Pode parcelar dívida de condomínio?

Perguntado por: Ângela Figueiredo de Mendes  |  Última atualização: 5. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

Além da possibilidade de extinção da dívida por prescrição, é possível parcelar a dívida. Para isso, o condomínio e o condômino podem assinar um acordo extrajudicial para reestruturar a dívida.

Tem como parcelar dívida do condomínio?

Qualquer devedor pode formalizar uma proposta de acordo para pagamento da dívida de condomínio. Mas como faço isso? A proposta deve ser feita ao administrador do condomínio (o síndico) e deve ser razoável.

Como fazer acordo com o condomínio?

Entenda como fazer acordo de dívida de condomínio

A melhor forma de evitar todos os transtornos da dívida do condomínio é negociá-la de forma amigável. Para isso, é preciso procurar o síndico ou a administradora de condomínio para levantar o montante da dívida e negociar possibilidades de pagamento.

Quanto tempo posso ficar devendo o condomínio?

Cinco anos é um longo período de tempo, mas o síndico não pode dar bobeira. O condomínio não pode demorar tanto assim para agir. O síndico deve ser proativo e entrar com a ação de cobrança judicial antes de ocorrer a prescrição da dívida do condomínio.

O que acontece se não pagar dívida de condomínio?

Os condomínios têm o direito de levar os moradores devedores à justiça para cobrar as dívidas em aberto. Essas ações podem resultar em processos judiciais, com a potencial penhora de bens ou até mesmo a venda forçada da unidade habitacional para quitar o débito.

COMO NEGOCIAR DÍVIDA DE CONDOMÍNO #condominio#dívida#aluguel#síndico

44 questões relacionadas encontradas

Estou devendo o condomínio o que fazer?

O QUE FAZER EM CASO DE ATRASO E EXECUÇÃO? Em caso de atraso o condômino deve procurar imediatamente um advogado que irá avaliar se estão presentes os requisitos legais para a execução, bem como, a intermediação de uma negociação com a administradora do condomínio.

Quem não paga condomínio pode perder o imóvel?

Dívida de condomínio é uma obrigação vinculada ao imóvel e por isso é possível perdê-lo, mesmo sendo o único bem da família. Com o atual Código de Processo Civil, em vigor desde 2016, ficou ainda mais fácil essa possibilidade, com o imóvel podendo ser penhorado e, posteriormente, levado a leilão.

Quando um imóvel vai a leilão por falta de pagamento de condomínio?

Quando um imóvel vai a leilão por falta de pagamento de condomínio? Se o morador não pagar em até três dias o valor determinado pelo juiz, a quantia será penhorada da sua conta bancária e repassada ao condomínio para acatar a dívida.

Quanto tempo de condomínio atrasado perde o apartamento?

O atraso do pagamento do condomínio por um período longo pode sim acarretar na perda do imóvel. A administradora do condomínio pode ingressar com ação judicial contra o mau pagador após três meses de atraso.

O que pode ser penhorado por dívida de condomínio?

A dívida condominial pode resultar em penhora do imóvel. Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o proprietário poder ter seu imóvel penhorado por dívida condominial mesmo que não tenha sido parte na ação de cobrança, situação em que o condomínio ajuíza a ação em face do inquilino do imóvel.

Como quitar dívida de condomínio?

Busque contactar o síndico ou a administradora de condomínios para conseguir as melhores condições de pagamento e fechar um acordo, seja o desconto no valor original do débito em aberto ou o parcelamento da pendência. Esta é uma via de negociação amigável para o caso não ser levado à justiça.

Quantas parcelas do condomínio pode atrasar?

Depende da política de cobrança da empresa (régua de cobrança). Normalmente após 3 ou 4 meses o condomínio já envia a dívida para execução judicial.

Como elaborar uma proposta de acordo de dívida?

Formalize com os seguintes dados:
  1. Informações do devedor (nome, CPF, e-mail, endereço);
  2. Informações do credor (razão social, CNPJ, e-mail e endereço);
  3. Valor original da dívida;
  4. Valor negociado para quitação;
  5. Forma e data de pagamento da dívida;
  6. Data e local do acordo;
  7. Assinatura das partes e de duas testemunhas.

É possível não pagar condomínio?

O atraso em arcar com a cota condominial acarreta multa, juros e a proibição de votar nas assembleias (art. 1335 do Código Civil), e o devedor ainda pode ser obrigado a pagar uma multa punitiva (art. 1337 do Código Civil), cinco vezes o valor do condomínio, caso falte com frequência a esse compromisso.

Quem tem direito à isenção de condomínio?

A isenção da taxa de condomínio pode acontecer caso seja acordada entre os condôminos. Geralmente, o síndico que também é morador pode ser isento, mas é preciso chegar a um consenso. Ele não pode definir sozinho. Também não existe uma lei que determine a isenção da taxa de condomínio para síndicos.

Quem responde pelas dívidas do condomínio?

Segundo o art. 1.345, do Código Civil 'O adquirente de unidade responde pelos débitos do alienante, em relação ao condomínio, inclusive multas e juros moratórios'. Desta feita, por expressa previsão legal, o condomínio detém a faculdade de cobrar as despesas do atual proprietário.”

Qual o valor da multa por atraso de condomínio?

A partir daí, as taxas condominiais ficam sujeitas aos juros de 1% e à multa de 2% ao mês, de acordo com o artigo 1.336 desse diploma legal”.

Como consultar dívidas condomínio?

Pode ser pela internet ou dirigir-se à respectiva Concessionária solicitando uma Certidão Negativa de Débito. É bom levar uma conta antiga para identificar o local pelo código.

Quantos condomínios atrasados perde o imóvel?

Se o Executado (devedor) não pagou os 30% nem solicitou parcelamento, a consequência é que ele poderá ter suas contas bancárias penhoradas para extinguir a dívida. Não havendo valores em contas bancárias, pode haver a penhora de bens e isso inclui a própria unidade condominial, seja apartamento ou casa.

Quando o morador pode processar o condomínio?

Quando questões de manutenção no condomínio não são tratadas de maneira adequada e o morador sofre prejuízos ou danos materiais em sua unidade, ele pode buscar reparação judicial.

Como faço para pagar meu condomínio em juízo?

Pagar condomínio em juízo é uma ação de depósito judicial, que pode durar de 1 a 8 anos. Isso pode acontecer se houver uma justificativa válida que fundamente a reclamação, o que será julgado pelo Poder Judiciário.

Como funciona a cobrança judicial nos condomínios?

Para a cobrança judicial de inadimplentes do condomínio, o síndico deve comprovar o débito do condômino com documentos, como o boleto condominial. Além disso, deve comprovar sua condição como representante em ata de eleição de síndico, atas de aprovação de despesas condominiais e convenção de condomínio.

Pode protestar condomínio em atraso?

6 – É possível protestar a dívida

Com o protesto, o nome do condômino inadimplente é enviado aos órgãos de proteção de crédito.

Quanto de juros o condomínio pode cobrar?

Segundo o novo Código Civil, a multa de condomínio por atraso em pagamento deve ser de 2%. Os juros devem ser os contidos na Convenção. Caso a convenção seja omissa, devem respeitar o patamar de 1% ao mês.

Como funciona um acordo de dívida?

Em um acordo de dívida, o credor normalmente oferece a retirada ou a redução dos juros para facilitar a quitação do débito. Outra prática comum é autorizar o parcelamento do débito em prazos maiores, para que o consumidor consiga pagar com mais facilidade.

Artigo anterior
Como se chama pessoas que andam de moto?
Artigo seguinte
Quais são os dois tipos de pecuária?