Pode usar vírgula depois do sujeito?

Perguntado por: Camila Batista  |  Última atualização: 30. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

É adequado usar vírgula após o vocativo?

De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém. Por tal razão, sua existência exige o uso da vírgula, já que seu isolamento é necessário.

Onde não colocar vírgulas?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Quais são as regras para o uso da vírgula?

A vírgula é usada para separar orações independentes quando estão conectadas por uma conjunção coordenativa (como "e", "ou", "mas", "porque", etc.). Por exemplo: "Eu gosto de estudar, e ela prefere ler."

Qual o momento de usar a vírgula?

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.

Como usar a VÍRGULA na REDAÇÃO? Fácil e Prático | PROFINHO

25 questões relacionadas encontradas

Tem vírgula depois do logo?

Tem vírgula depois do logo? As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.

É sim senhor tem vírgula?

A vírgula é realmente usada para separar o vocativo: sim, senhor, correspondente a "sim, meu senhor". Seria como se disséssemos "yes, sir". Ocorre que no Brasil já não se usa esse essa fórmula, dita assim com a pausa entre as duas palavras.

Como não errar na hora de colocar a vírgula?

Regras essenciais para usar a vírgula sem errar
  1. 1 – Nada de pausa para respirar: De cara, é preciso desfazer o conceito equivocado de que a vírgula é “uma pausa para respirar” dentro de uma oração ou entre orações de um mesmo período. ...
  2. 2 - Sujeito e predicado nunca se separam. ...
  3. 3 – Casos de vírgula obrigatória.

Quando a vírgula não é obrigatória?

O uso da vírgula é facultativo: 1. Quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio e estiver no início ou meio da oração.

Estou bem e você tem vírgula?

Estou bem e você tem vírgula? Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Como por exemplo onde colocar vírgula?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Tem vírgula depois da palavra hoje?

Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Pode usar a vírgula antes do e?

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”

Pode colocar vírgula antes do sujeito?

A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Quando usar vírgula antes do sujeito?

Quando algum elemento novo for introduzido entre o sujeito e o verbo (aposto, vocativo, oração adjetiva e etc.), esse elemento deve vir entre vírgulas. Dessa forma, isola-se o elemento extra que se interpôs entre o sujeito e o verbo. Exemplo: A paciência, muito rara em Otávio, foi decisiva naquele momento.

Tem vírgula depois do Olá?

Obrigado! Olá é uma interjeição que serve para chamar ou saudar e também indica espanto. Uma das funções da vírgula é isolar o vocativo, por isso deve haver uma vírgula entre olá e o vocativo, logo, a primeira frase é a que está correcta. A interjeição de chamamento ó é um caso especial, pois ela faz parte do vocativo.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Tem vírgula depois de desculpa?

As orações adverbiais, quando no início de frase, são terminadas com vírgula. Quando descobri que tudo era verdade, fui até casa dele e pedi desculpa. As orações adverbiais, quando no meio da frase, são delimitadas por vírgulas. Hoje à tarde, quando descobri que tudo era verdade, fui até casa dele e pedi desculpa.

Tem vírgula antes da palavra para?

A dúvida deve ser direcionada para a vírgula utilizada antes do termo "para". Para, neste caso, fica muito bem entre vírgulas; a primeira porque anuncia uma oração infinitiva final, e a segunda por introduzir um complemento de tempo, intercalado, portanto entre vírgulas.

Tem vírgula antes de se?

Se em frases como: «Se amanhã ele não vier, vou procurá-lo.» «Se ele não tivesse chegado a tempo, ela ter-se-ia zangado.» A inserção da vírgula é obrigatória e não me causa dúvidas, já em frases como as seguintes o mesmo não é tão óbvio.

Tem vírgula entre data e hora?

Tem vírgula entre data e hora? É certo, sim, virgular, mas não obrigatoriamente. Não só as datas, mas também o local. Enfim, quando iniciam a frase, os adjuntos de tempo e lugar podem ou não vir separados por uma vírgula – depende do redator e das circunstâncias (tipo de frase, estilo, gosto, extensão do adjunto).

Tem vírgula depois de eu te amo?

Ou seja, toda vez que você encontrar algum nome entre virgulas, ou teremos alguma explicação de lago, ou um vocativo. Caso fossemos dizer (nome da pessoa) para depois dizer eu te amo, a frase começaria com o nome, logo apos teríamos uma virgula seguida do eu te amo. Como por exemplo : Barbara, eu te amo.

Tem vírgula depois de Contudo?

Observação: Tratamos anteriormente da vírgula antes da conjunção “mas”, mas quero deixar claro que não cabe vírgula após essa conjunção. É certo que seus sinônimos “porém”, “contudo”, “entretanto”, “todavia”, “no entanto”, quando iniciam períodos, podem ser seguidos de vírgula: Ele se dedicou muito ao trabalho.

Tem vírgula depois de obrigado?

Resposta verificada por especialistas

Sim, o emprego da vírgula está correto. É obrigado ter uma vírgula após a palavra "obrigada" para isolar os vocativos "Maria, Paulo e Ana".

Artigo anterior
Qual é o nome de Jesus na macumba?
Artigo seguinte
Quais as marcas da Electrolux?