Pode registrar um filho com qualquer nome?

Perguntado por: Júlia Carlota Branco  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.

É necessário o nome do pai no registro de nascimento?

A mãe ou o filho maior de 18 anos que não tiver o nome do pai em sua certidão deve ir a qualquer cartório de registro civil do país e apontar o suposto pai. Para isso, precisa ter em mãos a certidão de nascimento do filho a ser reconhecido e preencher um formulário padronizado.

Pode registrar filho sem nome da mãe?

A mulher solteira pode registrar seu filho sozinha, informando, no Cartório, o nome do pai da criança. ... Quando o suposto pai confirma a paternidade por escrito, o Juiz autoriza o Cartório a colocar o nome do pai, e também os dos avós paternos na certidão de nascimento.

É possível colocar qualquer nome no filho?

Há liberdade para escolha do prenome da criança por parte dos pais, ou seja, como regra geral, os genitores podem optar pelo prenome que quiserem par os filhos, não cabendo ao Estado intervir na eleição do antenome.

Quando não tem nome do pai no RG O que colocar?

?Se você não tem o nome do seu pai declarado em seu documento de identificação, inclua o nome completo da sua mãe no campo nome do pai durante o processo de abertura da conta.

Não quero registrar meu filho com o nome do pai.

20 questões relacionadas encontradas

O que significa pai não declarado?

“Pai não declarado”. É essa expressão que aparece na certidão de 5,5 milhões de crianças no país que não têm a paternidade reconhecida. Mas, em muitos casos, o nome não significa presença. Segundo a Data Popular, existem 67 milhões de mães no Brasil, sendo que 31% (20 milhões) são solo.

Como registrar bebê com pai ausente?

Lei 13.112/2015

Atenção mamães, com o advento da Lei nº 13.112/15, as mães podem dirigir-se ao cartório para providenciar o registro de seu filho, com ou sem a presença do pai da (s) criança (s).

Qual sobrenome posso colocar no meu filho?

No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. Mas eles também podem optar por dar ao filho apenas um de cada família, se quiserem. Sobrenomes que não estão no registro dos pais, mas pertencem à família, também podem ser incluídos.

Pode colocar o nome do filho de Lúcifer?

Sim. O assunto é polêmico, mas a decisão vai caber ao juiz responsável pelos registros na área. A lei brasileira estabelece que o oficial deve recusar prenomes que exponham a pessoa ao ridículo, o que abre margem para a subjetividade e exageros. "Um dia apareceu aqui um rapaz querendo chamar o filho de Lúcifer.

Qual sobrenome o filho leva?

Costumeiramente, coloca-se no sobrenome do filho o último sobrenome da mãe e o último sobrenome do pai, ou às vezes só o sobrenome do pai. No entanto, a Lei de Registros Públicos não traz nenhuma obrigatoriedade neste sentido, sendo somente um costume.

Pode registrar um filho só com o nome da mãe 2022?

A mãe pode registrar o filho apenas com o seu sobrenome. Se o pai for ausente, será intimado para declarar ou negar a paternidade. Caso o pai seja reconhecido posteriormente, ele poderá incluir seu sobrenome ao da criança mediante autorização judicial.

Quais são os documentos necessários para registrar um filho?

Os pais devem levar ao cartório de registro civil os documentos pessoais (RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento), bem como a “declaração de nascido vivo”, emitida pelo hospital ou maternidade e entregue aos pais do bebê após o seu nascimento.

Quais os documentos necessários para fazer o registro de nascimento?

-Documento dos pais, com foto, válido em todo território brasileiro (RG, CNH, Passaporte); -Declaração de Nascido Vivo (DNV) da criança (fornecida pelo hospital ou maternidade onde houve o parto). Caso o pai não possa fazer o registro, cabe à mãe providenciar a certidão de nascimento sozinha.

O que acontece se o pai não registrar o filho?

Há uma solução jurídica para isso. Quando ocorre a referida situação, será necessário ingressar com uma ação judicial de investigação de paternidade, que poderá ser cumulada com o pedido de fixação de alimentos.

O que acontece se o pai não quiser registrar o filho?

E se o pai não quiser assinar a declaração? A mãe poderá procurar o cartório, o Ministério Público ou a Defensoria Pública para enviar intimação ao suposto pai para que se manifeste sobre as alegações. Caso o pai não concorde, a mãe poderá ingressar com Ação de Investigação de Paternidade.

O que colocar no documento quando não tem pai?

"Antigamente era comum registrar pai desconhecido. Hoje é vedado, quando não tem o pai não menciona desconhecido, ignorado, nada. Hoje, com o Provimento nº 16 do CNJ, nem é mais possível fazer isso. Registra-se apenas o nome da mãe", explica Valota.

Pode registrar com nome de Lúcifer?

“Com relação a Lúcifer, por exemplo, pode-se alegar que se o estado é laico pode-se usar esse nome, mas a decisão não é por questão religiosa, mas cultural. Esse nome tem uma carga muito grande”, afirmou o juiz Marcelo Benachio, titular da Vara de Registros Públicos da Capital, em São Paulo.

Pode usar o nome Lúcifer?

Letras como Y, K e W são permitidas, a partir do momento que integraram o alfabeto do Acordo Ortográfico de 1990. Países como a Suiça, França e México vetam nomear bebês com títulos de marca, tais como Nutella, Facebook e Chanel. Já na Nova Zelândia, Lúcifer, por exemplo, não é permitido.

Qual é o nome do filho de Lúcifer?

Jack é filho de Lúcifer e Kelly Kline. Ele é o primeiro e único Nephilim conhecido a ser criado por um Arcanjo.

Qual é o nome e sobrenome?

NOME É A PALAVRA QUE IDENTIFICA ALGO, É UMA DENOMINAÇÃO. O SOBRENOME SÃO AS JUNÇÕES DO SOBRENOME DAS FAMÍLIAS MATERNAS E PATERNAS. CHAMAR ALGUÉM PELO NOME É DIZER QUE ESTA PESSOA É ÚNICA.

Qual o segundo sobrenome mais usado no Brasil?

O segundo sobrenome mais comum no Brasil é Santos. Ele surge a partir do latim Sanctorum e significa “todos os santos”. Isso porque era comum com que ele fosse atribuído às pessoas que nasciam no dia 1º de novembro, “dia de todos os santos”. É também um dos sobrenomes mais antigos de Portugal.

Qual é o sobrenome mais importante?

Desde então, se espalharam pelo resto do país, popularizando os sobrenomes.
  • 1 — Silva. Mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome “Silva”, que também é o mais comum em Portugal. ...
  • 2 — Santos. ...
  • 3 — Oliveira. ...
  • 4 — Souza. ...
  • 5 — Rodrigues. ...
  • 6 — Ferreira. ...
  • 7 — Alves. ...
  • 8 — Pereira.

O que é paternidade presumida?

A Paternidade Presumida ocorre quando o pai se recusa a realizar o exame de DNA, que, atualmente, é o meio mais eficaz de se comprovar a filiação.

Quando o filho não é registrado tem direito a pensão?

A resposta é sim, o pai biológico deve pagar pensão alimentícia ao filho mesmo quando não o registra. O entendimento é de que o fato de não estar no registro de nascimento da criança, não inviabiliza a necessidade de pagamento das despesas materiais.

Qual o valor da multa por atraso de registro de nascimento?

II - multa de mora, calculada à taxa de 0,33% (trinta e três centésimos por cento), por dia de atraso, a partir do primeiro dia subsequente ao do vencimento do prazo previsto para recolhimento até o dia em que ocorrer o seu pagamento, limitada a 20% (vinte por cento).

Artigo anterior
Como fazer um fluxo de trabalho?
Artigo seguinte
Como funciona o mandado de busca e apreensão?