Pode processar operadora de celular por perturbação?

Perguntado por: Cátia Iara Nascimento de Freitas  |  Última atualização: 28. März 2025
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Pode processar operadora de celular por perturbação? As ações indenizatórias podem ser ajuizadas quando o telemarketing ultrapassa os limites da livre propaganda e invade a privacidade do consumidor, expondo-o ao ridículo.

Como processar operadora por perturbação?

Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br. No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.

Como processar a Claro por importunação?

Como proceder

Além do site Não Me Perturbe, os consumidores podem tomar outras providências para evitar o recebimento das ligações abusivas. As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como processar uma operadora de telefonia?

Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações.

Tem como processar a Vivo por ligações indesejadas?

Você pode registrar a reclamação junto ao Procon do seu estado, relatando que continua a receber as chamadas de determinada empresa. No caso do Não Me Perturbe é só preencher o formulário de cadastro notificando a prestadora que descumpriu o compromisso. A empresa tem 5 dias para responder ao consumidor.

INDENIZAÇÃO POR LIGAÇÕES EXCESSIVAS

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Como processar ligações insistentes?

As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em casos mais insistentes, entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.

Onde denunciar ligações excessivas?

Para novo cadastro de telefone ou denúncia, acesse o sistema de atendimento Procon-SP Digital, no link consumidor2.procon.sp.gov.br , e escolha a opção Não Me Ligue. Caso não possua cadastro, será preciso realizá-lo através da opção Cadastre-se.

O que fazer quando uma empresa não para de ligar?

Para bloquear, você deve acessar o site do Procon, órgão de defesa do consumidor, do seu estado e fazer o cadastro com seu nome completo, CPF e e-mail. Depois, é só indicar o número de telefone que tem te incomodado.

Quais problemas a Anatel resolve?

O que a Anatel pode resolver? A Anatel é o órgão que fiscaliza os serviços de telecomunicações no país, como internet banda larga, planos de celular e telefone fixo. Além disso, a agência recebe reclamações contra operadoras, sugestões e denúncias.

Como denunciar uma empresa que não para de ligar?

Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br com a data e o número de origem da chamada com DDD (se houver), o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.

Tem como processar a Claro por ligações indesejadas?

O cadastro deve ser realizado no https://www.naomeperturbe.com.br , onde o usuário deve informar o número de telefone que deseja realizar o bloqueio e a Prestadora participante para o qual não deseja receber chamadas. O bloqueio ocorrerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação.

Estou recebendo ligações de vários números?

Na maioria dos casos, ligações de números aleatórios vêm de serviços de robô contratados por empresas de telemarketing. Basicamente, são programas de computador que disparam milhares de chamadas para mapear números que atendem. A ideia é atingir o máximo possível de potenciais consumidores com menos gasto operacional.

Como denunciar a Claro por ligações indesejadas?

Você consegue fazer o bloqueio de ligações da Claro e da Vivo pelo site Não Me Perturbe, já que são empresas cadastradas e possuem o telemarketing ativo. Para realizar o bloqueio basta acessar o site "Não Me Perturbe", Clicar em "Novo bloqueio", selecionar a empresa que será bloqueada e pronto!

Como funciona a denúncia por perturbação do sossego?

Denúncias de perturbação do sossego

Nesse caso, seria necessário entrar em contato com a Polícia Militar através do 190 e solicitar o atendimento, sendo necessário se identificar. Outra medida também citada é levar o caso para a Justiça.

Pode denunciar por perturbação do sossego?

O telefone 181 funciona todos os dias da semana, das 8h às 23h, e as ligações são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181, que permite inserir fotos e vídeos. Por telefone ou pelo site o sigilo das informações é preservado.

O que é uma cobrança abusiva?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Como denunciar uma operadora de celular?

O Anatel Consumidor é um aplicativo para Android e iPhone (iOS) que permite realizar solicitações às operadoras brasileiras. No app, você pode registrar sugestões, esclarecer dúvidas e fazer reclamações sobre Internet, banda larga, telefone fixo, celulares e TVs por assinatura.

O que acontece quando abrimos uma reclamação na Anatel?

Assim que recebe a sua reclamação, a Anatel a encaminha para a operadora, que tem dez dias corridos para dar uma resposta ou solução ao caso. É a operadora, e não a Anatel, quem deve lhe responder. Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no próprio sistema Anatel Consumidor. 5.

Quem está acima da Anatel?

Tanto que, no Procon, as empresas de telefonia lideraram o ranking de reclamações em 2021. Enquanto isso a Anatel atendeu cerca de 2,24 milhões de queixas contra operadoras de telefonia. Mas afinal, qual deles seria melhor para notificar uma queixa e resolver problemas com serviços de telecom?

Como reclamar na Anatel sobre ligações indesejadas?

A plataforma “Não Me Perturbe”, disponível na internet no endereço www.naomeperturbe.com.br, possibilita que os consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing ativo se cadastrem, gratuitamente, na “Lista Nacional de Não Perturbe”.

Como faço para processar a Vivo?

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo 0800 775 1212 de segunda a sexta das 08h às 19h para pessoa física e das 08h às 18h para pessoa jurídica, exceto feriados nacionais.

Quantas vezes uma empresa pode me ligar por dia?

As empresas não poderão ligar para a mesma pessoa mais de 3 vezes por dia; Pesquisas e sorteios não poderão ser usadas como pretexto quando a real intenção da ligação for a venda de produtos; Ligações que oferecem um serviço ou produto já cancelado pelo consumidor dentro de um período de 12 meses são proibidas.

Pode processar ligações de cobrança?

Ligações excessivas de cobrança ferem o Código de Defesa do Consumidor e podem ser denunciadas.

O que são esses números que ligam e não falam nada?

Porém, não é isso que acontece. Isso provavelmente é um sinal das chamadas robocalls. Trata-se de ligações realizadas por robôs de centrais de telemarketing que estão tentando entrar em contato com você.

O que diz os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor?

42 do Código de Defesa do Consumidor e configura crime de consumo, nos termos do art. 71 do referido diploma legal. É direito do credor obter o pagamento da dívida após o vencimento sem a devida quitação, mas a recuperação do crédito deve ser realizada de maneira adequada e dentro de limites razoáveis.

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