Poderia o magistrado agir de ofício da incompetência relativa?
Perguntado por: Simão Esteves | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)
Em regra, a incompetência relativa NÃO pode ser declarada de ofício, conforme súmula 33 do STJ. Excepcionalmente, o juiz pode declarar de ofício a cláusula de eleição de foro abusiva, desde que seja declarada ANTES da citação (Novo CPC), bem como a incompetência territorial (no âmbito do Juizado Especial).
Qual deve ser a atitude do magistrado diante de uma situação de incompetência relativa?
Ao alegar a incompetência absoluta ou relativa, deve o réu fundamentar e instruir a contestação com as provas disponíveis (se for o caso); com muito mais razão assim deve agir o réu quando se tratar de incompetência relativa. 2. A regra é que a contestação seja protocolada no juízo onde tramita o feito, mas há exceção.
Pode declarar de ofício à incompetência relativa?
Súmula 33 do STJ: A incompetência relativa não pode ser declarada de ofício.
Quem pode arguir incompetência relativa?
A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.
Quando se pode alegar incompetência relativa?
Em outras palavras, a incompetência relativa deve ser alegada em preliminar de defesa do mérito. Caso assim não proceda o réu, haverá a preclusão da matéria, isto é, ocorre o prejuízo do direito de agir diante da perda de oportunidade.
Incompetência absoluta x incompetência relativa
O que é incompetência relativa?
O que é Incompetência Relativa:
É aquela que, se verificada, precisa ser alegada pelo réu na 1ª oportunidade que ele tiver de manifestar no processo. Diz respeito ao valor da causa ou território. Não pode ser alegada de ofício (pelo juiz).
O que diz a Súmula 33 do STJ?
- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.
Como arguir incompetência relativa?
A nova codificação processual traz uma regra para o réu que deseja arguir a incompetência relativa: “Havendo alegação de incompetência relativa ou absoluta, a contestação poderá ser protocolada no foro de domicílio do réu, fato que será imediatamente comunicado ao juiz da causa, preferencialmente por meio eletrônico” ( ...
Como pode ser arguida a incompetência relativa e a incompetência absoluta?
A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício pelo Juiz (art. ... A incompetência relativa somente pode ser argüida pelas partes através de exceção (art. 112 do CPC), caso contrário, ocorrerá o fenômeno da prorrogação de competência (art. 114 do CPC).
Como arguir exceção de incompetência?
- Pessoa: quando o juiz é impedido (art. ...
- Lugar: a regra é a do local da prestação dos serviços (art. ...
- A Exceção deverá ser feita por escrito em 5 dias após o recebimento da notificação e antes da audiência (artigo 800 da CLT)– veja modelo aqui.
O que é ser declarada de ofício?
Ela vem do latim ex officio, que significa "por lei, oficialmente, em virtude do cargo ocupado". Se diz que o ato de um administrador público ou de um juiz foi "de ofício" quando ele foi executado em virtude do cargo ocupado: sem a necessidade de iniciativa ou participação de terceiros.
Quando o consumidor for réu a competência pode ser declarada de ofício para o seu domicílio?
I, do art. 101, do CDC, uma vez que, ante a nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de consumo, sendo o autor o consumidor a ação poderá ser proposta no foro de seu domicílio, assim, tal regra não pode ser infringida pelo magistrado, ao aplicar o parágrafo único do art. 112 do Código de Processo¬ Civil.
Qual a diferença entre competência absoluta e relativa?
A competência absoluta compreende as questões ligadas ao interesse do Estado, quais sejam, material, pessoal ou funcional. Por outro lado, a competência relativa está ligada ao interesse das partes, compreendendo o território ou o valor da causa.
O que fazer quando um juiz se declara incompetente?
Indica que um juiz ou uma juíza declarou que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.
Quais as principais informações que devem ser trazidas ao se tratar da fixação da competência após a propositura da ação?
A competência pode ser fixada pelos seguintes critérios: a matéria tratada, o valor da causa, o funcional, em razão da pessoa (parte) e o territorial. Cada um destes critérios passará a ser analisado agora.
Quando houver caso de incompetência relativa do juízo e impedimento do juiz a defesa do réu deve ser por?
Quando houver caso de incompetência relativa do juízo e impedimento do juiz, a defesa do réu dever ser por: a) contestação e exceção respectivamente. (ART 337, II) OBS: com o novo CPC através de simples petição, conforme art 146, CPC b) apenas contestação.
Quando pode ser arguida a incompetência absoluta?
A incompetência absoluta pode ser argüida de ofício e a qualquer tempo em Notícias.
Como alegar incompetência absoluta?
1. Incompetência absoluta. A competência absoluta pode se alegada em preliminar de contestação conforme caput do Artigo 64 do NCPC, mas também pode ser declarado a qualquer tempo e grau de jurisdição, assim devendo ser declarada de ofício pelo magistrado, ou por alegação das partes.
Quem pode alegar a incompetência absoluta?
A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício, e a qualquer momento do processo ela pode ser alegada, tanto pelas partes quanto pelo próprio juiz. ... Reconhecida a incompetência absoluta os atos já praticados tornam-se nulos, e o processo é enviado ao juiz deveras competente.
Como arguir incompetência territorial?
Ela pode ser da seguinte forma: competência em relação a matéria, funcional, originária (ratione personae e materiae) ou pode ser, também, territorial.... Essa arguição pode ser tanto oral como por escrito, no prazo da defesa.
Como se dá a alegação de incompetência relativa no processo do trabalho e no Processo Civil?
A incompetência relativa deve ser alegada pela parte prejudicada, não podendo o juiz declará-la de ofício. Para tanto, a reforma trabalhista ressuscitou a antiga exceção de incompetência, que havia sido abandonada pelo Código de Processo Civil de 2015.
Qual instrumento jurídico a ser utilizado pelo réu para arguir a incompetência mencionada?
Desta forma, a incompetência deve ser argüida por petição fundamentada e devidamente instruída, sendo que o excipiente deverá arrolar os fatos em que apóia a recusa do juízo e deverá indicar o juízo para a qual entende deva ser declina a competência, sob pena de indeferimento de seu pedido, uma vez que não cabe ao juiz ...
O que é a incompetência territorial?
Significa que o processo foi encerrado, porque não pode ser julgado naquele local.
É válida a cláusula de eleição do foro para os processos oriundos do contrato?
Súmula 335-STF: É válida a cláusula de eleição do foro para os processos oriundos do contrato. Válida, mas há ressalvas. A cláusula que estipula a eleição de foro em contrato de adesão é válida, salvo se demonstrada a hipossuficiência ou a inviabilização do acesso ao Poder Judiciário (STJ REsp 1299422/MA, julgado ...
É competente para a ação de acidente de trabalho a Justiça Cível comum inclusive em segunda instância ainda que seja parte autarquia seguradora?
Súmula 235-STF: É competente para a ação de acidente do trabalho a justiça cível comum, inclusive em segunda instância, ainda que seja parte autarquia seguradora. Válida, mas a interpretação deve ser feita nos termos do que foi explicado nos comentários à SV 22-STF.
Pode dar cupim em MDF?
Qual a melhor temperatura para dormir com Ar-condicionado ligado?