Pode juntar provas em recurso?

Perguntado por: Mónica Raquel de Araújo  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (49 avaliações)

435. É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos. ... Ao se permitir a apresentação e análise das provas em grau recursal, consolida-se a busca pela verdade real.

Pode juntar provas no recurso de apelação?

A juntada de documentos com a apelação é possível, desde que respeitado o contraditório e inocorrente a má-fé, com fulcro no art. 397 do CPC .

Pode juntar documento novo em recurso?

É permitida a juntada de documentos novos com o recurso de apelação ( CPC , art. 397 ), sobretudo porque o apelado pode impugná-los em contra-razões.

É possível a juntada de documentos em sede de apelação?

É possível a juntada a posteriori de documentos com a apelação, desde que tais documentos sejam acerca de fatos já alegados ou para contrapor-se a outros fatos que foram produzidos nos autos, nos termos do art. 397 do Código de Processo Civil.

Até quando se pode juntar documentos no processo civil?

435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.

Como produzir provas? Processo judicial

16 questões relacionadas encontradas

Pode juntar novas provas no recurso de apelação?

Não é cabível a pretensão de juntada de documentos novos, no âmbito do recurso especial, com fundamento no art. 435 do CPC/2015 (equivalente ao art. 397 do CPC/1973), uma vez que os elementos de provas já apreciados pelas instâncias ordinárias não podem ser valorados pelo STJ. ... JUNTADA DE DOCUMENTOS NA APELAÇÃO.

É possível apresentar novas provas na apelação?

Consoante o parágrafo único do artigo 435 do Código de Processo Civil e, segundo jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é admissível a juntada de documentos novos, na fase de apelação, quando não forem contrariados os seguintes requisitos: i) não se tratar de documento indispensável à propositura da ação; ii) ...

Quais documentos juntar em apelação?

Recurso de Apelação: Requisitos e cuidados na elaboração
  • CABIMENTO.
  • PRAZO.
  • DESTINATÁRIO E QUALIFICAÇÃO DAS PARTES.
  • CUSTAS PROCESSUAIS.
  • DOS PEDIDOS.
  • DATA E ASSINATURA DO ADVOGADO.
  • PROCURAÇÃO.
  • EFEITOS.

É necessário juntar procuração na apelação?

APELAÇÃO DESACOMPANHADA DE PROCURAÇÃO DEVE SER CONSIDERADA INEXISTENTE. PRINCIPALMENTE SE APÓS O OFERECIMENTO DE SUAS OPORTUNIDADES PARA SANAR O VÍCIO, A PARTE PREFERIR PERMANECER EM SILÊNCIO, COMO NO CASO DOS AUTOS.

O que pode ser pedido na apelação?

As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior. Pode acontecer de a parte deixar de suscitar determinada questão de fato no curso do processo.

Como se faz um recurso de apelação?

Para fazer um recurso de apelação penal, ele deve ser interposto em primeiro grau, como já foi dito. Depois, o juiz deve atribuir a este os efeitos previstos na lei (regra de suspensividade) e encaminhar o processo a um tribunal. Já encaminhado, um relator será sorteado a examinar o caso e julgar a apelação.

É possível a apresentação de documentos novos após a inicial e a contestação?

É admitida a juntada de documentos novos após a petição inicial e a contestação desde que: (i) não se trate de documento indispensável à propositura da ação; (ii) não haja má fé na ocultação do documento...; (iii) seja ouvida a parte contrária (art.

É possível a juntada de documentos em qualquer fase do processo?

Não há impedimento legal para juntada de documentos, a qualquer tempo, pelas partes, desde que seja observado o contraditório (artigos 397 e 398 do Código de Processo Civil ).

O que significa juntada de documentos no processo?

Significa que um documento, como um mandado, uma carta ou um telegrama, foi inserido no processo.

Como juntar documentos ao processo?

A juntada deverá ser efetuada em ordem cronológica de apresentação de documentos, ou seja, na sequência em que os documentos, informações e decisões se apresentarem como relevantes para o Assunto em questão.

Pode juntar documentos na audiência de instrução?

Com base nesse dispositivo, “a jurisprudência do TST orienta que é possível a juntada de documentos destinados à produção de provas até o encerramento da instrução processual”, declarou o desembargador convocado. A decisão foi unânime.

Em que momento processual deve ser apresentada a prova documental?

O momento processual próprio para a produção de prova documental, conforme determina o artigo 434 do Código de Processo Civil, na inicial para o autor e na contestação para o réu.

É possível a produção de prova documental pelo autor depois da propositura da ação?

O Autor da ação não pode, salvo exceções legais, juntar aos autos documentos novos após a propositura da ação. Determina o artigo 283, do Código de Processo Civil, que os documentos necessários para a comprovação da pretensão consignada na inicial devem, forçosamente, acompanhá-la, senão vejamos: “Art. 283.

É possível a produção de prova documental pelo autor depois da propositura da ação e pelo réu depois da contestação?

396 CPC). O momento oportuno para a produção da prova documental inegavelmente é na fase inicial da demanda, sendo apresentados documentos pelo autor junto com a petição inicial e pelo réu junto com a contestação. ... 295 CPC), quando não for o caso ainda de julgamento imediato do mérito (art. 285-A CPC).

Como fazer uma apelação cível passo a passo?

Ele deve ser realizado por meio de petição dirigida ao juiz, contendo os nomes e a qualificação das partes do processo, a exposição do fato e do direito, as razões do pedido de alteração ou anulação da sentença, assim como o pedido por uma nova decisão judicial.

Qual a estrutura de uma apelação?

Nome das partes (apelante e apelado); Origem: dados do processo. ... Síntese do processo: Fazer um resumo de todo o ocorrido e destacar a decisão impugnada. Razões para reforma: Fundamentar as razões pelas quais merecer reforma ou anulação.

Como fazer um recurso?

Fazer um recurso é direito adquirido pelos candidatos e deve ser utilizado sempre que for necessário.
...
5 dicas práticas para fazer recurso de prova
  1. Seja respeitoso. ...
  2. Utilize argumentos sólidos. ...
  3. Vá direto ao ponto. ...
  4. Seja o próprio autor do seu recurso. ...
  5. Escreva e reescreva.

O que posso alegar nas contrarrazões de apelação?

Contrarrazão pode ser conceituado como o instrumento legal, de ordem processual, que visa contrariar, refutar, combater as razões do recurso, apresentadas pela parte contrária. As contrarrazões estão relacionadas ao recurso de apelação, recurso ordinário, recurso especial e o extraordinário.

Quando cabe preliminar na apelação?

Da sentença cabe apelação. §1º As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.

Quais são as hipóteses de cabimento do recurso de apelação?

À vista disso, apelação é o recurso cabível contra sentença proferida por juiz de primeiro grau, objetivando a sua reforma (vícios de juízo – errores in judicando) e/ou invalidação (vícios de atividade – errores in procedendo).

Artigo anterior
O que são os sistemas de arquivos Quais os principais?
Artigo seguinte
O que é PR em inglês?