Pode passar a mão na moleira do bebê?

Perguntado por: Álvaro Gil Castro Jesus Vicente  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)

A frontal costuma fechar até o 18º mês de vida do bebê. ... Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com a moleira do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.

O que acontece se machucar a moleira do bebê?

“Se a batida em cima da moleira for leve e por objetos não pontiagudos, geralmente não tem problema. Os com ponta que são o problema. Outra coisa é que é necessário lavar bem a cabeça da criança para não ter infecções de pele”, explicou o médico.

Pode tocar na moleira do bebê?

Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.

É verdade que o bebê não pode pegar vento na moleira?

Mito. A moleira é apenas o afastamento dos ossos do crânio e fecha entre 15 e 18 meses de vida. Até lá, a mãe pode - e deve - lavar, pentear e acariciar, normalmente, a cabeça sem medo.

Pode passar a mão na cabeça do bebê?

“No banho, devemos lavar com cuidado, passando a mão, sem fazer força.” O ideal, diz Silvana, é segurar a cabeça da criança por trás com uma mão e com a outra passar o xampu suavemente.

Moleira do bebê: O que é e quando se preocupar!

18 questões relacionadas encontradas

Quais os cuidados com a cabeça do recém-nascido?

Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira. Também é importante evitar o uso de acessórios que pressionem a região como faixas, laços, presilhas e bonés.

Porque o bebê fica puxando a orelha e o cabelo?

Os bebês podem puxar as próprias orelhas ou a dos pais por alguns motivos. Ao puxar as orelhas, seu bebê pode fazer isso apenas por hábito. Mas os pequenos também podem puxar as próprias orelhas ou as orelhas dos pais como um sinal de que está cansado e/ ou estressado e busca um consolo no ato de puxar as orelhas.

Como saber se a moleira do bebê está normal?

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

O que não pode acontecer se a moleira fechar?

Moleira baixa ou funda pode ser sinal de que o crescimento craniano no bebê está abaixo do esperado; Moleira alta pode significar aumento da pressão craniana ou até mesmo um quadro de infecção. Nesse caso, é importante levar o bebê para ser consultado por um pediatra com urgência.

Quais cuidados ter com a moleira do bebê?

Vale lembrar que é normal criar uma casquinha na região da moleira e, quando isso acontece, é importante limpar suavemente com um algodão e óleo de bebê. Caso seja necessário, deixe o algodão com óleo até que a casquinha fique mole e fácil de limpar.

Como identificar moleira alta?

Fique atento caso a moleira do bebê ficar alta, neste caso você precisa observar se ela está flexível ou tensa. Se estiver alta e tensa é sinal de que está aumentando a pressão no cérebro por algum motivo, que precisa ser investigado com urgência.

Como é moleira tensa?

Se a fontanela anterior ("moleira") está tensa e inchando, o cérebro está sob pressão. Como a fontanela normalmente incha durante o choro, avalie-a quando a criança estiver tranqüila e em posição reta.

Quando se preocupar com a moleira do bebê?

Moleira alta ou moleira afundada, quando se preocupar? Quando a moleira está alta e tensa, não flexível, pode ser sinal de aumento da pressão dentro do crânio. Quando a moleira está afundada e a criança estiver quieta, sem interesse em mamar e com diminuição do xixi, podemos pensar em desidratação.

Qual a parte mais frágil da cabeça?

Neurocrânio
  • Nasal: principal componente do dorso do nariz. ...
  • Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.
  • Concha nasal inferior: se localiza ao longo da parede da cavidade nasal, mantendo-se lateralmente. ...
  • Referências:

Como saber se a pancada na cabeça do bebê é grave?

Após a criança bater a cabeça deve-se ligar para o 192 ou procurar atendimento médico de urgência se ocorrer alguma das seguintes situações de alerta:
  1. Perda de consciência;
  2. Vômitos imediatamente após a queda ou até horas depois;
  3. Choro excessivo que não para mesmo com carinho da mãe;

Quais os perigos do bebê bater a cabeça?

Os vômitos podem acontecer após bater a cabeça e não significar nada mais sério. Eles deverão ser avaliados se, depois da queda, ocorrerem mais do que 5 vezes em uma hora. A dor de cabeça também pode ser normal após o TCE, mas será um alerta se a sua intensidade for aumentando até limitar a atividade da criança.

Como saber se o bebê tem cranioestenose?

“O diagnóstico da cranioestenose é feito logo após o nascimento, nos primeiros meses de vida. A tomografia de crânio com reconstrução 3D mostra a sutura precocemente fechada”. A assimetria craniana ou os formatos anormais da cabeça, que pioram com o passar dos meses, são os principais sinais indicadores do problema.

Como saber se meu bebê está com microcefalia?

Para diagnosticar a microcefalia após o nascimento, o médico deve medir a distância em torno da cabeça do recém-nascido, também chamada de perímetro cefálico. Essa medida é, então, comparada ao padrão da população, de acordo com o sexo e idade.

Até quando a moleira fica aberta?

O fechamento da fontanela anterior é muito variável e ocorre entre 8 e 18 meses de idade. A fontanela posterior (lambdoide) nem sempre pode ser palpada no recém nascido. Tem em média 1 cm e seu fechamento ocorre no primeiro mês de vida.

É normal moleira alta?

A moleira alta ou abaulada pode indicar um quadro de meningite, hidrocefalia, edema cerebral, hemorragia intracraniana, traumatismo craniano, entre muitas outras situações ou doenças que aumentam a pressão interna da cabeça e podem causar sérios danos ao desenvolvimento cerebral do bebê.

O que significa quando o bebê coca a orelha?

Muitos têm coceira no canal auditivo, causada pela entrada de sabão ou xampu. Alguns acabaram de descobrir suas orelhas e brincam com elas (entre os 6 meses e 2 anos de idade). Se esta conduta só se apresenta quando seu filho está com sono, pode se tratar de um hábito tranqüilizante.

Como o bebê demonstra o amor pela mãe?

O toque e as palavras de amor que a mãe e o pai dirigem à barriga são sentidos pelos pequenos. ... De modo que dar colinho, sorrir, cantar, alimentar, trocar fraldas, essas atividades que fazem parte da rotina do bebê e dos pais podem ser um aprendizado para o bebê sobre o amor quando feitos com carinho, é claro.

É normal bebê mexer na orelha?

Quando o seu bebê mexe muito na orelha e chora bastante, é preciso ficar atento, pois ele pode estar com dor de ouvido. ? Ela é comum em crianças e, geralmente, está associada à gripe, resfriado ou quando entra água no ouvido, durante os banhos.

Como apoiar a cabeça do bebê?

Entre 3 e 6 meses, dá para manter o bebê mais erguido, com apoio para a cabeça e o pescoço. Pode usar travesseiros na cama, segurá-lo sentado no seu colo, com a cabeça encostada na sua barriga, usar o bebê conforto ou levantar um pouco o encosto do carrinho.

Como limpar pescoço de recém-nascido?

Com o bebê ainda vestido, para evitar a perda de calor do corpo, deve-se limpar o rosto, bem como ao redor das orelhas e dobras do pescoço, o que pode ser feito com uma bola de algodão ou paninho molhado com água morna.

Artigo anterior
O que é lipoma na axila?
Artigo seguinte
Como obter mês e ano de uma data no Excel?