Pode juntar tempo rural e urbano na aposentadoria?
Perguntado por: Mara Branco de Miranda | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)
Na modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição, onde o homem precisaria de 35 anos de tempo de contribuição, e a mulher precisaria de 30 anos de tempo de contribuição para se aposentar até 12/11/2019, também é possível somar o período de trabalho rural ao urbano.
Como juntar aposentadoria rural com urbana?
Aposentadoria por idade urbana com tempo rural
Chamamos esta espécie de benefício de “aposentadoria híbrida”, onde o trabalhador poderá somar o tempo trabalhado no campo com o tempo trabalhado na cidade, e desta forma atingir 15 anos de trabalho (180) meses).
Como comprovar atividade rural para fins de aposentadoria?
- Contrato individual de trabalho ou CTPS;
- Contrato de arrendamento, parceria ou empréstimo rural;
- Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
- Registro de imóvel rural;
- Comprovante de cadastro do INCRA;
- Bloco de notas do produtor rural;
- Notas fiscais de entrada de produtos;
Quais as regras para aposentadoria rural?
Para o homem ter direito a Aposentadoria Rural, ele precisa cumprir 60 anos e 180 meses de carência. Enquanto a mulher precisa cumprir 55 anos e também 180 meses de carência para ter direito a Aposentadoria rural.
Como fazer averbação de tempo de serviço rural?
Após o tempo rural reconhecido e indenizado, o servidor pode requerer ao regime próprio a averbação daquele tempo, bastando um requerimento administrativo perante o órgão, acompanhado da Certidão de tempo rural emitida pelo INSS e as guias de recolhimento.
APOSENTADORIA COM TEMPO URBANO E RURAL
O que é averbação de tempo rural?
A averbação do tempo de contribuição rural é quando a Previdência Social reconhece o período de atividade rural como tempo de contribuição. Assim, para muitas pessoas com trabalho em zona rural, sempre surge a dúvida se esse período é considerado no momento de conseguir aposentadoria.
Como fica a aposentadoria rural com as novas regras?
Como fica a aposentadoria do trabalhador rural após a Reforma da Previdência? Ela, felizmente, não mudou. O trabalhador do campo continuará com sua redução de 5 anos na idade para poder se aposentar. Portanto, continua em 15 anos de serviço com 55 anos de idade as mulheres e 60 os homens.
Quem tem direito a aposentadoria especial rural?
O direito à aposentadoria rural não mudou com a Reforma da Previdência, tanto para o segurado que contribuiu ao INSS como àquele que não paga, que chamamos de segurado especial. Os trabalhadores que comprovam o exercício da atividade rural, pescador artesanal e indígena também tem direito.
Qual o tempo de contribuição para aposentadoria rural?
Homens: 20 anos de contribuição e 65 de idade; Mulheres: 15 anos de contribuição e 62 anos de idade.
Quais são os documentos que comprovam atividade rural?
- Contrato individual de trabalho ou CTPS;
- Contrato de arrendamento, parceria ou comodato rural;
- Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
- Registro de imóvel rural;
- Comprovante de cadastro do INCRA;
- Bloco de notas do produtor rural;
O que comprova atividade rural?
Qualquer pessoa que tenha ou teve imóvel rural cadastrado no Incra. O interessado deve procurar uma unidade do Incra nos estados ou acessar a página da Sala da Cidadania para requerer o comprovante de atividade rural. Informar o CPF e o código do imóvel rural cadastrado no Incra.
Como provar que é produtor rural?
- Contrato individual de trabalho ou CTPS;
- Registro de imóvel rural;
- Comprovante de cadastro do INCRA;
- Notas fiscais de entrada de mercadorias;
- Bloco de notas do produtor rural;
- Declaração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
Quais os requisitos para aposentadoria por idade urbana?
A nova regra de aposentadoria possui apenas dois requisitos, ela exige a idade mínima de 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens e a carência de 15 anos para os dois gêneros (desde que os homens sejam filiados ao INSS até 12 de novembro de 2019).
Como funciona aposentadoria urbana?
Aposentadoria Idade Rural Urbana: A aposentadoria por idade urbana é o benefício que permite que trabalhadores se aposentem por idade, sendo aos 65 anos, se homens e 60 anos, se mulheres 60. Além da idade mínima, é necessário ter contribuído por, no mínimo, 180 meses, que é a chamada carência.
Como comprovar tempo rural antes de 1991?
Para provar atividade rural anterior a 1991, o INSS informou, por nota, que “aceita uma série de documentos, caso o segurado não possua carteira de trabalho ou carnês de contribuição, tais como holerites, crachás e contratos que comprovem sua ligação com a empresa ou façam referência a ela.
O que caracteriza o segurado especial?
O segurado especial é o trabalhador rural que exerce suas atividades de forma individual ou em regime de economia familiar, tirando o sustento próprio e/ou de sua família a partir desta atividade.
Quem nunca contribuiu pode se aposentar por idade rural?
Em regra, não é possível se aposentar sem ter contribuído para o INSS.
Quando o trabalhador tem direito a aposentadoria especial?
Quem tem direito a aposentadoria especial? A aposentadoria especial é concedida aos segurados que exercem atividades em que ficam expostos a agentes nocivos à saúde (químicos, físicos ou biológicos), de forma permanente e ininterrupta, e em níveis acima dos permitidos por lei. São as chamadas atividades especiais.
Como fica aposentadoria rural em 2022?
É direito do trabalhador rural de carteira assinada conquistar a sua aposentadoria rural INSS 2022! Mas para conquistar o benefício, é necessário contribuir com a Previdência Social. Existem diferentes modalidades para fazer a contribuição.
O que muda para o trabalhador rural com a reforma da Previdência?
Para os trabalhadores rurais que contribuem para o INSS, a forma de cálculo da renda do benefício sofreu alterações importantes. Ela ocorre da mesma maneira da aposentadoria híbrida, em que o segurado rural mescla período de contribuição como trabalhador urbano. Veja detalhes da mudança.
Como fazer averbação de tempo de serviço?
Para ter esse período reconhecido pelo INSS, o empregado não precisa pagar mais nada por isso, basta comprovar que trabalhou para a empresa através de documentos como o registro na carteira de trabalho, contracheque, testemunhas, contrato de trabalho, dentre outros documentos que possam comprovar o vínculo empregatício ...
Como seria o tempo de carência de um trabalhador rural?
A exigência de 15 anos em atividade rural é semelhante a regra dos trabalhadores urbanos, em que a lei exige a carência de 15 anos de tempo de contribuição para o benefício de aposentadoria por idade.
O que é averbação de aposentadoria?
Averbação é um documento emitido pelo INSS que contém o reconhecimento de uma determinada situação que será aproveitada pela própria Previdência Social. Um período de atividade rural, por exemplo. Ou, ainda, a exposição a condições especiais (insalubres).
Como averbar tempo de serviço no meu INSS?
- acesse o site meu.inss.gov.br ou aplicativo Meu INSS (no Google Play ou na App Store)
- clique em Entrar, digite seu CPF e, depois, sua senha; se você ainda não tiver senha, clique aqui e saiba como se cadastrar.
Quais são os elementos da dança clássica?
Qual o valor por kg de excesso de bagagem?