Pode jogar água em incêndios elétricos?

Perguntado por: Frederico Nuno Soares de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

Não use água para apagá-lo.
A água é um condutor natural de eletricidade e, se você jogar água em um incêndio elétrico, poderá levar um choque ou ser eletrocutado.

Pode jogar água na rede elétrica?

"Religar a energia com água nas tubulações é extremamente perigoso, podendo inclusive ocasionar choques graves. Por isso, se tiver dúvidas, procure por um eletricista de confiança”, explica Mollica.

Como apagar fogo de energia elétrica?

Agora, quanto ao que fazer na ocasião de um incêndio elétrico, você deve desligar imediatamente o disjuntor para cortar o fornecimento de energia. Só esse passo já pode ajudar a parar a combustão, mas, caso ela continue, você pode utilizar um extintor classe C para apagar o fogo.

Porque é perigoso jogar água em um incêndio elétrico?

“[O volume de água] sempre vai fragilizar a estrutura, vai causar danos, mas se tiver algum efeito será no sentido de absorver calor, evitar ​​a propagação do fogo”, diz Berto.

Pode jogar água no fogo?

No desespero, não jogue água em uma panela em chamas!

Ao jogar água em uma panela pegando fogo, você causa uma explosão. ... O óleo é menos denso que a água, logo, ele flutua sobre a água. Já o ponto de ebulição da água é igual a 100ºC ao nível do mar.

incêndio em rede elétrica não pode ser combatido com água.wmv

37 questões relacionadas encontradas

O que acontece se jogar água no fogo?

E, como todos nós já sabemos, a água ferve a partir de 100ºC. Mas, como a temperatura do óleo é de pelo menos 330ºC, a água muda de estado líquido para gasoso subitamente e evapora, espalhando vapor de óleo por toda a cozinha, aumentando o incêndio. Por este motivo não devemos usar água jamais!

Por que não se deve jogar água em fogo?

O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos. A água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, pois a água se torna condutora de eletricidade. Então, deve ser usado o pó químico.

Como apagar fogo em rede elétrica sem extintor?

Caso não tenha outro tipo de extintor ou abafador por perto, pode usar água, mas APENAS se tiver DESLIGADO completamente a energia. Caso contrário, você corre o risco não apenas de ser eletrocutado, mas também de espalhar a eletricidade, o que pode propagar o fogo bem mais rapidamente. Jogue água na base do incêndio.

Como apagar um fogo na mata?

ABAFADOR: haste de madeira geralmente contendo tiras de mangueira ou até mesmo ramos vegetais verdes, usada para apagar fogo em mato. É também conhecida como “vassoura-de-bruxa”. ABAFAMENTO: ato de abafar o fogo; uma das três técnicas de extinção de incêndio.

O que fazer para apagar meu fogo?

Desligue o fornecimento de combustível: A primeira coisa a se fazer em casos de incêndios que envolvem líquidos inflamáveis, é cortar se possível o fornecimento deste líquido; Considere um abafador: Você pode usar um abafador para apagar o fogo,de forma a isolar o combustível do oxigênio.

O que acontece quando a água entra em contato com a eletricidade?

A água, em contato com a eletricidade, pode causar acidentes que vão desde um curto-circuito, com a queima de aparelhos eletrônicos, até choques elétricos de diversas proporções.

O que acontece se o disjuntor molhar?

A presença de umidade pode aumentar rapidamente a corrente em um circuito, o que na maioria dos aparelhos modernos causará um curto circuito assim que o fusível for queimado. No entanto, caso um fusível não esteja presente, o fio aquecerá e um incêndio poderá ser iniciado.

Pode molhar fio?

A fiação elétrica na maioria das casas é projetada para ficar em ambientes secos. Apesar da proteção de plástico ao redor dos fios, em uma casa comum, não há proteção contra umidade, então o sistema elétrico não deve ficar molhado.

Qual o extintor indicado para incêndio em material elétrico?

Os extintores de pó químico seco do tipo ABC apaga a grande maioria dos incêndios. Eles podem ser utilizados em equipamentos elétricos, materiais sólidos e gases inflamáveis.

Porque a água não é inflamável?

A química do fogo (mais detalhada)

Ou seja, teoricamente ela deveria entrar em chamas, mas na prática não é o que acontece. “Mesmo o hidrogênio sendo um gás inflamável e o oxigênio, comburente, a água não pega fogo porque é uma substância completamente diferente das duas primeiras, com propriedades bastante distintas”.

Pode jogar água para apagar fogo?

Muitas pessoas agiriam por extinto e de forma desesperada em uma situação dessa, e tentaria apagar o fogo jogando água. Porém, nunca faça isso! Se jogar água no óleo pegando fogo ocorrerá um tipo de explosão e você poderá se ferir.

Pode jogar água para apagar o fogo?

Nas palavras dele, "a água apaga o fogo porque é ótima para absorver calor e, quando evapora, na maioria dos casos, abafa a chama." Furukawa faz a ressalva de que jamais devemos jogar água em combustíveis líquidos, como, por exemplo, óleo em uma panela em chamas.

O que acontece quando joga água no óleo quente?

Quando a água é despejada no frasco de óleo, ele afunda e, devido ao intenso calor, evapora quase instantaneamente. Com esta mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso, a água expande seu volume em 1.700 vezes, e força o fogo acima dela a ir para cima. Isto oxigena o óleo e cria a chama enorme…”

O que pode roubar energia elétrica?

Fios desencapados são meios para causar acidentes e vazamentos. Lâmpadas fluorescentes queimadas contribuem com o desperdício, pois mesmo queimadas o reator continua funcionando. A geladeira instalada em lugar impróprio ou com as borrachas de vedação em mal estado pode ser responsável por boa parte da fuga de energia.

Porque os curtos circuitos são perigosos?

Ele é perigoso, pois, além de queimar aparelhos, provocar choques e queimaduras, deixar locais inteiros sem energia elétrica, pode ainda provocar incêndios.

Quando disjuntor estraga?

Disjuntor desarmando depois de um tempo: Quando um disjuntor desarma com frequência existe a possibilidade da conexão do disjuntor com a fiação estar mau isolada ou frouxa. Para resolver o problema, é necessário isolar novamente a conexão.

Quais são os erros mais comuns em instalações elétricas?

Principais erros em instalações elétricas:
  • Tentar economizar com materiais não qualificados. ...
  • Sobrecarga da instalação elétrica. ...
  • Fazer sozinho a instalação elétrica da casa. ...
  • Troca do chuveiro. ...
  • Não contratar um profissional. ...
  • Descuido com a fiação elétrica. ...
  • Tomadas perto da água. ...
  • Tentar apagar incêndios elétricos com água.

Quais os quatro tipos de falhas que podem ocorrer nos circuitos elétricos?

Confira a seguir seis falhas muito comuns, e graves, em instalações elétricas prediais.
  • Problemas no aterramento. ...
  • Uso de materiais elétricos não conformes. ...
  • Conexões mal feitas. ...
  • Erro na distribuição das tomadas. ...
  • Negligência com o grau de proteção IP. ...
  • Aumento de carga sem redimensionamento.

Qual o cuidado que se deve ter ao examinar um circuito elétrico?

Os componentes (fiação, disjuntores, tomadas etc.) precisam ter certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Usar produtos sem esse atestado é correr risco de choques e curtos-circuitos, além de problemas com o consumo.

O que faz a água conduz eletricidade?

Vale lembrar que a água, para se tornar condutora, precisa conter alguma partícula, como sedimentos ou minerais — que ionizam as moléculas, permitindo que as correntes elétricas passem por ela. Quando completamente pura, ela não conduz eletricidade justamente por conta da falta de partículas livres.

Artigo anterior
Como mudar o modo de abrir um arquivo no PC?
Artigo seguinte
Qual a cor da vela do anjo da guarda?