Por mares nunca dantes navegados?

Perguntado por: Rafaela Campos Correia  |  Última atualização: 28. Dezember 2021
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

As ilhas atlânticas ali ao lado; a áfrica e a índia bem mais distantes; o Brasil do outro lado do mar Oceano; não importava qual o destino, a jornada por mares nunca dantes navegados ou relativamente ...

O que quer dizer por mares nunca de antes navegados?

Em Por mares nunca dantes navegados, o leitor acompanhará os dramas pessoais e coletivos da gente embarcada nos navios lusitanos, no tempo dos Descobrimentos e das Grandes Navegações. Conhecerá as ambições de Portugal e dos portugueses, explicadas dentro do contexto da época.

De quem é a frase por mares nunca dantes navegados?

primeiras linhas do mais famoso poema da língua portuguesa, Os Lusíadas, de Luis Vaz de Camões.

É correto afirmar que o verso por mares nunca dantes navegados faz referência a viagem de?

São dez cantos poéticos que narram, à altura do grego Homero ("Ilíada" e "Odisseia") e do latino Virgílio ("Eneida"), a viagem do navegador Vasco da Gama, que em 1498 descobriu um novo caminho para as Índias.

Como antes ou como dantes?

Os advérbios antes e dantes existem na língua portuguesa e estão corretos. Embora o advérbio antes apresente diversos significados, antes e dantes são palavras sinônimas quando indicam um tempo ou momento passado.

História Geral - Por Mares Nunca Antes Navegados - 7º Ano

45 questões relacionadas encontradas

O que motivou Portugal e outros países europeus a se lançar as grandes navegações?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

O que as armas e os barões assinalados fizeram?

“As armas e os barões assinalados, Que da ocidental praia lusitana, Por mares nunca dantes navegados, Passaram ainda além da Taprobana.”

Como escrever quanto?

Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.

Quanto é junto ou separado?

As duas grafias estão corretas, mas a colocação deve ser observada. A expressão “em quanto” separado é formada pela preposição em e pelo pronome ou determinante interrogativo quanto (o mesmo que quantidade de, que número de, que quantia).

Como se escreve Enquanto ou em quanto?

Qual é o significado de “em quanto”? Diferente da conjunção “enquanto”, a expressão “em quanto” é a soma da preposição “em” com o pronome “quanto”, que, no caso, pode ser interrogativo, relativo ou indefinido. Escrito de forma separada, o termo se refere à quantidade, à intensidade ou ao preço de alguma coisa.

Como usar a palavra quanto?

advérbio Que denota intensidade; que representa quantidade, valor ou número. Com que proporção; com que força: nunca imaginou quanto era odiado pelos colegas. Denota a maneira de; como: ela nunca soube de quanto ele adorava seus filhos. Denota concordância ou correspondência com; de acordo com.

O que são os Baroes assinalados?

( Herc. ) || Abalizado, ilustre, distinto: As armas e os barões assinalados.

Que gente será Está em si diziam que costumes que Lei que rei teriam?

Mas não lhe sucedeu como cuidava. Uns pequenos batéis, que vêm daquela Que mais chegada à terra parecia, Page 8 Cortando o longo mar com larga vela. A gente se alvoroça e, de alegria, Não sabe mais que olhar a causa dela. - «Que gente será esta?» (em si diziam) «Que costumes, que Lei, que Rei teriam?»

Que costumes que Lei que rei teriam?

Não sabe mais que olhar a causa dela. Que gente será esta, em si diziam, Que costumes, que Lei, que Rei teriam?

Quais os fatores que desencadearam o processo de expansão marítima na Europa?

centralização política dos reinos absolutistas; aliança política entre os reis e a burguesia mercantil interessada na lucratividade da expansão ultramarina; divulgação da fé cristã para povos de outros territórios; aperfeiçoamento das técnicas navais.

Quais são os principais fatores que motivaram as grandes navegações europeias?

Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:
  • Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda.
  • Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra.
  • Desejo de expandir a fé cristã
  • Necessidade de novos mercados.

Quais foram as motivações para as grandes navegações?

Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época.

Como começam Os Lusiadas?

Como era comum na literatura épica, a narração de Os Lusíadas começa in media res – ou seja, em plena ação – no caminho, quando os portugueses já deixaram sua terra natal e se encontram ancorados em Melinde, cidade situada no oceano Índico.

Como se estrutura a obra Os Lusíadas?

Estrutura da Obra

Os Lusíadas é um poema épico do gênero narrativo, o qual está dividido em dez cantos. É composta de 8816 versos decassílabos (em maioria os decassílabos heroicos: sílabas tônicas 6ª e 10ª) e 1102 estrofes de oito versos (oitavas). As rimas utilizadas são cruzadas e emparelhadas.

Quem é o herói da narrativa Os Lusiadas?

Em Os Lusíadas, Vasco da Gama comanda a frota naval na conquista dos mares, mas é o povo português – cuja nação é escolhida por Deus – o verdadeiro herói da epopéia.

O que significa engenho e arte?

substantivo masculino Capacidade inventiva; habilidade, talento: com engenho e arte.

Que dá ocidental praia lusitana significado?

"Que da Ocidental praia Lusitana" — para designar Portugal (Camões, Os Lusíadas, I, 1). "Mas já o Príncipe Afonso aparelhava / O Lusitano exército ditoso / Contra o Mouro que as terras habitava" — para designar os exércitos mouros (Camões, Os Lusíadas, III, 42).

Qual a maior preocupação de Camões em Os Lusíadas?

Na epopeia de Camões o objetivo é cantar a pátria e a história de Portugal. Os versos camonianos celebram os “feitos da famosa gente” portuguesa (canto I) e enaltecem “o peito ilustre lusitano” (canto I). A viagem de expansão marítima se torna pretexto para que a história de Portugal seja cantada.

Como se usa a palavra enquanto?

Significado de Por enquanto

locução adverbial Até este exato momento; por agora; limita uma situação até ao momento presente, na hora em que se fala ou na circunstância em que se encontra; até agora; até hoje: por enquanto, estamos esperando as indicações para começar o trabalho.

Quando usar o termo enquanto?

A palavra enquanto consiste em uma conjunção temporal, conformativa ou proporcional, tendo os seguintes significados:
  1. durante o tempo que;
  2. ao mesmo tempo que;
  3. na qualidade de;
  4. à medida que.

Artigo anterior
O que são rugas de expressão?
Artigo seguinte
O que é um cateto?