Pode trocar óculos de grau?

Perguntado por: Cláudio Nuno Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
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Nesse sentido o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor - CDC, em seu parágrafo II, determina que o prazo de reclamação por defeitos aparentes ou de fácil constatação de até 90 dias para esse tipo de mercadoria. E isso vale tanto para óticas físicas, quanto para óticas online!

Qual é o tempo para troca de óculos de grau?

8 sinais de que você precisa trocar seus óculos de grau
  • Dores de cabeça. ...
  • Apertar os olhos para ler. ...
  • Aproximar-se muito para enxergar. ...
  • A armação não fica ajustada. ...
  • As lentes estão opacas e com riscos. ...
  • Os problemas iniciais voltaram. ...
  • Você não gosta mais dos seus óculos. ...
  • A última troca passou de um ano.

Como devolver óculos de grau?

As ocorrências que envolvam trocas ou devoluções devem ser realizadas diretamente com a nossa Central de Atendimento. O produto deve ser devolvido dentro do prazo, sem uso, em sua embalagem original, acompanhado dos manuais, acessórios e nota fiscal.

Como funciona a garantia de óculos de grau?

Óculos é um bem durável, isso quer dizer que pelo Código de Defesa do Consumidor(CDC), você tem direito a 90 dias para acionar a garantia. Além desse prazo é comum as marcas estenderem esse beneficio ao consumidor, variando de 6 meses a 2 anos de acordo com o fornecedor.

O que fazer quando o óculos quebra?

Você pode tentar fazer um remendo com fita adesiva, tentar colar com super cola ou ainda com epóxi. Lembre-se sempre de proteger as lentes com algum tecido, para não correr o risco de riscá-las.

Qual a Validade do Óculos de Grau?

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Como saber se o óculos de grau está correto?

Como podemos perceber, para verificar o grau dos óculos, o especialista faz um teste de refração. Ele determina se o paciente tem miopia, astigmatismo, hipermetropia e qual o grau necessário.

Quanto tempo posso devolver um produto que não gostei?

O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios ou defeitos.

Quando o consumidor pode pedir o dinheiro de volta?

Código de defesa do consumidor e a restituição do dinheiro

Há casos nos quais o consumidor pode pedir o valor pago de volta. A restituição de valores é prevista pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pode ser solicitada pelo consumidor, seja por defeito, cobranças indevidas, ou até mesmo por desistência da compra.

Quantos dias para arrependimento de compra?

49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Como exercer o direito de arrependimento?

Existe uma regra específica para estas compras, e o consumidor deve exercer o direito de arrependimento da seguinte forma: desistir da passagem no prazo de até 24 horas da compra, desde que esteja a pelo menos 7 dias de voar. Assim, a regra dos 7 dias vem acompanhada da condição de 24 horas para estes casos!

O que diz o direito do consumidor sobre devolução?

O artigo 18 do CDC dispõe que caso o produto apresentar vício ou defeito que lhe torne impróprio/inadequado ao uso, ou que lhe diminua o valor, o fornecedor é obrigado a sanar/reparar o defeito no prazo máximo de 30 dias.

Quando o cliente tem direito a estorno?

Legislação do consumidor

Prevê que o comprador tem até 7 dias, a contar do ato de compra ou do recebimento do produto, para desistir da transação. Caso o comprador deseje desistir de uma compra no prazo de sete dias, o estabelecimento deve conceder a devolução do dinheiro ou do valor pago pelo cartão via estorno.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

É possível devolver um produto comprado na loja?

Esse direito está estabelecido no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor. “Tanto para a restituição do eventual valor pago como para a troca, o consumidor deve enviar uma solicitação por escrito ou por e-mail para o estabelecimento onde adquiriu o produto”, esclarece o advogado.

Pode devolver o produto por arrependimento?

DIREITO DE TROCAS E DE ARREPENDIMENTO

O CDC garante ao consumidor o prazo de 7 (sete) dias para exercer seu direito ao arrependimento. Assim, o produto ou serviço deve ter a contratação cancelada e eventual produto deve ser devolvido ao fornecedor.

O que acontece se eu usar óculos com grau errado?

O grau de óculos errado pode provocar alguns sintomas como a visão extremada, a falta de foco, o esforço visual excessivo ou mesmo dores de cabeça ou tonturas, por exemplo. Contudo, ao usar óculos pela primeira vez, ou trocar as lentes por alteração de grau, há sempre um período de adaptação.

Como saber que meu óculos de grau está errado?

Os principais sintomas que indicam que o seu óculos está vencido são:
  1. Ter dores de cabeça;
  2. Forçar a visão para enxergar;
  3. Sentir Cansaço nos olhos;
  4. Ficar com a visão embaçada;
  5. Ter olhos lacrimejando;
  6. Sentir a visão borrada;
  7. Sentir dificuldade de enxergar objetos de perto ou de longe;

É normal ver embaçado com óculos novos?

Apesar de ser um tanto frustrante a sensação de não conseguir ver bem ao trocar de óculos, saiba que isso é completamente normal e pode acontecer com qualquer pessoa. E a explicação é simples: os olhos precisam de um tempo para se acostumarem à nova forma de enxergar que é proporcionada pelas lentes.

O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 42. [...] Parágrafo único - O consumidor cobrado em quan- tia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Qual o princípio está presente nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor?

PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO. APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 35 DO CDC . 1. EM UMA RELAÇÃO JURÍDICA, OS CONTRATANTES DEVEM PAUTAR-SE EM CERTO PADRÃO ÉTICO DE CONFIANÇA E LEALDADE, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ, QUE ORIENTA AS ATUAIS RELAÇÕES NEGOCIAIS PELA PROBIDADE, MORALIDADE E HONRADEZ.

O que diz o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor?

22. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Quanto tempo a empresa tem para fazer o estorno?

No caso do estorno de débito, é comum que as empresas façam a devolução em até 30 dias, pois a operação tem um impacto no fluxo de caixa e exige um pouco mais de tempo. Em alguns casos mais complexos, o reembolso pode levar até 6 meses para ser efetuado.

Quanto tempo a loja tem para fazer o estorno?

Na maioria das vezes, o estorno no cartão de crédito acontece em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Porém, esse prazo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Algumas delas levam até 15 dias para realizar esse procedimento.

Quando o lojista é obrigado a devolver o dinheiro?

Mas, se o produto apresentar algum defeito é dever do lojista proceder a troca por outro ou devolver o dinheiro. O prazo para solucionar o problema é de 30 (trinta) dias da data da reclamação e o consumidor tem um prazo de até 90 (noventa) dias da data da compra para reclamar.

Como funciona o processo de devolução de mercadoria?

Devolução de mercadoria é quando o item comprado é enviado de volta à empresa após ter sido recebido/escriturado pelo cliente. Note que já houve a aceitação do produto por ele, pois esse fato é importante para diferenciar o processo de retorno de mercadoria.

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