Pode penhorar caderneta de poupança?

Perguntado por: Ângela Batista de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)

Quanto à pessoa física, o art. 833 do CPC, no inciso X, dispõe como absolutamente impenhorável "quantia depositada em caderneta de poupança, até o limite de 40 (quarenta) salários mínimos".

Pode haver penhora de poupança?

São impenhoráveis os saldos inferiores a 40 salários-mínimos depositados em caderneta de poupança, em outras aplicações financeiras e em contas-correntes. Essa foi a decisão da 1ª turma do STJ ao ressaltar precedentes do Tribunal.

Qual conta não pode ser penhorada?

Dentre as limitações de bloqueio, está o salário. Bancos ou credores não podem penhorar ou confiscar salários, aposentadorias e pensões, que são pagamentos que estão automaticamente protegidos. Isso também vale para os trabalhos e serviços prestados como autônomo ou profissional liberal.

É lícita a penhora dos valores encontrados na conta poupança?

PENHORA DE CONTA POUPANÇA. POSSIBILIDADE. A impenhorabilidade de valores relativos a salários e cadernetas de poupança não se aplica à hipótese de constrição para pagamento de créditos de natureza alimentar, como o crédito trabalhista. Inteligência do artigo 833 , § 2º do CPC .

Pode haver bloqueio judicial de conta poupança?

O ❌ DA QUESTÃO: CONTA POUPANÇA pode ser bloqueada por decisão judicial? Em regra, a poupança não pode ser bloqueada. O artigo 833 do Código de Processo Civil declara que essa modalidade de conta bancária é impenhorável: Art.

PENHORA DE POUPANÇA PARA O PAGAMENTO DE DÍVIDAS

36 questões relacionadas encontradas

O que descaracteriza uma conta poupança?

Conta poupança pode ser descaracterizada em razão de pagamentos e saques, não estando protegida pela pela impenhorabilidade do art. 649, CPC. A conta poupança pode ser penhorada se pelas sucessivas movimentações for caracterizado o uso da mesma como conta corrente. AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL.

Que tipos de contas não podem ser bloqueadas judicialmente?

Não pode haver bloqueio na conta salário ou conta que recebe aposentadoria, já que elas representam fonte de sustento da pessoa. Há um limite também para bloqueio, que não pode ultrapassar o valor de 40 salários mínimos existentes em conta poupança – conhecidos como valores impenhoráveis.

Quais contas podem ser bloqueadas?

Além dos investimentos financeiros (exceto a poupança), também podem ser bloqueadas outras rendas e saldos do devedor que não tenham ligação direta com o trabalho.

Qual investimento não pode ser bloqueado?

Até 40 salários mínimos depositados em poupança não podem ser bloqueados, ou seja, são impenhoráveis.

Quais são os bens impenhoráveis?

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.

Quais são os bens impenhoráveis novo CPC?

A impenhorabilidade ocorre de forma absoluta ou relativa, ou seja, há os bens que não podem ser penhoráveis de maneira alguma, conforme listagem prevista no art. 833 do CPC/15.

Qual investimento é impenhorável?

Permitiu-se, então, que, independentemente da natureza da verba, se poupança ou investimento, deve ser considerada impenhorável qualquer quantia depositada até o valor de 40 salários mínimos.

Pode bloquear investimentos?

Poupança e investimentos também podem ser bloqueados? A lei protege a poupança contra o bloqueio. Valores até 40 salários mínimos (R$ 41.800,00, em valores de 2020) na poupança são protegidos da penhora. Acima desse valor, o banco pode pedir o bloqueio apenas daquilo que exceder o limite de 40 salários mínimos.

Como proteger dinheiro de penhora?

Basta apenas uma emissão de ordem de penhora online, sendo o magistrado responsável por registrar a quantidade de vezes que a mesma ordem deverá ser repetida e pronto – o sistema passará a repetir automaticamente os bloqueios nas datas desejadas.

Como fazer para evitar bloqueio judicial?

O sistema do Banco Central vem sendo aprimorado para evitar esse tipo de ocorrência, mas ela ainda é possível e só pode ser evitada quando o juiz emite a ordem de bloqueio a uma instituição, conta e/ou agência específica.

Quando o banco pode bloquear a conta?

Prováveis motivos do bloqueio. Suspeita de fraude na identidade do correntista – Este tipo de bloqueio é o mais comum, o banco pode pedir o bloqueio caso suspeite que a conta foi aberta em nome de um “laranja” ou que o acesso a conta foi “roubado” (hackeado, por exemplo).

Quais os motivos para bloqueio de conta corrente?

Isso porque se consta um bloqueio de numerários em sua conta, certamente existe um processo judicial. Diante disso, o funcionário do banco lhe passará o número do processo e a vara que determinou o bloqueio. Aqui no escritório, muitas vezes os clientes nos procuram sem antes ter feito esse contato prévio com o banco.

Como saber se existe algum bloqueio judicial no meu CPF?

Como saber de onde vem o bloqueio judicial? Para você saber de onde veio o bloqueio judicial o ideal é entrar em contato com a instituição responsável pelo seu bem. Se for dinheiro em conta, por exemplo, você deve falar com seu banco. Caso seja veículo, você deve acessar o sistema do Detran do seu estado.

Quantos dias dura um bloqueio judicial?

Assim que o Juiz determina o bloqueio, é feita uma ordem que dura o dia inteiro (24 horas), mas só naquele dia! Ou seja, se cair dinheiro na sua conta desde manhã, até de noite, durante todo esse período o que cair na sua conta será bloqueado.

Pode haver bloqueio judicial em conta Digital?

A conta digital pode ser bloqueada judicialmente. Nesse sentido, qualquer conta que exista no CPF de uma pessoa pode sofrer bloqueio. Atualmente, o BACENJUD (sistema utilizado pelo judiciário) consegue acessar todos os dados bancários que uma pessoa possui.

Como fugir do Bacenjud?

Uma medida simples e que pode ter resultados positivos é a separação de contas bancárias com fins específicos: conta para pagamento de funcionários e conta para a aquisição de insumos, por exemplo.

Como funciona a data de aniversário da poupança?

A data de aniversário dos investimentos será sempre o dia em que o depósito foi feito, e a rentabilidade terá base no menor saldo mantido no período. Para exemplificar, considere que você fez um depósito no dia 10; os rendimentos serão contabilizados no dia 10 do mês seguinte e assim sucessivamente.

É impenhorável a quantia de até 40 salários mínimos depositada em caderneta de poupança ou conta de fundo de investimento?

A relatora citou entendimento do Superior Tribunal de Justiça de que a impenhorabilidade da quantia de até 40 salários mínimos alcança não somente as aplicações em caderneta de poupança, mas também as mantidas em conta corrente, ressalvado eventual abuso, má-fé, ou fraude, o que não é o caso dos autos.

Qual a finalidade da conta poupança?

A conta poupança é a caderneta. Ela é regulada pelo Banco Central, que define quanto o consumidor receberá pelo dinheiro que guardado na poupança, por exemplo. Como ela foi criada para poupar o dinheiro, não para movimentar, não se pode receber o salário nesse tipo de conta.

Pode penhorar ações?

Desde o início do ano de 2018, o rol de ativos a ser penhorados foi ampliado, passando a incluir cotas em fundos de investimentos, títulos de dívida privada (como CDBs e debêntures) e ações – conforme Comunicado nº 31.506 do Banco Central, publicado em 21/12/2017.

Artigo anterior
Qual o melhor produto para varizes?
Artigo seguinte
Quando surgiram os acordes?