Pode tomar Rivotril com antidepressivo?

Perguntado por: Renata Neuza de Antunes  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

A bula do remédio diz que a associação com antidepressivos é indicada apenas em casos de ansiedade e no início do tratamento. Entre as possíveis reações ao uso do Rivotril, aponta sonolência, cansaço, vertigem, coordenação anormal, irritabilidade, perda de equilíbrio e concentração prejudicada.

Pode tomar antidepressivo e Rivotril juntos?

É possível o uso do Rivotril junto com a Fluoxetina. Quanto ao uso do antidepressivo(Fluoxetina), é importante reavaliar a necessidade de tentar algum outro que vc possa tolerar os efeitos colareral. Muitas vezes o uso isolado do Rivotril não é suficiente para o retorno ao estado de equilíbrio mental.

Quem tem depressão pode tomar clonazepam?

A psiquiatra Ana Cristina diz que o medicamento usado para a depressão não pode ser clonazepam, pois ele não aumenta a quantidade de neurotransmissores no cérebro. “A depressão leve pode ser tratada só com psicoterapia. Com os antidepressivos, é preciso pelo menos seis meses de uso para ir diminuindo as doses.

Qual remédio não pode tomar com Rivotril?

Exemplos de medicamentos que devem ser usados com muita cautela ou simplesmente não usados juntamente com o clonazepam são alprazolam, amitriptilina, fenobarbital, clorpromazina, diazepam, valeriana, entre muitos outros.

O que não pode misturar com antidepressivo?

Antidepressivos + antigripal (anfetamina)

Essa combinação pode gerar grande aumento da pressão, levando até a delírios.

PARA QUE SERVE O RIVOTRIL (CLONAZEPAM)

30 questões relacionadas encontradas

O que o Rivotril faz no cérebro?

Conhecido popularmente pelo nome comercial Rivotril, o clonazepam é um medicamento ansiolítico que faz parte do grupo dos benzodiazepínicos. Devido ao efeito sedativo, ele inibe as funções do sistema nervoso central. “Isso ocorre a partir da potencialização da ação do ácido gama-aminobutírico.

Qual os males que o Rivotril pode causar?

Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.

Quais os males que o Rivotril pode causar?

Efeitos colaterais: quais os sintomas que o Rivotril causa?
  • sonolência acentuada;
  • depressão;
  • insônia;
  • dores de cabeça;
  • gripe;
  • sinosite;
  • problemas respiratórios;
  • vertigem, perda do equilíbrio e tonturas;

O que corta o efeito de um antidepressivo?

Queijos, vinho, embutidos, conservas e outros alimentos fermentados contêm tiramina, substância que pode reagir com antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) potencializando a absorção da droga pelo organismo e causando aumento súbito da pressão arterial e enxaqueca.

Quais combinaçoes de remédios fatais?

Combinações Perigosas: veja os remédios que não devem ser misturados
  1. 1 – Anti-inflamatórios e Aspirina (Ácido Acetilsalicílico) ...
  2. 2 – Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  3. 3 – Anti-inflamatórios e Corticoides. ...
  4. 4 – Paracetamol e Álcool. ...
  5. 5 – Metronidazol e Álcool. ...
  6. 6 – Anticoncepcional e Cigarro. ...
  7. 7 – Anticoncepcional e Antibióticos.

Pode tomar antidepressivo com outros remédios?

O grande perigo é que, além de muitos antidepressivos e/ou ansiolíticos causarem dependência química ou psicológica, muitos consumidores fazem uso concomitante a outros remédios, sem orientação médica ou mesmo sem comunicar ao seu profissional de saúde.

Pode tomar Rivotril e relaxante muscular?

Ação esperada de Rivotril

Clonazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos, medicamentos que causam inibição leve do sistema nervoso, com consequente ação anticonvulsivante, sedativa leve, relaxante muscular e tranquilizante.

Quem toma clonazepam pode tomar Dorflex?

Se for o Dorflex* composto, a orfenadrina aumenta a sedação e pode se somar ao efeito do clonazepam, aumentando riscos de quedas e de dirigir veículos.

O que fazer para cortar o efeito do Rivotril?

Consumo de álcool. Depressores do sistema nervoso central. Medicamentos que agem no sistema nervoso. Alguns medicamentos para o estômago.

Quem tem ansiedade pode tomar clonazepam?

Sim. Na realidade, o clonazepam é um dos remédios mais indicados para o tratamento desse transtorno de ansiedade.

Qual o melhor remédio para depressão e ansiedade?

Classes de medicamentos mais indicados para depressão
  • SNRI (Inibidor de recaptação de serotonina e noradrenalina)
  • SNDRIs (inibidores de tripla recaptação)
  • SSRI (Inibidor seletivo de recaptação de serotonina)
  • Antidepressivos Atípicos.
  • Antidepressivos tricíclicos (TCAs)
  • Antidepressivos tetracíclicos (ADT)

Qual o clonazepam mais fraco?

Se o clonazepam é de 2 mg e o outro é de 2,5 mg, como 2,5 mg são mais que 2 mg, então o de 2,5 mg é mais forte, se a dose tomada for a mesma.

Qual o calmante mais forte do mundo?

Diazepam

O diazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Como tomar Rivotril para ansiedade?

Dose inicial: 1 a 1,5 mg/dia, dividido em 2 a 3 doses. A dose pode ser aumentada, a critério médico, até atingir a dose de manutenção individual, usualmente de 3 a 6 mg/dia. Sempre que possível, dividir a dose diária em 3 doses iguais. Caso não seja possível, a maior dose deve ser tomada antes de deitar.

Qual o melhor remédio para ansiedade Rivotril ou fluoxetina?

A fluoxetina é uma medicação usada na depressão e em transtornos ansiosos. O Rivotril* (clonazepam) é usado em ansiedade e insônia e alguns casos de epilepsia. De modo geral, o clonazepam, assim como outros benzodiazepínicos ("tarja preta") não deve ser utilizado por mais de algumas semanas.

Como eliminar o efeito colateral de um remédio?

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

Quanto tempo dura o efeito de um antidepressivo?

Em geral, a acção terapêutica dos antidepressivos é relativamente lenta. Depois de iniciada a toma do medicamento. Com a dose correcta, deve-se esperar o começo da melhoria dos sintomas de depressão ao fim de cerca de 15 dias, mas a recuperação pode tardar um mês.

Como diminuir efeitos colaterais de remédios?

- Descanse e durma bastante, pois o corpo descansado responde melhor ao tratamento, além de ter os efeitos colaterais reduzidos. - Mantenha uma alimentação saudável. - Tente iniciar uma atividade física que esteja de acordo com o seu novo ritmo. - Beba muita água.

Quanto tempo leva para a pessoa se desintoxicar do Rivotril?

Alguns dias. A meia-vida dele varia de 20h a 50h. Meia-vida é o tempo que leva para o nível do medicamento no sangue cair pela metade.

É verdade que Rivotril causa demência?

Utilizados para tratar sintomas como ansiedade e insônia, os benzodiazepínicos (como Rivotril, Frontal e Lexotam) foram associados a um risco até 51% maior de desenvolvimento da demência.

Artigo anterior
Como corrigir falta de cálcio no solo?
Artigo seguinte
Como conseguir bolsa 100% Unopar?