Pode o exequente requerer a adjudicação do bem penhorado?
Perguntado por: Tomás Ângelo Cruz de Barbosa | Última atualização: 23. April 2022Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)
“Art. 876. É lícito ao exequente, oferecendo preço não inferior ao da avaliação, requerer que lhe sejam adjudicados os bens penhorados”.
Quem poderá pedir a adjudicação do bem penhorado?
Quem pode requerer a adjudicação? Na execução, o direito à adjudicação também pode ser exercido por outros credores que tenham penhorado o bem, assim como pelo cônjuge, companheiro, ascendentes e descendentes do executado.
Pode o exequente arrematar ao invés de adjudicar?
Sim, o credor pode arrematar o bem, com a grande vantagem, ele já é o principal beneficiário, então ele não precisa depositar o dinheiro no processo porque, claro, o dinheiro iria para ele mesmo.
Tem legitimidade para requerer a adjudicação?
Estão legitimados a requerer a adjudicação: (1) o exequente; (2) o credor com garantia real; (3) os credores quirografários concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem; (4) o cônjuge, descendentes ou ascendentes do executado (que foram, outrora, os legitimados à remição de bens – regra anterior à reforma imposta pela ...
É possível que uma vez penhorado um bem indicado pelo exequente possa o executado pedir a sua substituição por outro bem?
847. O executado pode, no prazo de 10 (dez) dias contado da intimação da penhora, requerer a substituição do bem penhorado, desde que comprove que lhe será menos onerosa e não trará prejuízo ao exequente.
Adjudicação dos bens penhorados na execução civil.
É possível o exequente indicar os seguintes bens de titularidade do executado e passíveis de penhora inclusive os que estão sob sua posse?
O CPC/15 mantém a possibilidade de o credor indicar bens do devedor à penhora (artigo 524, VII, e 829, parágrafo segundo), assim como prestigia, e muito, a penhora de dinheiro.
Em quais circunstâncias pode o credor requerer a substituição do bem penhorado?
848 do CPC/2015, são hipóteses justificadoras do pedido de substituição: (i) quando a penhora não obedecer à ordem legal; (ii) quando a penhora não incidir sobre os bens designados em lei, contrato ou ato judicial para o pagamento; (iii) se, havendo bens no foro da execução, outros bens houverem sido penhorados; (iv) ...
Quem pode ser adjudicante?
Ter o direito de pedir a adjudicação
§ 5º Idêntico direito pode ser exercido por aqueles indicados no art. 889, incisos II a VIII , pelos credores concorrentes que hajam penhorado o mesmo bem, pelo cônjuge, pelo companheiro, pelos descendentes ou pelos ascendentes do executado.
Quem pode assinar o auto de adjudicação?
A adjudicação considera-se perfeita e acabada com a lavratura e assinatura do auto pelo juiz, pelo adjudicante, pelo escrivão e, se for presente, pelo executado, expedindo-se a respectiva carta, se bem...
Quando cabe à adjudicação compulsória?
Na prática, alguns dos casos que ensejam a ação de adjudicação compulsória são: -Quando houver recusa do vendedor em realizar a escritura de compra e venda; -Quando houver impossibilidade do vendedor realizar a escritura de compra e venda; -Quando o vendedor não puder ser localizado para realizar a outorga.
Pode o credor arrematar o bem penhorado?
Portanto, pode o credor arrematar os bens penhorados. Arrematados os bens levados a hasta pública o arrematante depositada o valor que ofereceu. No caso de ser o credor o arrematante não será necessário o depósito do valor da arrematação. Portanto, não há entrega de dinheiro ao credor.
Quem pode arrematar?
Qualquer pessoa que participe diretamente do leilão, interessada em arrematar o bem apregoado, podendo, inclusive, ser o próprio exequente da ação.
Como invalidar a arrematação?
A invalidação da arrematação deve ser pleiteada pela parte interessada por ação autônoma, segundo o que disposto pelo § 4ª, do art. 903, do Código de Processo Civil.
O que é adjudicação do bem penhorado?
“a adjudicação é um ato executório, um ato processual de índole coativa, por meio do qual o Estado, no exercício de sua função jurisdicional, e para realização da sanção formulada no título executivo, transfere ao exequente, ou outro credor, para satisfação e extinção do seu crédito, bens do devedor”.
Tem legitimidade para adjudicar o bem penhorado na execução de título extrajudicial de pagamento de quantia?
Adjudicação do bem penhorado é prevista no artigo 825, I do CPC/2015, constitui uma das formas de se expropriar bens do executado na execução de quantia certa contra devedor solvente. Reza ainda o artigo 904, II CPC que uma das formas de se realizar o pagamento ao credor se dá para levar adjudicação do bem penhorado.
Quais os requisitos para ingressar com ação de adjudicação compulsória?
- a) A existência de uma promessa de compra e venda;
- b) Inexistência de previsão do direito de arrependimento; e.
- c) Registro da promessa de compra e venda no Registro de Imóveis.
Como transferir veículo adjudicação?
Na transferência de um veículo automotor via carta de adjudicação, é preciso fazer a transferência de propriedade do proprietário anterior para o adquirente. Para realizar o processo de transferência é necessário levar o veículo para vistoria.
Como funciona o auto de adjudicação?
A adjudicação é um ato judicial, dentro da expropriação de bens, que tem como objetivo transferir a posse de um bem de um devedor a um credor, dentro de uma execução de dívida. Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem.
Como registrar uma carta de adjudicação?
- inicial com a descrição dos bens;
- termo de inventariante;
- sentença;
- certidão de trânsito em julgado;
- certidões negativas (municipal, estadual e federal); e.
- escritura do imóvel ou documento do bem a ser adjudicado.
Quem é adjudicante e adjudicatário?
Pessoa que beneficia da atribuição, por sentença judicial, de direitos ou bens; aquele a quem se entrega a propriedade ou os rendimentos de bens do devedor para pagamento da dívida.
O que é o adjudicatário?
Significado de Adjudicatário
substantivo masculino Pessoa a quem se adjudica alguma coisa.
Quem tem legitimidade para adquirir o bem em alienação?
Qualquer pessoal Natural ou Jurídica, de direito privado ou de direito público, pode alienar em garantia. Está claro que essa medida de alienação fiduciária não é um privilegio apenas de rede bancária ou financeira, vez que, possibilita a utilização por particulares e por pessoas jurídicas de direito público.
É possível modificar a penhora?
A penhora, aliás, poderá ser modificada ou renovada. Via de regra, quando é realizada a penhora sobre o bem do executado, é sobre esse mesmo bem que recairão todos os atos executivos até a fase final.
Qual prazo tem o executado para requerer a substituição do bem penhorado?
- O executado pode, no prazo de 10 (dez) dias contado da intimação da penhora, requerer a substituição do bem penhorado, desde que comprove que lhe será menos onerosa e não trará prejuízo ao exequente.
É viável a substituição do bem objeto de penhora a pedido do devedor?
847 do CPC autoriza a substituição do bem penhorado, desde que o executado comprove que lhe será menos onerosa e não trará prejuízo ao exequente, regra esta que recebe uma carga de subjetividade, a partir da interpretação das expressões “menos onerosa” e “não trará prejuízo”.
O que são aparelhos de apoio em pontes?
Quando há ilegitimidade passiva?