Pode tomar 2 antibióticos diferentes juntos?

Perguntado por: Bianca Marta Rodrigues Ramos Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, experimentos realizados com camundongos mostraram que é possível combinar diferentes antibióticos para se obter melhores resultados no tratamento de infecções hospitalares provocadas por alguns tipos de bactérias.

Tem problema tomar 2 antibióticos juntos?

Não. Os vários tipos de antibióticos atuam em relação a bactérias distintas - podendo ser eficaz contra vários tipos ou apenas um -, pelo que é fundamental ser o médico a prescrever o antibiótico adequado para o tratamento de determinada doença.

Qual o intervalo de tempo entre um antibiótico e outro?

A dosagem é medida de acordo com o tempo de vida do medicamento no nosso organismo. Então, quando o médico indica que o antibiótico deve ser tomado em intervalos de 6/8/12 horas, ele está levando isso em conta. Se o paciente toma antes do período indicado, pode ter superdosagem da droga.

Pode mudar de antibiótico para outro?

Quando você reutiliza a medicação que sobrou da que foi prescrita pelo médico em outra ocasião, as bactérias estão mais preparadas e o medicamento não faz o efeito desejado. Por essa razão, você terá de mudar para outro antibiótico e o ciclo se repetirá até que não haja mais opções de tratamento.

Quantas horas de um remédio para outro?

Que horas posso tomar o outro? Se o medicamento foi administrado as 16 horas, o próximo deverá ser a meia noite. Caso tenha sido as 4 horas da manhã, deverá tomar o outro ao meio dia.

Remédios: posso tomar "tudo junto"?

42 questões relacionadas encontradas

Pode tomar 2 remédios diferentes no mesmo horário?

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

Como funciona de 8 em 8 horas?

Se você também tem medicamentos que precisam ser tomados de 8 em 8 horas, é possível organizar alguns horários que não interferem no sono. Por exemplo: tomar o medicamento às 6h, 14h e 22h. Para os medicamentos que devem ser tomados de 6h em 6h, a melhor opção é: 6h, 12h, 18h e meia noite.

Como é 8 em 8 horas?

Na receita médica está escrito “tomar 1 comprimido, por via oral, a cada 8 horas por 7 dias”. Vamos entender o que foi prescrito: 8/8 horas = três vezes por dia = 1+1+1 = 3 comprimidos por dia. 3 comprimidos por dia x 7 dias (de tratamento) = TOTAL = 21 comprimidos.

Quando o antibiótico não faz mais efeito?

Se já está tomando o antibiótico há pelo menos dois dias e ainda não notou melhora dos sintomas, fale com o seu/sua médico/a. Todo antibiótico deve ser utilizado pelo tempo completo prescrito pelo/a profissional para que o tratamento seja efetivo e não permita o desenvolvimento de resistência bacteriana.

Pode se repetir o mesmo antibiótico?

É importante passar por avaliação médica para avaliação do sítio de infecção e terapia antimicrobiana indicada. Normalmente após um curso de antibiótico, deve-se alternar outro antibiótico com a cobertura um pouco mais ampla, pelo risco de seleção bacteriana e indução de resistência.

Qual antibiótico mais forte para infecção?

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Artigo anterior
Qual banco abre conta para negativado?
Artigo seguinte
Quais as linhagens da psicologia?