Pode juntar novos documentos na apelação?

Perguntado por: Luís Leal Vicente  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

Consoante o parágrafo único do artigo 435 do Código de Processo Civil e, segundo jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, é admissível a juntada de documentos novos, na fase de apelação, quando não forem contrariados os seguintes requisitos: i) não se tratar de documento indispensável à propositura da ação; ii) ...

É possível juntar novos documentos na apelação?

A juntada de documentos com a apelação é possível, desde que respeitado o contraditório e inocorrente a má-fé, com fulcro no art. 397 do CPC .

Quais documentos juntar em apelação?

Recurso de Apelação: Requisitos e cuidados na elaboração
  • CABIMENTO.
  • PRAZO.
  • DESTINATÁRIO E QUALIFICAÇÃO DAS PARTES.
  • CUSTAS PROCESSUAIS.
  • DOS PEDIDOS.
  • DATA E ASSINATURA DO ADVOGADO.
  • PROCURAÇÃO.
  • EFEITOS.

É possível juntar documentos em fase recursal?

Admite-se a juntada de documentos novos na fase recursal ordinária, "desde que não se trate de documento indispensável à propositura da ação, inexista má-fé na sua ocultação e seja observado o princípio do contraditório" ( AgInt nos EDcl no AREsp 1.395.012/SP , Rel.

É possível a juntada de documentos novos em que situações?

435. É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos. Parágrafo único.

Apelação!

24 questões relacionadas encontradas

O que é documento novo e quando poderá ser aceito?

Documentos novos: são aqueles que poderão ser juntados em qualquer momento do curso processual.

É possível a juntada de documentos em qualquer fase do processo?

Não há impedimento legal para juntada de documentos, a qualquer tempo, pelas partes, desde que seja observado o contraditório (artigos 397 e 398 do Código de Processo Civil ).

Pode juntar documentos novos nas alegações finais?

É possível a juntada de documentos com as alegações finais, desde que a parte contrária seja intimada para se manifestar, em atenção aos princípios da instrumentalidade processual, do contraditório e da ampla defesa.

Até quando posso juntar documentos no processo Juizado Especial?

Pois bem, da leitura a Lei 9.099/95 é possível verificar que procede a fixação do prazo de 10 dias.

É possível a juntada de documentos em sede de recurso?

JUNTADA DE DOCUMENTOS EM SEDE DE RECURSO. Só é permitida a juntada de documentos em sede de recurso, se provados os requisitos dispostos na súmula 08 do TST, o que não figura no caso sub judice.

É necessário juntar procuração na apelação?

APELAÇÃO DESACOMPANHADA DE PROCURAÇÃO DEVE SER CONSIDERADA INEXISTENTE. PRINCIPALMENTE SE APÓS O OFERECIMENTO DE SUAS OPORTUNIDADES PARA SANAR O VÍCIO, A PARTE PREFERIR PERMANECER EM SILÊNCIO, COMO NO CASO DOS AUTOS.

O que pode ser pedido na apelação?

As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior. Pode acontecer de a parte deixar de suscitar determinada questão de fato no curso do processo.

Como se faz um recurso de apelação?

Para fazer um recurso de apelação penal, ele deve ser interposto em primeiro grau, como já foi dito. Depois, o juiz deve atribuir a este os efeitos previstos na lei (regra de suspensividade) e encaminhar o processo a um tribunal. Já encaminhado, um relator será sorteado a examinar o caso e julgar a apelação.

Pode juntar documentos na apelação criminal?

Nos termos estatuídos no artigo 400 do Código de Processo Penal, a juntada de documentos aos autos é permitida em qualquer fase do processo.

Qual o momento limite para apresentação dos documentos em ação no JESP cível?

DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E DOS ENUNCIADOS DO FONAJE

No Código de Processo Civil, a contestação deve, em regra, ser apresentada no prazo de quinze dias úteis, contados a partir da audiência de conciliação.

Quais os prazos no Juizado Especial?

Mas, afinal, quando se inicia o prazo no âmbito dos juizados? Nos termos do CPC, é bem verdade que o prazo para a parte se manifestar é de 15 dias úteis contados da data da juntada do aviso de recebimento nos autos.

Pode juntar documentos Nas contra razões?

JUNTADA DE DOCUMENTO NOVO NAS CONTRA-RAZÕES RECURSAIS. ... É lícita a juntada de documento novo, destinado a contrapor-se àqueles inverídicos produzidos nos autos, desde que demonstrativos de fatos já discutidos nos autos e sendo impossível sua juntada anterior.

Como juntar documentos ao processo?

A juntada deverá ser efetuada em ordem cronológica de apresentação de documentos, ou seja, na sequência em que os documentos, informações e decisões se apresentarem como relevantes para o Assunto em questão.

Pode apresentar prova nova em recurso?

Adianto que é possível sim a apresentação de novas provas no momento da interposição do recurso inominado ou apelação! Isso mesmo, essa possibilidade se estende aos processos previdenciários que tramitam tanto pelo Juizado Especial Federal, rito sumaríssimo, quanto pelo procedimento comum nas varas federais.

O que significa juntada de documentos no processo?

Significa que um documento, como um mandado, uma carta ou um telegrama, foi inserido no processo.

Em que momento podem ser juntados documentos no processo penal?

Segundo o disposto no art. 231 do CPP, os documentos poderão ser juntados em qualquer fase do processo, salvo se houver previsão legal em sentido contrário. ... Além disso, considera-se que não há cerceamento de defesa se a juntada de documento for indeferida e não tiver causado prejuízo à defesa.

Como anexar um documento em um processo no PJE?

Na aba Anexar Petição/Documentos, selecione o Tipo de Documento e redija sua peça no editor de texto. Caso queira anexar documentos (ex. procuração), clique em Gravar e em Incluir anexos. Ao final, clique em Gravar e em Assinar e anexar ao processo.

O que é considerado documento novo?

Da leitura do caput do artigo 435 e seu parágrafo único, é possível concluir que documentos novos são aqueles que se destinam a (I) fazer prova de fatos ocorridos após aqueles já articulados pelas partes ou a (II) contrapor fatos - devidamente apontados nos autos - que passaram a existir ou se tornaram conhecidos ...

O que pode ser considerado documento?

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. ... É o caso, por exemplo, do Direito, em que um documento é definido como qualquer que possua relevância jurídica e possa servir como prova.

Artigo anterior
O que não pode faltar em um distrato?
Artigo seguinte
Como mudar o nome no CPF depois do divórcio?