Por ora significado?

Perguntado por: Mara Iara Magalhães Amaral  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)

Por hora ou por ora: significado
O “por hora” indica tempo, e pode ser usado para se referir a algo que acontece a cada hora ou a distância que um veículo percorre. Já o “por ora” é uma expressão que significa por enquanto, por agora, neste momento, e geralmente vem acompanhada de vírgula.

Quando usar ora?

“O metrô transporta mais de cem mil passageiros POR HORA.” (Ou seja, a cada 60 minutos, cem mil passageiros utilizam esse meio de transporte.) Já a palavra ORA (sem H) significa "agora", "neste momento". A expressão POR ORA, sem H, é usada no lugar de POR ENQUANTO ou NESTE MOMENTO.

O que pode substituir por ora?

6 sinônimos de por ora para 1 sentido da expressão por ora: Por enquanto: 1 por enquanto, por agora, agora, neste momento, no momento, atualmente.

Como por ora?

Por ora é uma expressão sinônima de por enquanto, por agora, neste momento.

Como se escreve ora sim ora não?

Ora sim
  1. Sinônimos de Ora: agora presentemente atualmente mas contudo ou mais... Sinônimos de Ora sim:
  2. Antônimos de Ora: outrora mais... ...
  3. Palavras relacionadas a Ora: conjunção articula liga ora essa ora sim ora não ora se estou dizendo interjeição dúvida premissa expletivo tempo agora presente alternativa mais...

Dica 126: Por ora e por Hora

21 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre Para É PRA?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

O que quer dizer por outro lado?

Indica outra perspectiva de uma situação: 1 de outra forma, de outra parte, de outro lado, de outro modo, de outro ponto de vista, em alternativa, em contrapartida, no entanto, sob outra perspectiva, também.

Como substituir a palavra momento?

Sinônimo de momento
  1. altura, hora, minuto, tempo, época, período, ponto, comenos, soflagrante. ...
  2. instante, segundo, ápice, átimo, átomo, triz. ...
  3. presente, atualidade, hoje, agora. ...
  4. ocasião, oportunidade, chance, vez, ensejo, feita, brecha, aberta, monção, maré, cabe, pega, bolada, enchança, azo, ansa, sazão, sezão.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Que da hora ou que dá ora?

Ora, qualquer pessoa que ouvisse a gíria, que quer dizer o mesmo que "legal", sabe de imediato que são duas palavras, "da" + "hora". A lógica é clara: uma coisa da hora é uma coisa do momento, da moda, e portanto boa (presume-se).

Como é correto dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque no sentido de pergunta?

Porque (junto e sem acento)

Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.

O que seria um momento?

substantivo masculino Intervalo de tempo que não é determinado; tempo breve; instante: num momento, penteou-se. Ocasião definida num tempo; altura: naquele momento, não podia atendê-la. Agora (no presente): no momento, estou ocupado. Situação ou acontecimento: eles ficaram juntos em momentos horríveis.

Qual o sinônimo da palavra foi?

6 ocorreu, aconteceu, sucedeu, deu-se, desenrolou-se, realizou-se, passou-se, decorreu, desenvolveu-se, evoluiu, transcorreu, verificou-se. Exemplo: Mesmo sem estar nada preparado, foi tudo tão bem!

Que tipo de conjunção e por outro lado?

Uma conjunção aditiva (=e, assim como, bem como, como também, nem...) ... Pelo visto, muitos não conhecem o seu real significado, pois com freqüência encontro frases em que a conjunção outrossim é usada com o sentido de "por outro lado", como se fosse uma adversativa. Para quem não sabe, outrossim significa "além disso".

O que significa de outra sorte?

O mesmo que "de toda maneira".

Como por exemplo sinônimo?

1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.

Por que frases?

Quero ir embora porque estou cansada. Eu mesma cortei as plantas porque o jardineiro não pôde vir. Porque o cachorro era grande, as crianças tinham medo.

Qual o porquê usado no final da frase?

Usamos POR QUÊ (separado e com acento circunflexo) no final de frases que tenham apenas um ponto (final, interrogativo, exclamativo,...) ... Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo e for antecedida por artigo. Por exemplo: Não sei o porquê de sua atitude tão grosseira.

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Por que na resposta é separado?

Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Como se escreve não sei por quê?

3 – Em Portugal não se costuma dizer:" Não sei por que ele veio...", mas sim: "Não sei porque é que ele veio.": ou às vezes: "Não sei porque veio ele". (Em determinadas situações).

Artigo anterior
Quanto custa um anuncio no youtube?
Artigo seguinte
Quanto custa cremar?