Pode-se afirmar que todo cheque para pessoa nomeada é transmissível por endosso?

Perguntado por: Filipa Alícia Borges Maia Loureiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

Art . 17 O cheque pagável a pessoa nomeada, com ou sem cláusula expressa '' à ordem'', é transmissível por via de endosso. § 1º O cheque pagável a pessoa nomeada, com a cláusula ''não à ordem'', ou outra equivalente, só é transmissível pela forma e com os efeitos de cessão.

É possível afirmar que o endosso de cheque poderá ser realizado pelo sacado e pelo beneficiário?

O endosso de cheque poderá ser realizado pelo sacado ou por mandatário deste com poderes especiais. D A duplicata pode ser apresentada para aceite do sacado pelo próprio sacador ou por instituição financeira.

Quem endossa garante o pagamento do cheque?

“A Lei é mais que explícita: quem endossa garante o pagamento do cheque. Seja o endossatário quem for! A Lei não fez exclusões! Portanto, não cabe criar exceções à margem da lei”, afirmou.

O que se entende por cheque não transmissível?

O cheque nominativo “não à ordem” não deve ser confundido com o “cheque não transmissível”, pois enquanto o primeiro circula por cessão civil de direito, o segundo não pode circular. ... O cheque é uma ordem de pagamento que não admite o aceite, por expressa previsão legal, nos termos do art. 6º da Lei n. 7.357/85.

Quais são os requisitos essenciais do cheque?

Requisitos essenciais: a denominação “cheque”; ordem incondicional de pagar a quantia determinada; o nome do sacado; indicação do lugar do pagamento; indicação da data e do local de emissão; assinatura do sacador ou do mandatário com poderes especiais.

Como preencher cheque: NOMINAL/AO PORTADOR/CRUZADO/ ENDOSSADO

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características e espécies de cheque?

Os cheques podem ser divididos em duas categorias segundo a sua forma de emissão: Ao portador — pode ser sacado por qualquer um que se apresente com o cheque. Nominal — o banco só pode pagar àquele que estiver indicado no cheque mediante a apresentação de documento de identificação.

Quais são os tipos de cheques?

Tipo de Cheques
  • Cheque ao portador. É um cheque em que não é mencionada qualquer pessoa ou entidade beneficiária, pelo que é pagável ao apresentante.
  • Cheque nominativo. É um cheque em que é mencionado um determinado beneficiário.
  • Cheque Cruzado.

O que diz a Súmula 370 do STJ?

O cheque é pagável à vista. Considera·se não escrita qualquer menção em contrário. Parágrafo único. O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação.

Qual é o conceito de cheque?

É uma ordem de pagamento à vista emitida pelo titular de conta bancária com provisão de fundos, que deverá ser sacada contra o banco.

O que é Predatado?

É um cheque comum com uma data futura preenchida. O cheque pré-datado é quando você deseja comprar a prazo e coloca, na parte de baixo da folha, a data que você deseja que o valor seja compensado.

De quem cobrar um cheque endossado?

O portador de cheque nominal endossado em branco deve ser considerado credor da quantia registrada e, assim, possui legitimidade para promover a cobrança do título endossado pela via da ação monitória, nos termos dos Arts. 17 e 18 da Lei n. 7.357 /85.

De quem cobrar o cheque endossado?

De acordo com o art. 47 da Convenção, os sacadores, aceitantes, endossantes ou avalistas de uma letra são todos solidariamente responsáveis para com o portador. No caso do cheque, o art. 21 da Lei nº 7.357, de 2 de setembro de 1985, dispõe que o endossante garante o pagamento do cheque, salvo estipulação em contrário.

Quem responde pelo endosso?

No endosso, vimos que o endossante (credor) que transfere o título de crédito responde tanto pela existência do título quanto pelo seu pagamento, mas o devedor original não pode alegar, contra o endossatário de boa-fé, exceções pessoais. Pode alega-las somente face ao primeiro endossante, seu credor direto.

Como é feito o endosso de cheque?

As regras para endossar um cheque à outra pessoa, são bem especificas sendo que o beneficiário do cheque deve assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário, isto é, ele deve escrever o nome da pessoa a quem o cheque será transmitido.

O que é o endosso do cheque?

O endosso é um processo em que o beneficiário transfere a posse e os direitos do crédito de um cheque para um terceiro, identificando a ação no próprio documento. E para essa ação, é necessário assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário que passa a ter com o processo.

Quais são os tipos de endosso?

Tipos de endosso
  • Endosso em preto: quando o nome do endossatário é específicado no título. ...
  • Endosso em branco: não há a identificação do nome do endossatário. ...
  • Endosso simples ou translativo: quando o endossatário se torna dono do título e credor.

Qual é o conceito de cheque Quais são as principais características e espécies de cheque como preencher uma folha de cheque fundamente as respostas das perguntas?

O cheque é um título abstrato e revela-se como uma mera declaração unilateral, que é realizada pelo emitente. Para Fran Martins, um cheque é visto “[...] como uma ordem de pagamento, à vista, dada a um banco ou instituição assemelhada, por alguém que tem fundos disponíveis no mesmo, em favor próprio ou de terceiro”.

Qual é a origem do cheque?

A origem do cheque

Segundo eles, as mesas usadas pelos banqueiros tinham a forma de um tabuleiro de xadrez, daí o seu nome. ... Os bancos ingleses adotaram a ideia e instituíram o uso do cheque entre 1759 e 1772, incluindo sua numeração em série, usada para evitar falsificações do documento.

Qual é a natureza jurídica do cheque?

No aspecto legal, o cheque também é considerado título de crédito pelo Banco Central do Brasil. E o atual Código de Processo Civil estabelece que o cheque tem natureza de título executivo extrajudicial.

É entendimento sumulado do STJ que a apresentação antecipada do cheque Pré-datado causa dano moral por quebra do acordo entre partes e ofensa à Boa-fé objetiva?

O cheque é pago na data da apresentação ao banco, independente da data prevista no documento cambial. Nesse caso, aquele que antecipa a apresentação do título de crédito viola a boa-fé objetiva do contrato (STJ, súmula 370), não necessita se comprovar o dano moral, ele é presumido. STJ, súmula 370.

É legítima a apresentação antecipada de cheque Pós-datado?

Via de regra, a apresentação antecipada do cheque pós-datado gera para o emitente uma série de prejuízos. Isso ocorre porque normalmente o cheque que foi emitido nessa condição não possui fundos disponíveis no momento da emissão, a fim de que seja pago o seu valor representativo ao portador.

O que é devolução indevida de cheque?

A simples devolução indevida de cheque caracteriza dano moral, independentemente de prova do prejuízo sofrido pela vítima. A súmula 388 foi aprovada nesta quarta-feira (26) pela Segunda Seção e tem como precedentes diversos recursos julgados pela Corte.

Qual a diferença de cheque especial e cheque cruzado?

A única diferença do preenchimento do cheque cruzado para o normal é que o primeiro tem um cruzamento que o distingue. O cruzamento é feito desenhando duas retas paralelas, na diagonal, na frente do cheque. Há dois tipos dele: o cruzamento geral e o cruzamento especial.

Qual a diferença entre cheque visado e cruzado?

- Quando o sacado ( banco ) antes de pagar a importância devida atesta a existência de fundos , visando assim o cheque. ( é descontado o valor do cheque na conta do emitente , o banco faz um outro cheque do próprio banco chamado assim cheque visado e este é como dinheiro em espécie com garantia do próprio banco).

O que é tipo de cheque 5?

5. Cheque visado. Cheque visado é aquele para o qual o banco garante o pagamento.

Artigo anterior
Quais os pronomes não binários?
Artigo seguinte
Como calcular o valor da aceleração?