Pode usar disjuntor curva C em chuveiro?

Perguntado por: Filipe Sandro Carneiro Garcia Esteves  |  Última atualização: 16. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (74 avaliações)

Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes.

Quando usar disjuntor curva C?

O disjuntor tipo C é indicado para cargas indutivas com correntes de partidas médias:
  1. pequenos motores;
  2. ar-condicionado;
  3. motor de bomba de piscina;
  4. reatores de lâmpadas;
  5. bombas de poço artesiano;
  6. cargas indutivas similares.

Onde utilizar disjuntor de curva B?

O disjuntor curva B desarma entre 3 e 5 vezes a corrente nominal (in), ou seja, se você está usando um B2 (curva B, in=2A), ele só desarmará entre 6 e 10A. É recomendado usá-lo em cargas como chuveiro e lâmpadas incandescentes (cargas resistivas) em que a corrente de partida não é tão grande.

Qual o disjuntor para um chuveiro de 5500W?

Veja um exemplo de um chuveiro com tensão de 127V e 5400W, na nossa tabela o mais próximo que temos é a potência de 5500W, como este chuveiro deve ser ligado em 127V, o disjuntor usado deve ser o de 50A.

Para que serve disjuntor classe C?

Disjuntor Curva C

Este tipo de curva é aplicado para a proteção de circuitos que alimentam cargas de com características indutivas onde apresentam picos de corrente no momento de ligação como microondas, condicionador de ar, motores para bombas de recalque, além de circuitos com cargas de características semelhantes.

QUAL CURVA DE DISJUNTOR USAR NO CHUVEIRO? 🚿

37 questões relacionadas encontradas

O que significa C 16 no disjuntor?

DISJUNTOR MDW-C16

Desenvolvidos para proteção de instalações elétricas contra sobrecarga e curto-circuito. Possui correntes de 2 a 125 A (MDW) e 6 a 125 A (MDWH) e se encontram nas versões monopolar, bipolar, tripolar ou tetrapolar.

Qual a curva do disjuntor para microondas?

Curva C: Proteção de circuitos que alimentam cargas indutivas que apresentam picos de corrente no momento da ligação, como microondas, motores para bombas, ar condicionado, além de circuitos com cargas de características semelhantes a essas.

Qual disjuntor é mais forte?

Disjuntor termomagnético

Ou seja, esse é o modelo mais completo e que oferece mais segurança para a instalação elétrica. Não à toa, esse é o tipo de disjuntor mais comum em casas e comércios, já que permite ligar e desligar circuitos e protege contra aquecimentos, sobrecargas e curtos.

Qual a curva do disjuntor geral?

As curvas de disjuntores são definidas de acordo com a utilização, sendo o disjuntor geral sempre com a curva maior entre os disjuntores! No caso do nosso exemplo, como há disjuntores curvas B e C, o disjuntor de maior curva deve ser usado, e a maior curva é a C.

Como saber qual o disjuntor certo?

Para dimensionar o disjuntor adequado é preciso analisar a demanda de corrente do circuito. A escolha do modelo ideal para cada caso acontece mediante a comparação da curva B, C e D com as curvas dos fios e cabos que serão usados. “As normas técnicas preveem, ainda, diferentes graus de aplicação”, destaca o engenheiro.

Qual o melhor disjuntor para o chuveiro Lorenzetti?

Tensão (Volts): 127V ou 220V. Potência (Watts): 5500W (127V) ou 7500W (220V) Fios (mm²)**: 10 (127V) ou 6 (220V) Disjuntor (A): 50 (127V) ou 40 (220V)

Porque disjuntor do chuveiro desarma?

Disjuntor desarmando quando liga chuveiro: Algo muito comum no inverno é trocar o chuveiro por um novo mais potente e o chuveiro necessitar de maior amperagem do que o disjuntor a ele destinado suporta; assim, em poucos minutos de banho quente, o disjuntor irá desarmar, sendo necessário a troca do mesmo.

Qual disjuntor usar para chuveiro 220V 7800W?

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Qual melhor disjuntor curva B ou C?

Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes. Os produtos com curva D, por sua vez, protegem aparelhos que exigem grandes cargas, como transformadores.

O que é a letra C no disjuntor?

CURVA DO TIPO C

Estes disjuntores serão utilizados em proteção de cargas indutivas que exijam correntes de partidas “medianas”. É o caso de motores, compressores, ar condicionado, motor de bomba de piscina, reatores de lâmpadas fluorescentes bombas de poço artesiano e cargas indutivas similares.

O que é disjuntor bipolar curva C?

Um disjuntor curva C possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 150A e 300A.

Qual diferença da curva do disjuntor?

A curva de um disjuntor representa o tempo que ele pode suportar uma corrente acima de sua capacidade nominal. Em equipamentos sensíveis, quando a corrente ultrapassa rapidamente o limite, é necessário interromper o circuito para evitar danos.

Qual a diferença do disjuntor cc e ca?

A diferença básica entre a corrente elétrica contínua e a alternada é que, enquanto na corrente contínua (CC) os elétrons movem-se em um único sentido, a corrente alternada (CA) possui elétrons que variam sua direção constantemente.

Qual o disjuntor para padrão monofásico?

Sendo que o disjuntor monopolar é usado em instalações e circuitos que possuem um único condutor de fase, como por exemplo circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos, seja com tensão de fase 127V ou 220V.

Quantos watts fio 4mm aguenta?

Seção Bitola: 4 Mm. Potência Máxima Em 110v: 3520 w. Potência Máxima Em 220v: 7040 w. Corrente Elétrica (ampère): 32 a.

Qual o disjuntor para o fio de 6mm?

O cabo flex 6 mm suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, é indicada a utilização de um disjuntor de 40A. O cabo flex 6 mm é altamente indicado para aplicações onde se exigem cabos com maior flexibilidade e bom deslizamento durante a instalação.

Porque o disjuntor desarma toda hora?

Uma das principais causas para que um disjuntor desarme sozinho é a sobrecarga do sistema elétrico. Isso acontece quando vários aparelhos estão ligados em um mesmo circuito e ao mesmo tempo. Ou, então, quando a instalação já é antiga e os aparelhos conectados exigem mais da rede do que o suportável.

Artigo anterior
Quanto é gasto com a Previdência?
Artigo seguinte
Qual é o melhor leite para quem tem gastrite?