Pode receber auxílio doença e Auxílio-acidente juntos?

Perguntado por: Wilson Rodrigo Valente Guerreiro Guerreiro  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

Não. A lei veda expressamente a acumulação entre o auxílio-acidente e qualquer modalidade de aposentadoria.

Quem recebe Auxílio-acidente pode se afastar pelo INSS?

Quando o trabalhador sofre um acidente e precisa se afastar do trabalho, por mais de 15 dias, ele passa a ter direito ao auxílio-doença a ser pago pelo INSS até o final do período de incapacidade, ou seja, até se recuperar 100%.

Pode receber aposentadoria junto com auxílio-acidente?

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é clara no sentido de que é possível a cumulação do auxílio-acidente com a aposentadoria, desde que ambos os benefícios sejam anteriores à vigência da Lei n. 9.528/97, que vedou a cumulação do auxílio-acidente com a aposentadoria.

Como é feita a conversão do Auxílio-doença com auxílio-acidente?

Não existe na lei um procedimento para requerer diretamente o pedido de auxílio-acidente, pois esse benefício precede de um auxílio-doença que somente após a consolidação das sequelas ao qual o segurado ficou acometido é que o benefício de auxílio-doença é convertido em auxílio-acidente.

Qual a diferença de Auxílio-doença com auxílio-acidente?

Qual a diferença entre auxílio-doença e auxílio-acidente? O auxílio-doença é pago no momento em que você estiver incapacitado de forma temporária para o trabalho, seja por doença ou acidente. E o auxílio-acidente é uma indenização pelas sequelas em razão dessa doença ou acidente.

POSSO RECEBER AUXÍLIO-DOENÇA E AUXÍLIO-ACIDENTE JUNTOS?

37 questões relacionadas encontradas

Qual o valor do benefício do auxílio acidente?

O valor do auxílio acidente nesse caso será 50% do valor da aposentadoria por incapacidade permanente do segurado na hora que ocorreu o fato gerador. Já se o acidente ou doença ocorreu a partir do dia 20 de abril de 2020, o valor do benefício voltará a ser de 50% do Salário de Benefício.

Quando o Auxílio-acidente vira aposentadoria?

Tanto o auxílio-acidente quanto o auxílio-doença podem ser transformados em aposentadoria por invalidez. Isso poderá ser feito quando constatar-se que a incapacidade do segurado se tornou “total e permanente”, ou seja, ele está totalmente incapacitado para qualquer atividade laborativa e não tem prognóstico de melhora.

O que significa o benefício foi concedido em espécie acidentária?

Auxílio-doença acidentário: neste caso o benefício é concedido ao empregado que sofreu acidente de trabalho ou for acometido por doenças ocupacionais - doenças contraídas ou agravadas pelo trabalho. Neste caso não há período de carência, podendo o auxílio ser pago a qualquer momento ao empregado.

Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?

Em geral de 1 a 6 meses para que o segurado receba benefício e depois volte ao trabalho. Mas, normalmente esse prazo não passa de 2 meses.

Quais os benefícios previdenciários que não podem ser acumulados?

Quais benefícios não podem ser acumulados?
  • Duas aposentadorias pelo mesmo regime de previdência;
  • Salário maternidade com auxílio-doença;
  • Auxílio acidente com qualquer aposentadoria, salvo com DIB (data de início de benefício) anterior a 11 de novembro de 1997;

É possível que ocorra a acumulação do recebimento de benefícios previdenciários?

Embora muitos não saibam, é possível acumular dois benefícios previdenciários. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede benefícios como a aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, licença-maternidade, auxílio-acidente, entre outros.

Quais os benefícios do INSS que podem ser acumulados?

Benefícios que podem ser acumulados
  • Pensão por morte;
  • Outra pensão por morte de regime diverso;
  • Ou pensões aliadas às atividades militares presentes;
  • Aposentadoria rural por idade;
  • Pensão por morte de trabalhador urbano.

Quando o auxílio-doença se transforma em aposentadoria por invalidez?

Para que o beneficiário do auxílio-doença consiga converter o provento em aposentadoria por invalidez é necessário cumprir os seguintes critérios:
  1. Período de 12 meses de carência, salvo os casos de dispensa (art. 26, II e art. 151 da lei 8.213/91);
  2. Qualidade de segurado;
  3. Incapacidade permanente para o trabalho.

Quanto tempo tem que ficar encostado para se aposentar?

Geralmente é fixado pelo INSS 120 dias para o trabalhador se recuperar e voltar ao trabalho. Se o prazo dado pelo Instituto terminar e você ainda não estiver recuperado poderá solicitar uma prorrogação do benefício. Será necessário que você comprove que ainda necessita do auxílio.

Quando o perito sugere aposentadoria por invalidez?

Após a perícia médica, será determinado pelo médico perito se você está elegível para ter direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Em geral, o segurado só consegue se aposentar se o seu caso não tiver recuperação.

O que quer dizer espécie acidentária?

Auxílio-doença Acidentário (Espécie-91): É pago pelo INSS ao trabalhador que devido a algum problema de saúde não tenha condições de trabalho, portanto nesse caso o INSS entende haver relação com o trabalho, tenha ele ocorrido dentro da empresa ou no trajeto.

Quem paga o auxílio doença acidentário?

Como mencionamos anteriormente, o auxílio-doença é pago aos trabalhadores que adoeceram por mais de 15 dias consecutivos. É importante lembrar que os 15 primeiros dias devem ser pagos pela empresa. A partir do 16° dia, o pagamento é realizado pela Previdência Social.

O que significa informamos que após a revisão o benefício foi convertido em auxílio por incapacidade temporária?

O auxílio por incapacidade temporária é um benefício concedido pela previdência social ao segurado que se encontra incapacitado para exercer seu trabalho. Nessa condição, ele pode solicitar o afastamento pelo INSS e receber um auxílio, cujo valor varia de pessoa para pessoa.

Qual o CID para aposentadoria por invalidez?

i) Espondiliartrose anquilosante (CID M 45); j) Nefropatia grave (CID M 289); k) Estado avançado de doenças de Paget (osteíte deformante) (CID M 889); I) Síndrome da deficiência imunológica adquirida - AIDS (CID B 24);

Quais as doenças crônicas que lhe dar o direito a aposentadoria?

Lista de doenças que garantem a aposentadoria por incapacidade permanente
  • Doença de Parkinson.
  • Tuberculose ativa.
  • Alienação mental.
  • Cegueira.
  • Nefropatia grave.
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).
  • Esclerose múltipla.
  • Hanseníase.

Quantas aposentadorias Uma pessoa pode receber?

Você pode receber duas aposentadorias ao mesmo tempo. Uma de cada regime. O artigo 37 da Constituição permite a cumulação de duas aposentadorias de regimes diferentes. Mas é importante verificar se a atividade que você exerce permite essa cumulação.

Pode se acumular 2 aposentadorias?

Só é permitido acumular duas pensões por morte ou duas aposentadorias se forem de regimes previdenciários diferentes. Ou seja, você pode receber duas aposentadorias ou duas pensões por morte, caso um dos benefícios seja concedido pelo Regime Geral da Previdência e o outro por um regime diferente.

É possível acumular vencimentos e proventos de aposentadoria?

“A acumulação de proventos e vencimento somente é permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos acumuláveis na atividade, na forma permitida pela Constituição. C.F., art. 37, XVI, XVII, art. 95, parágrafo único, I.

Pode acumular 2 BPC?

É possível ter mais de um BPC na mesma família? Conforme uma portaria que foi publicada nesse ano, é sim possível ter mais de um Benefício de Prestação Continuada no mesmo grupo familiar. Isso porque não entrará mais para o cálculo os benefícios de até um salário-mínimo pago pelo INSS.

Pode acumular um auxílio-doença com uma pensão por morte do cônjuge?

Quais outros benefícios podem ser acumulados com a pensão por morte? O benefício previdenciário de pensão por morte, pode ser cumulado também com outros benefícios, sendo eles, auxilio doença, auxilio acidente, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, auxilio reclusão e salário maternidade.

Artigo anterior
Onde ver Armazenamento Samsung?
Artigo seguinte
Como enxerga uma borboleta?