Pode-se afirmar que o limite de uma função não existe quando?

Perguntado por: Lara Almeida  |  Última atualização: 14. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (24 avaliações)

Pode-se afirmar que o limite de uma função não existe quando: RESposta: os limites laterais sejam diferentes.

Quando não existe o limite de uma função?

Quando não existe limite de uma função? Caso o limite não exista em alguma trajetória ou dê um valor diferente para trajetórias diferentes, dizemos que o limite não existe. Se uma função tem limites diferentes ao longo de dois caminhos diferentes no domínio de quando se aproxima de , então não existe.

Quando existe limite em uma função?

Dizemos que uma função f(x) tem um limite A quando x → a (→: tende), isto é, , se, tendendo x para o seu limite, de qualquer maneira, sem atingir o valor a, o módulo de f(x) – A se torna e permanece menor que qualquer valor positivo, predeterminado, por menor que seja.

É possível existir o limite de uma função num ponto sem que a função esteja definida neste ponto?

Vimos que Lim f(x) pode existir, mesmo que f não esteja definida no ponto a. Se f está definida em x=a e Lim f(x) existe, ainda pode ocorrer que este limite seja diferente de f(a). Uma idéia muito simples de função real contínua é a de uma função que possa ser traçada em uma folha sem retirar a caneta do papel.

Quando o limite tende a 0?

quando x tende a 0 e Lim f(x)=Lim g(x)=0. Uma forma indeterminada é o valor numérico que pode ser atribuído ao limite de uma função h=h(x) quando se substitui a variável x pelo valor numérico onde o mesmo será calculado, sem haver um trabalho mais aprimorado com a expressão envolvida com a função h=h(x).

QUANDO O LIMITE NÃO EXISTE?: Funções de duas variáveis - Limites em diferentes caminhos | Cálculo

32 questões relacionadas encontradas

Quando o limite tende ao infinito?

Conforme sabemos, a expressão x (x tende para infinito) significa que x assume valores superiores a qualquer número real e x (x tende para menos infinitos), da mesma forma, indica que x assume valores menores que qualquer número real. Exemplo: a) , ou seja, à medida que x aumenta, y tende para zero e o limite é zero.

Porque 0 elevado a 0 é indeterminado?

De acordo com Lima (1991, p. 155), a resposta mais informativa para a potência zero elevado a zero é: “ é uma operação indeterminada”. Isso significa que a potência , pode assumir diferentes valores, como: 5, -10, , 0, 1, ou ainda, não existir.

Qual o limite de uma função constante?

O limite de uma constante é igual à própria constante. Uma função não pode tender a dois limites distintos no mesmo ponto.

Quando uma função é descontínua?

Se f é uma função descontínua em um ponto x=c do seu domínio, dizemos que: f tem descontinuidade de salto (1a. espécie) em x=c, se os limites laterais de f em c existem (são finitos) e são diferentes.

Quem inventou o limite na matemática?

Matemático francês - Augustin Louis Cauchy – 1789/1857 foi, entre outros, um grande estudioso da Teoria dos Limites.

O que é o conceito de limite?

O conceito de limite relaciona-se com a ideia de divisão, que muitas pessoas imaginam pertencer à ideia de fronteira, o que não é correto. O limite é a divisão entre uma unidade territorial e outra, geralmente entre dois países.

Quais são os tipos de limites que existem?

  • 1) Limite de uma constante.
  • 2) Limite da soma.
  • Exemplo:
  • 3) Limite da diferença.
  • Exemplo:
  • 4) Limite do produto.
  • Exemplo:

Qual é o significado da palavra limite?

Que atingiu um ponto máximo ou extremo (ex.: valor limite). [Como adjectivo , pode ser ligado por hífen ao nome que qualifica (ex.: data-limite).] Origem etimológica:latim limes, -itis, caminho, raia, fronteira, atalho.

Como calcular os limites laterais?

Um limite lateral é o valor do qual a função se aproxima conforme os valores de x se aproximam do limite por *apenas um dos lados*. Por exemplo, f(x)=|x|/x resulta em -1 para números negativos, 1 para números positivos, e é indefinida para 0.

Qual o limite da função Lim?

Noção Intuitiva: Limites no infinito

O domínio dessa função é: = { ∈ ℝ}, ou seja, não há nenhuma restrição no domínio da função, pois o denominador nunca será igual a zero.

Quando o limite da 1-0?

a divisão 1/0 é indefinida ou impossível entre os números.

O que significa forma descontínua?

1. Não contínuo; não continuado. 2. Que tem interrupções ou intermitência.

O que é uma função contínua é descontínua?

Dizer que uma função é contínua em um ponto significa dizer que o limite bilateral nesse ponto existe e é igual ao valor da função. A descontinuidade pontual/removível ocorre quando o limite bilateral existe, mas não é igual ao valor da função.

Quando é que uma função é Diferenciavel?

Em matemática, uma função diferenciável de uma variável real é uma função cuja derivada existe em cada ponto de seu domínio. Em outras palavras, o gráfico de uma função diferenciável tem uma reta tangente [en] não vertical [en] em cada ponto interior de seu domínio.

O que é o zero da função?

Designa-se por zero de uma função todo o valor da variável independente x que tem por imagem o valor zero. Por outras palavras, zero de uma função é todo o valor de x, pertencente ao domínio dessa função, tal que = 0.

Quais são as propriedades dos limites?

Propriedades dos limites

O limite da soma é a soma dos limites. O limite da diferença é a diferença dos limites. O limite do produto é o produto dos limites. O limite do quociente é o quociente dos limites desde que o denominador não seja zero.

Qual é o gráfico que não representa uma função?

Se dois pontos ou mais pegasse nessa reta(o que não acontece se testar), o gráfico não seria uma função.

Por que 0⁰ é igual a 1?

Sabemos que todo número diferente de zero, elevado a zero, é igual a 1. Mas, e se o número for zero? A expressão matemática 00 é considerada como uma indeterminação em Matemática. Em cálculo, como é uma expressão muito usada, ela é considerada por convenção como sendo igual a 1.

Por que 0 elevado a zero é 1?

Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1. Sempre que uma potência tiver base igual a 10 seu resultado será igual a 1, seguido de tantos zeros quantos forem as unidades do expoentes.

Por que 2 elevado a zero é igual a?

É um ponto de vista, dizer que 2 elevado a zero é igual a 1 vezes zero, mais a matemática consegue explicar melhor, utilizando a multiplicação ou a divisão de potencias.

Artigo anterior
Como trabalhar vender infoprodutos?
Artigo seguinte
Qual o melhor curso na área de tecnologia?