Podia ou poderia exemplos?

Perguntado por: Alexandre Mendes Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (73 avaliações)

Por exemplo: Naquela época os estádios eram mais seguros, eu podia ir em todos os jogos do meu time. A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.

Podia ou poderia Qual o certo?

A forma correta de escrita é podia de acordo com a Língua Portuguesa. Podia é a primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo do verbo poder.

O que significa podia?

Significado de Podia

Podia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguia, lograva, suportava, aguentava, tolerava, expunha.

Podia ser ou podem ser?

Podiam está no pretérito imperfeito do indicativo e poderiam está no futuro do pretérito do indicativo. ... Pode ser utilizado com sentido de futuro do pretérito para indicar uma ação que seria consequente de outra que acabou por não acontecer, ou seja, uma condição ou um desejo.

Como usar pode ou podem?

Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”. “Se medidas não forem tomadas, pode haver consequências.”

Pode ou Pôde? | Português para Concursos | #13

19 questões relacionadas encontradas

Devem ou Deverão ser?

Ambas são formas conjugadas do verbo dever na 3. ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Deveram está no pretérito perfeito do indicativo ou no pretérito mais-que-perfeito do indicativo e deverão está no futuro do presente do indicativo.

Podia existe?

Ambas as formas existem, porém pertencem a tempos verbais diferentes. Na linguagem falada, é bastante comum as pessoas dizerem "podia" ao invés "poderia", até por ser uma palavra mais simples. O mesmo ocorre com “devia” e “deveria”.

Qual significado de Poderia?

Significado de Poderia

Poderia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguiria, lograria, suportaria, aguentaria, toleraria, exporia.

Qual é a diferença entre poço e posso?

Significa o ato de ter capacidade, direito ou autoridade. Tudo posso naquele que me fortalece. Eu já posso comprar aquele carro. A palavra poço, por sua vez, é um substantivo masculino que dá nome a cavidade profunda, utilizada para extrair água e outras substâncias do subsolo.

Poderia nos enviar é correto?

Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo.

Poderia se ou poderia se?

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

Podia sinônimo?

1 conseguia, controlava, sabia, lograva. Verbo - Ter força para suportar: 2 suportava, aguentava, tolerava, aturava.

O que significa não posso?

Um “não posso” é deixar à sorte o rumo da própria vida, das circunstâncias e problemas, e isso é verdadeiramente aterrador. Vamos partir de um exemplo muito comum: “Não posso terminar meu namoro, não quero mais essa pessoa, mas passei muitos anos junto a ela e não posso fazer isso”.

Qual a diferença de posso Com dois se posso com c cedilha?

Qual a diferença de poço e posso? Tanto a grafia com “SS”, em “posso”, quanto a grafia com “Ç”, em “poço” estão corretas e existem no vocabulário da língua portuguesa. Enquanto uma é a conjugação verbal do verbo “poder”, a outra é um substantivo masculino.

Como se pronúncia posso?

A pronúncia das palavras é diferente: em posso a primeira vogal o é aberta (ó) e em poço a primeira vogal o é fechada (ô).

Qual o sinônimo de Poderia?

Sinônimo de poderia
  • seria capaz, conseguiria, controlaria. Teria força para suportar:
  • suportaria, aguentaria, toleraria, aturaria. Correria o risco de:
  • arriscar-se-ia, expor-se-ia.

Quando usar a palavra poderiam?

A palavra poderiam corresponde ao verbo poder conjugado na 3ª pessoa do plural do futuro do pretérito no modo indicativo (eles/elas poderiam). O futuro do pretérito é utilizado para indicar uma ação que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada.

Poderia tem acento?

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Pode-se no passado?

Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Pode verbo no passado?

Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.

Pode no plural?

Podemos e pudemos são formas conjugadas do verbo poder na 1. ª pessoa do plural (nós). Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais.

O que significa a palavra deverão?

Ser obrigado a pagar; possuir obrigações com: devia uma fortuna ao pai; continua devendo ao governo; quem deve teme. Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe.

Devia ser ou deveria ser?

Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

Deve no plural?

Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular. Quando houver partícula apassivadora, dir-se-á que a oração está na voz passiva sintética, e o verbo terá de concordar com o sujeito paciente.

Qual o oposto de posso?

necessidade, penúria, míngua, lazeira, inópia, fome, miséria, mendicidade, mendicância, rafa.

Artigo anterior
Qual a carga horária do psicólogo hospitalar?
Artigo seguinte
Quais os 4 componentes da estrutura organizacional?