopark Araripe para o Brasil e para o mundo?

O estabelecimento do geopark Araripe catalisa uma série de esforços voltados ao desenvolvimento regional, oferecendo diretrizes para a gestão do território, a preservação dos recursos naturais e a utilização da memória geológica como um dos meios de identidade da população que ali vive.

Quais os destaques do Geopark?

Este território esta inserido em uma região caracterizada pelo importante registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.

Qual a importância do Geopark Araripe para o Brasil e para o mundo?

Considerado o primeiro da América Latina e do Caribe, o Geopark Araripe ocupa uma área de aproximadamente 5.000 quilômetros quadrados (km²) e abriga registros geológicos do período Cretáceo, com fósseis de seres que habitaram a região entre 120 milhões a 100 milhões de anos atrás.

Qual a forma de relevo da Chapada do Araripe?

A topografia da chapada apresenta relevo tabular, com altitudes médias em torno de 900m, circundado por escarpas nas mais diversas direções (Souza, 1988.

Qual a contribuição ecológica que a Chapada do Araripe oferece para a região do Cariri?

As chapadas do Araripe e do Apodi são conhecidas como duas grandes cisternas que captam as águas durante a estação das chuvas, liberando-as para a flora e a fauna e para as populações sertanejas, ao longo da estação seca.

Quais as principais características para criação do Geopark Araripe?

  • São locais que apresentam elevado Interesse geológico pelo seu valor.
  • singular do ponto de vista científico e pedagógico, dados pela evidente.
  • manifestação de aspectos geológicos, culturais, antropológicos. Podem.
  • apresentar elevado interesse ecológico, arqueológico, paleontológico,
  • histórico e cultural.

O que é uma bacia interior?

Em geografia, uma bacia endorreica é uma área na qual a água não tem saída superficialmente, por rios, até ao mar, ou seja, uma bacia hidrográfica sem saída para o mar. A designação tem raiz grega, endo, "interior" e rhein, "fluir".

Quais os tipos de minerais podemos encontrar nas bacias sedimentares?

Em se tratando de economia, as bacias sedimentares apresentam vários recursos orgânicos que são utilizados como fonte de energia, a exemplo de: carvão mineral, gás natural e petróleo. Outros podem originar o arenito e o calcário, que são matérias-primas fundamentais para a construção civil.

Artigo anterior
Qual o melhor player de vídeo para PC 2021?
Artigo seguinte
O que é melhor 4K ou UHD?