Pode negar venda por falta de troco?

Perguntado por: Sara Beatriz Reis Ferreira Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
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Apesar da cena ser comum, de acordo com o Procon Municipal da Serra, a prática de negar vender um produto por falta de troco é ilegal. Segundo o órgão, é de inteira responsabilidade do estabelecimento ter o valor para restituir os clientes.

Sou obrigado a vender se não tiver troco?

O Procon observa que o estabelecimento não pode se negar a realizar uma venda ou a prestação de um serviço alegando não ter troco. O troco, assim como a emissão de nota fiscal, é obrigação legal de todo fornecedor de produtos e serviços.

Pode se recusar a vender?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.

Sou obrigada a trocar dinheiro para cliente?

As trocas serão obrigatórias em caso de defeito do produto. Geralmente os lojistas aceitam fazê-las por gentileza e para manter a fidelidade do cliente.

Quando posso negar atendimento a um cliente?

O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.

Se o comércio não tem troco, o valor final deve ser reduzido.

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Como não atender uma cliente?

Nunca deixe de ser transparente: ofereça sempre informações corretas. Se você não pode ajudar na solução do problema, não seja parte dele. Quando um cliente tem um problema, ajude-o ativamente a resolver e caso não seja possível, garanta que você mesmo vai levar o problema para o lugar certo.

Como recusar um cliente?

Dito isso, separamos abaixo cinco dicas de como dizer não educadamente para o cliente, sem prejudicar sua reputação no mercado.
  1. Justifique a negativa. ...
  2. Apresente alternativas e ofereça soluções. ...
  3. Seja educado, honesto e transparente. ...
  4. Se mostre disponível para atender o cliente no futuro.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Qual o valor máximo de troco?

- Lei do Troco: o cliente não fica obrigado ao pagamento da passagem quando não lhe for fornecido o troco devido, desde que o valor dado em pagamento não exceda a 20 vezes o preço da tarifa (Lei nº 6.075/88).

Como recusar uma venda educadamente?

Como recusar educadamente
  1. Desculpe-se primeiro. Isso pode parecer um conselho estranho, especialmente se você objetivamente não fez nada de errado. ...
  2. Não faça rodeios. ...
  3. Use a palavra real. ...
  4. Diga NÃO duas vezes, se precisar. ...
  5. Encaminhe-os para outra pessoa. ...
  6. Espelhe o pedido deles. ...
  7. Ofereça uma alternativa. ...
  8. De um retorno para eles.

Sou obrigado a vender minha parte da empresa?

Se nada estiver estipulado, qualquer sócio poderá vender sua parte a outro sócio, independente da concordância dos demais. E, poderá vender a terceiros, caso não haja oposição de mais de 1/4 do capital social. Caso haja resistência na venda das participações, a única via será o exercício do direito de retirada.

O que acontece se o estabelecimento não tiver troco?

O art. 39 do Código de Defesa do Consumidor determina que o estabelecimento comercial que se enriquecer sem justa causa a custas de terceiros (consumidores), deverá obrigatoriamente restituir o valor gasto pelo consumidor.

Como não ficar sem troco no caixa?

Ao longo do dia, mantenha sempre um valor delimitado, em notas e moedas de diferentes valores, como fundo de troco. Esse hábito também facilita a vida do operador de caixa na hora da compra, agilizando todo o processo. Uma dica para fidelizar e satisfazer o cliente é sempre devolver o valor arredondado para cima.

Pode dar 50 reais no ônibus?

Muitas empresas de ônibus têm adotado a prática de limitar o valor do troco em R$20,00 e impedido que passageiros que possuam valores altos como R$50,00 e R$100,00 para pagar pelo serviço permaneçam no transporte público.

De quem é a responsabilidade do troço?

O troco é responsabilidade do comerciante.

De acordo com o CDC, negar a devolução da diferença em dinheiro, cobrar mais que o valor correto para facilitar o troco ou ainda substituir por alguma mercadoria, como aquela balinha que costumam oferecer, são práticas abusivas.

Quais são os direitos dos passageiros de ônibus?

Quais são os principais direitos do passageiro?
  • Receber serviço adequado. ...
  • Ter o lugar no ônibus garantido. ...
  • Obter auxílio no momento de embarque. ...
  • Ter auxílio a deficientes visuais e auditivos. ...
  • Ter ajuda em casos de extravio de bagagem. ...
  • Chegar com antecedência. ...
  • Não viajar em estado de embriaguez. ...
  • Não fumar.

O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 42. [...] Parágrafo único - O consumidor cobrado em quan- tia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?

Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Caso contrário, se o negócio for fechado em um ambiente físico ou se a desistência ocorrer depois desse prazo, o fornecedor não precisa devolver o dinheiro.

Qual o princípio está presente nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor?

PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO. APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 35 DO CDC . 1. EM UMA RELAÇÃO JURÍDICA, OS CONTRATANTES DEVEM PAUTAR-SE EM CERTO PADRÃO ÉTICO DE CONFIANÇA E LEALDADE, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ, QUE ORIENTA AS ATUAIS RELAÇÕES NEGOCIAIS PELA PROBIDADE, MORALIDADE E HONRADEZ.

Como dispensar um cliente chato?

Aprenda como dispensar um cliente chato
  1. Trabalhe o relacionamento e tenha uma conversa franca. ...
  2. Tenha certeza de que é preciso demitir o cliente. ...
  3. Corte o mal pela raiz.

Como dispensar um serviço de forma gentil?

Seja sincero

O real motivo da dispensa do serviço deve ficar claro para o contratante. Caso o problema seja o valor abaixo da expectativa, fale exatamente isso. Com educação e respeite, mas seja honesto. Nunca invente uma desculpa falsa.

Como dizer não de forma educada?

A seguir, aprenda como dizer não sem culpa:
  1. Ganhe tempo. Se você não consegue negar imediatamente, peça um tempo para pensar. ...
  2. Repita, repita. A pessoa pode insistir que você dê uma resposta imediata. ...
  3. Liste as consequências. ...
  4. Não é culpa sua. ...
  5. Elogie + negue + agradeça. ...
  6. Passe ou repasse. ...
  7. Faça outra proposta. ...
  8. Encerre o assunto.

Como dispensar um cliente não lucrativo?

Veja alguns sinais de um “cliente problema”
  1. A conta consome mais tempo do que traz lucro. ...
  2. O cliente quer controlar todo o trabalho. ...
  3. Não há comunicação. ...
  4. Você não “suporta” mais o cliente. ...
  5. Tenha certeza de que é preciso demitir o cliente. ...
  6. Busque ser claro e honesto. ...
  7. Ofereça alternativas. ...
  8. Analise a sua carteira de clientes.

Como sempre ter troco no caixa?

Como política de troco, o atendente deve sempre “favorecer” o cliente. Se faltarem notas ou moedas para completar o troco, devolva sempre um troco maior do que o correto. Se o valor do troco for quebrado, podendo ser arredondado para mais ou para menos, corrija sempre para a satisfação do cliente.

O que acontece quando falta dinheiro no caixa?

Faltar dinheiro no caixa é normal e pode acontecer com qualquer empresa, mas o que não pode é aceitar o ocorrido como se fosse algo cordial. Verifique se não foi passado algum troco errado, se não fez um lançamento a mais ou errado e se outras pessoas não mexeram no dinheiro.

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