Pode repassar taxa de cartão para cliente?

Perguntado por: Luciana Vera Domingues Mendes  |  Última atualização: 2. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Respondendo à pergunta: “posso repassar a taxa do cartão para o cliente?”, a resposta é “sim”. Quem trata do assunto é a Lei nº 13.455/2017. Conforme determina a lei, a empresa pode cobrar uma taxa do cliente pela utilização do cartão.

Pode cobrar taxa do cartão do cliente?

Legalmente, o seu estabelecimento pode cobrar a taxa da maquininha a qualquer momento, desde que ela esteja relacionada com o custo transacional. Ou seja, não vale repassar o custo do aluguel do aparelho ou de antecipação de vendas no crédito, por exemplo.

Como repassar a taxa do cartão para o cliente?

Como repassar os juros da maquininha para o preço da venda? Para repassar os juros da maquininha sobre determinado produto, é preciso: Multiplicar o preço do item por 100. Subtrair a taxa da maquininha por 100.

Qual a lei que permite cobrar taxa do cartão?

SIM. A Lei Federal nº 13.455 /2017 permite a cobrança diferenciada de valores por estabelecimentos comerciais, de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo consumidor. Na prática, caso o cliente…

Quem deve pagar a taxa do cartão de crédito?

Quando um cliente paga com um cartão de débito, crédito ou pix na maquininha, o estabelecimento comercial deve pagar uma taxa à operadora do cartão pela transação.

YELLY - Como calcular e repassar as Taxas

18 questões relacionadas encontradas

Como funciona taxa do cartão?

O que são as taxas de cartão? As adquirentes, empresas responsáveis pelas maquininhas de cartão, cobram dos seus clientes taxas que são fixadas no momento da contratação do serviço. Elas são descontadas a cada venda realizada no estabelecimento via crédito ou débito.

Quem arca com o juros da maquininha?

Por padrão, é o próprio comprador quem arca com as taxas de parcelamento das compras.

Pode cobrar acréscimo no cartão de crédito é permitido?

Informando sobre a prática, os estabelecimentos podem cobrar valores diferentes para pagamentos à vista, a prazo, em dinheiro ou com cartão, sem que se constitua infração.

Pode cobrar acréscimo no cartão de crédito à vista?

Compras por meio de cartão de crédito são consideradas à vista e, portanto, não pode ser cobrado nenhum acréscimo.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cartão de crédito?

A loja não pode exigir um valor mínimo para o consumidor pagar a compra com cartão. Segundo o Idec e o Procon, se a loja aceita cartão como meio de pagamento, deve aceitá-lo para qualquer valor nas compras à vista. A compra com o cartão de crédito, se não for parcelada, é considerada pagamento à vista.

Pode cobrar taxa no cartão de débito cigarro?

Caso o consumidor queira pagar com o cartão de crédito ou débito, não pode haver aumento no valor do produto.

Pode cobrar acréscimo no Pix?

A resposta mais correta é: depende. Alguns fatores vão alterar esta resposta, o certo a se dizer é que o Pix vai ser cobrado sim, em algumas situações. Dependendo da atividade, ou de quem vai emitir o pagamento, este tipo de transferência pode ser cobrada.

Pode cobrar taxa no Pix na maquininha?

Na opção “Ver extrato”, elas vão aparecer como “Pix na máquina”, você também pode consultar na opção “Minhas vendas”. Importante: os 30 primeiros dias após a aprovação da conta e entrega da máquina são grátis. A partir do segundo mês, será cobrada uma taxa de 0,99% por venda.

Pode ser cobrado taxa de Pix?

Além disso, as tarifas, quando existentes, são cobradas pelas instituições que ofertam o Pix (bancos, fintechs, cooperativas, entre outros), de maneira regulamentada pelo próprio Banco Central. A regra geral é que as pessoas físicas são isentas de cobrança de tarifas para enviar ou receber um Pix.

Quanto de acréscimo no cartão de crédito?

Geralmente, variam entre 3% e 5% para vendas no crédito. Na prática, essa taxa do cartão de crédito serve para cobrir os custos associados à transação e, em alguns casos, garantir uma margem de lucro para a empresa que oferece a maquininha ou o meio de pagamento.

Quem vende parcelado no cartão recebe a vista?

Também comum entre os consumidores, o pagamento parcelado no cartão de crédito também permite ao lojista ou prestador de serviços receber a quantia à vista, já que o cliente torna-se devedor da instituição emissora do cartão, que por sua vez, repassa o valor da venda de uma só vez ao profissional.

Sou obrigado a pagar à vista?

O que diz a lei sobre o desconto à vista? De acordo com a Lei N° 13.455/17, a variação dos preços dos produtos é permitida para métodos de pagamentos diferentes, mas não é obrigatória. Dessa forma, fica a critério do lojista oferecer descontos ou não em seus produtos pagos à vista.

Quem tem que pagar o acréscimo da maquininha?

Neste caso, quem arca com a taxa é o lojista. Você digita R$ 100 na máquina, por exemplo, e recebe R$ 100 – o custo vai para as parcelas, que ficarão maiores. É uma cobrança de juros normal, com a qual as pessoas estão acostumadas.

Como funciona o acréscimo da maquininha?

De uma forma geral, a taxa de transação pode ter o valor 2% para as vendas no débito e 4% no crédito, dependendo do número de parcelas, faturamento e negócio. A tarifa para o custo da máquina é uma das mais comuns, mas pode variar de acordo com o tipo de aquisição, se será alugada ou comprada pelo negócio.

Qual a diferença de parcelar para o vendedor ou comprador?

Se selecionar a opção "Parcelado vendedor", você paga as tarifas. Já no caso de "Parcelado comprador", é o cliente que arca com elas. Tão simples quanto parece. A opção escolhida fica configurada para todas as vendas, portanto você deve ficar atento ao que cadastrou nesta página e fazer alterações se for necessário.

Como funciona a nova regra do cartão de crédito?

A principal novidade é o teto para os juros do rotativo do cartão de crédito, que agora não poderão superar 100% da dívida original. Para efeito de comparação, de acordo com o Banco Central, os juros do crédito rotativo estavam em 431,60% em novembro de 2023.

Como cobrar juros de um cliente?

Como cobrar juros do cliente?
  1. Informar previamente ao cliente sobre as condições de pagamento e as consequências do atraso;
  2. Emitir uma nota fiscal ou um contrato que especifique os valores, as datas e as taxas de juros;
  3. Enviar lembretes ao cliente antes do vencimento da dívida e após o atraso;

Qual maquininha aceita Pix sem taxa?

Mas existe uma forma de você vender por Pix direto pela maquininha sem pagar nenhuma taxa – basta usar a Maquininha Smart da InfinitePay.

Como cobrar na máquina de cartão?

Caso o pagamento seja com cartão com chip, basta inseri-lo na maquininha. Se ele for de tarja, você pode passar o cartão na área dedicada a isso no aparelho. Agora, se o pagamento for por aproximação, basta aproximar o cartão da tela da máquina.

Quem paga taxa sobre Pix?

Não há taxamento no Pix para pessoas físicas e MEIs, porém, em alguns casos específicos podem haver cobrança de tarifa no Pix, sendo os seguintes casos: recebimento maior que 30 Pix no mês, recebimento de pix com QR Code dinâmico, recebimentos de QR Code de um pagador pessoa jurídica, recebimento em conta definida em ...

Artigo anterior
Qual é a pior empresa de jogos?
Artigo seguinte
Qual a garantia da embreagem Luk?