Pode tomar vitamina por conta própria?

Perguntado por: Daniel Henrique Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

A reposição por conta própria de vitaminas, como tem ocorrido com frequência, nunca é indicada pelos médicos. A vitamina em excesso é oxidante para o organismo, segundo a endocrinologista Daniela Cubas, e prejudica a saúde.

Pode tomar vitamina direto?

Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde. Isso porque, se elas forem ingeridas em excesso, podem levar a reações alérgicas, além de causar toxicidade ao organismo. Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia e lesões de pele (vermelhidão).

Qual vitamina pode tomar sem receita?

Os comprimidos de vitaminas D2 e D3 estão disponíveis sem prescrição médica --no Brasil e em vários países -- e têm sido associados à melhora da imunidade e de sintomas como cansaço, fraqueza muscular, dor no osso e até de depressão. Acredita-se que eles também ajudem a evitar câncer e sintomas do envelhecimento.

Faz mal tomar vitamina D por conta própria?

Níveis de suplementos

Reid diz que "não há perigo" de tomar vitamina D sem receita médica em menos de 25 nanomols (nmol) por dia - pessoas com deficiência da substância têm níveis abaixo de 30 nmol/l.

É bom tomar vitaminas?

Não há evidências de que a ingestão de vitaminas e suplementos alimentares torna a pessoa mais saudável. Ao contrário, se consumidos em excesso, podem ser prejudiciais. O mercado mundial de vitaminas e suplementos alimentares é bilionário.

Você não deveria tomar vitaminas antes de assistir esse vídeo

17 questões relacionadas encontradas

É necessário tomar suplemento vitamínico?

Segundo a endocrinologista do Alta Excelência Diagnóstica, Dra. Suemi Marui, isso não significa que não se deve fazer uso de nenhum suplemento vitamínico, mas sim que é preciso saber o que se está ingerindo e se é realmente necessário para a sua saúde.

Quais vitaminas posso tomar todos os dias?

Que Vitaminas devo tomar diariamente
  • Folato e Ácido Fólico, especialmente se estiver grávida;
  • Vitamina D, se não comer peixe suficiente ou tiver pouca ou nenhuma exposição solar;
  • Vitamina B6, que ajuda a regular o sono, o apetite e o humor;

Faz mal tomar vitamina D todo dia?

Com a quantidade suficiente de vitamina D no corpo, problemas como osteoporose são evitados. Porém, tudo que é demais estraga. O excesso de vitamina D, caracterizada por doses acima de de 100 ng/mL gera uma intoxicação que pode resultar em consequências graves, como a hipercalcemia, que é o excesso de cálcio no sangue.

Pode-se tomar vitamina D todos os dias?

A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.

Quem não deve tomar vitamina D?

O suplemento de vitamina D não deve ser usado pelas crianças, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e por pessoas com insuficiência renal sem orientação médica.

Pode tomar vitamina B12 sem consultar o médico?

"As pessoas não devem, de jeito nenhum, fazer suplementação de vitaminas por conta própria, sem a orientação de um profissional", ensina Tatiana. Isso porque, segundo a médica, os efeitos de uma hipervitaminose podem ser tão graves quanto a falta delas.

Pode tomar Lavitan sem prescrição médica?

Este suplemento pode ser comprado nas farmácias convencionais sem necessidade de receita médica, por um preço de cerca de 30 reais, sob a forma de um frasco com 60 comprimidos.

Qual vitamina eu devo tomar?

As mais importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo são:
  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

É perigoso tomar suplemento vitamínico?

Segundo ela, o excesso de suplementação sintética inadequada pode causar, ao invés do efeito antioxidante prometido por muitos suplementos, o inverso. Isso pode levar a um aumento de doenças circulatórias, devido à inflamação dos vasos sanguíneos, e até mesmo à incidência de diversos tipos de câncer.

Quanto tempo posso tomar vitamina C?

A recomendação de consumo para a vitamina C para quem quer se beneficiar dessa vitamina para a beleza da pele, é o consumo por pelo menos 8 semanas com a dose de 1000 mg (1 g) ao dia. Mas para melhores resultados o uso não deve ser interrompido.

Faz mal tomar complexo vitamínico?

Quando usadas em excesso, as vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B) são eliminadas pela urina, mas ainda assim podem causar algum tipo de intoxicação e possíveis problemas renais, por conta da sobrecarga dos rins na hora de filtrar essa maior quantidade de substâncias.

Qual a quantidade de vitamina D que devemos ingerir por dia?

A ingestão alimentar de vitamina D para adultos e idosos varia de 600 a 800 UI (unidades internacionais) por dia, mas, nessas situações, doses bem maiores são administradas na rotina. Podemos classificar como alta a quantidade de vitamina D acima de 4000 UI e chamamos de megadose quando ela passa de 100 000 UI.

O que acontece se tomar vitamina D sem necessidade?

O principal risco é o desenvolvimento de hipercalcemia (elevação do nível de cálcio no sangue), o que pode levar especialmente a danos neurológicos e renais. Casos mais graves, com hipercalcemia severa, pode levar a insuficiência renal aguda e, inclusive, necessidade de diálise.

Quantas cápsulas de vitamina D por dia?

Recomendação de consumo: Ingerir 1 capsula ao dia, preferencialmente antes das principais refeições ou conforme orientação de nutricionista e/ou médico.

Faz mal tomar vitamina D de 50.000 UI?

Sem problemas. Fique tranquila. Sugiro apenas usar sua vitamina D quando ingerir algo oleoso (sem excesso) para ajudar na sua absorção.

O que o excesso de vitamina D pode causar ao organismo?

Uso de muitas barreiras físicas (protetor solar, vestimentas); Insuficiência hepática; Doença renal crônica e raquitismo dependente de vitamina D tipo I e II, raquitismo hipofosfatêmico ligado ao X e outras condições associadas ao excesso de FGF-23.

Quanto de vitamina D por semana?

É fundamental solicitar orientação médica para uso de doses adequadas de vitamina D para cada situação clínica. Na impossibilidade de receber orientação, recomenda-se suplementação com doses seguras de vitamina D, como 1000 a 2000 UI ao dia ou 7000 a 14.000UI na semana.

Qual o complexo vitamínico mais completo?

O Revigoran A-Z da Nutrends é o nosso favorito. É o mais completo, ter um maior rendimento e um melhor custo-benefício. São mais de 24 compostos, entre vitaminas e minerais – incluindo todas as vitaminas do complexo B – para melhorar a disposição, oferecer mais energia no dia-a-dia e fortalecer o sistema imunológico.

Pode tomar várias vitaminas ao mesmo tempo?

Regra geral, aconselhamos que não combine mais de 3 preparados. Tente deixar algum tempo entre a toma dos vários suplementos (entre 30 minutos e uma hora). Obviamente, não convém combinar produtos com efeitos contrários. Também aconselhamos que informe sempre o seu médico sobre os suplementos que toma, mesmo vitaminas.

Faz mal tomar Polivitaminico todos os dias?

Além disso, o consumo de polivitamínicos pode causar reações em algumas pessoas, como hepatites, doenças cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e problemas nos rins ou na pele. O uso de suplemento polivitamínico pode atrapalhar, diminuir ou aumentar a ação de alguns medicamentos.

Artigo anterior
Como transformar meu bacharelado em licenciatura?
Artigo seguinte
Por que surgiu a Pesquisa Operacional?