Pode ser considerado um fenômeno físico a queima de um papel?

Perguntado por: Martinho Manuel Esteves de Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (68 avaliações)

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: fenômenos químicos, como queimar um papel; ou fenômenos físicos, como rasgá-lo.

Pode ser considerado um fenômeno físico?

Os fenômenos físicos são aqueles em que a constituição do material não muda. Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.

Qual é a transformação da queima do papel?

Conclua, explicando que o processo de queima do papel trata de uma transformação irreversível, pois o papel com todas as suas propriedades e características foi modificado, formando uma nova substância a partir dele.

É exemplo de fenômeno físico?

Fenômeno Físico é aquele que não altera a estrutura ou a constituição da matéria. Por exemplo, se amassarmos um papel, ele apenas mudará seu formato, no entanto, continuará sendo papel, isto é, tendo a mesma composição química. Entretanto, se o queimarmos, ele terá sua estrutura química alterada.

Porque a queima do papel é um fenômeno químico?

Na queima de papel, por exemplo, ocorre uma reação química entre a celulose - que constitui o papel - e o oxigênio presente no ar, transformando a celulose em carvão e fumaça - constituída principalmente de vapor d'água e gás carbônico.

Fenômeno físico e químico

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os fenômenos químicos?

Fenômenos químicos ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto é, da sua composição. Dizemos que ocorreu uma reação química, pois novas substâncias foram originadas. Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar.

Como identificar um fenômeno químico?

→ Sinais que identificam um fenômeno químico
  1. Mudança de cor.
  2. Efervescência (desenvolvimento de bolhas em um líquido)
  3. Liberação de energia na forma de calor ou luz.
  4. Formação de um sólido.
  5. Produção de fumaça.

O que é fenômeno químico é físico exemplos?

O fenômeno químico é caracterizado pela formação de uma nova substância, ou seja, a natureza da matéria é modificada. Por exemplo, o derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água.

O que é uma transformação física dê dois exemplos?

Como exemplos de transformações físicas temos: aquecer água, o cair das folhas no outono, um vidro que se parte, evaporação de uma substância, alongamento de uma mola elástica, entre outros.

São exemplos de transformações químicas?

Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.

O que é a transformação?

Significado de Transformação

substantivo feminino Qualquer tipo de alteração que modifica ou dá uma nova forma a; mudança: eles fizeram uma transformação na escola. Mudança de uma forma em outra; metamorfose: transformação da borboleta.

O que é reversível e irreversível?

Reversíveis é quando um material pode voltar a ser exatamente como era antes de ser transformado, ou seja, a transformação pode ser desfeita. Exemplo: água. Irreversíveis é quando os materiais após serem transformados não podem voltar ao seu aspecto inicial, não podem ser desfeitos.

O que são transformações reversíveis exemplos?

TRANSFORMAÇÕES REVERSÍVEIS:

Nas transformações reversíveis, o material pode voltar a ser como era antes da mudança. As mudanças de estado físico são exemplos de transformações reversíveis. Observe as fotografias abaixo. A água passa para o estado de gelo derretem e voltam Sólido e se transforma em gelo.

O que é uma reação física?

É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Exemplo: mudanças de estado físico da matéria.

Quais são os 2 tipos de transformações da matéria?

- Solidificação: mudança do estado líquido para o estado sólido; - Sublimação: mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa. 2- Reação Química: onde a transformação altera a espécie da matéria envolvida.

Qual a diferença entre transformação química e física dê dois exemplos de cada?

Quando transformações físicas ocorrem, a identidade química não muda. Ou seja, não há rearranjos das ligações entre as moléculas, apenas mudança no estado do material em si. Por exemplo, quando ferve-se água: o vapor que se forma continua sendo H2O, mesmo que agora na forma gasosa.

O que é um fenômeno químico cite pelo menos 5 Exemplos?

A matéria após sofrer uma reação química (um fenômeno químico), não pode mais tornar a ser como era anteriormente. Exemplos: Mudança de cor: Colocar fogo no papel, na madeira ou no carvão; água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício. Efervescência: bicarbonato de sódio (fermento)+ (vinagre)

Quais dos fenômenos abaixo são químicos?

Um fenômeno químico possui algumas características que são geralmente notadas e que estão listadas abaixo: A liberação de energia: como é o caso da queima (combustão) de um pedaço de madeira por exemplo. O aparecimento de um precipitado; A mudança de coloração: por exemplo um prego oxidando, ou seja, enferrujando.

Quais são os tipos de fenômenos que existem?

Fenômenos são modificações que ocorrem na matéria. Eles podem ser de dois tipos: fenômenos químicos, como queimar um papel; ou fenômenos físicos, como rasgá-lo.

São fenômenos naturais?

São chamados de fenômenos naturais, os acontecimentos que não tem nenhum tipo de intervenção humana. São todos os eventos da natureza, como o aparecimento de um arco-íris, a metamorfose das borboletas, os vulcões, os tsunamis, e assim por diante.

O que é processo reversível é irreversível Cite um exemplo de cada?

Os processos irreversíveis ocorrem sempre num só sentido, sendo por isso fácil reconhecer a ordem temporal com que acontecem. Exemplo de um processo reversível: Compressão lenta de um gás de modo a que, em cada instante, o sistema permaneça em equilíbrio termodinâmico.

Quais são as mudanças irreversíveis?

- PROCESSO IRREVERSÍVEL é aquele em que um sistema, uma vez atingido o estado final de equilíbrio, não retorna ao estado inicial ou a quaisquer estados intermediários sem a ação de agentes externos.

O que é mudanças irreversíveis?

É importante que concluam que quando um material sofre uma mudança, de maneira em que não é possível voltar ao seu aspecto inicial, recebe o nome de mudança irreversível. As mudanças em que os materiais voltam ao seu aspecto inicial, são chamadas de reversíveis.

O que é estado irreversível?

O estado irreversível significa que ainda há vida, mas o paciente se encontra em estado terminal, ou seja, no qual nenhum tratamento é capaz de melhorar o estado de saúde, explica a oncologista Rachel Riechelmann, head de Oncologia do Hospital A.C. Camargo.

O que é transformação exemplos?

A digestão dos alimentos, o amadurecimento das frutas, o cozimento dos alimentos, o enferrujamento do ferro, a queima de um papel, a efervescência de um antiácido e o derretimento do gelo são apenas alguns exemplos das muitas transformações da matéria que ocorrem o tempo todo.

Artigo anterior
Como lavar a banana?
Artigo seguinte
O que é uma pessoa aético?