Pode interpor agravo de instrumento contra despacho?

Perguntado por: Álvaro Mendes  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

O agravo de instrumento é o recurso cabível contra as decisões tomadas pelo juiz no curso do processo – as chamadas decisões interlocutórias –, antes da sentença.

É possível a interposição de agravo de instrumento em decorrência de despachos?

Tradicionalmente, na ciência do Direito, são passíveis de recurso as sentenças e as decisões interlocutórias. Já o mesmo não acontece com os despachos. ... Não é tão simples a verificação se estamos diante de despacho ou, em verdade, decisão interlocutória.

Quando não cabe agravo de instrumento?

Por outro lado, a decisão interlocutória que indeferir a admissão de determinado meio de prova na fase de conhecimento, por exemplo, não é impugnável por agravo de instrumento, por ausência de previsão legal. Desse modo, só pode ser recorrida na apelação ou nas contrarrazões.

Quais as hipóteses de cabimento de agravo de instrumento?

Em regra, contra as decisões interlocutórias, deveria ser apresentado o agravo retido, sendo possível o cabimento do agravo de instrumento em “decisão suscetível de causar à parte lesão grave ou de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida”, ...

Pode agravar despacho?

O agravo de instrumento só pode ser apresentado contra decisão interlocutória, nunca contra despacho ordinário, conforme determina o artigo 1.015 do Código de Processo Civil de 2015.

AGU Explica - Agravo de Instrumento

23 questões relacionadas encontradas

Qual o recurso contra despacho?

O agravo de instrumento é o recurso cabível contra as decisões tomadas pelo juiz no curso do processo – as chamadas decisões interlocutórias –, antes da sentença.

Qual recurso cabe do despacho?

504. Dos despachos não cabe recurso. Os despachos continuam sendo irrecorríveis. Segundo o preconizado no artigo 203, parágrafo 3º do Novo CPC, todos os pronunciamentos do juiz que não se enquadrem na descrição dos parágrafos 1º e 2º (sentença e decisão interlocutória).

Quando é utilizado o agravo de instrumento?

O agravo de instrumento é o recurso utilizado para combater decisões interlocutórias, ou seja, decisões que o magistrado toma dentro de um processo que não levam à resolução do mérito da disputa.

Quanto às hipóteses de cabimento de agravo de instrumento contra decisões interlocutórias?

Quanto às hipóteses de cabimento de agravo de instrumento contra decisões interlocutórias, assinale a alternativa que está em desacordo com o rol previsto no artigo 1.015 do CPC. Mérito do processo. Incidente de desconsideração da personalidade jurídica. Exibição ou posse de documento ou coisa.

Quais as hipóteses em que poderão ser requeridas efeito suspensivo?

Diz o § 4º do art. 1.012: “a eficácia da sentença poderá ser suspensa pelo relator se o apelante demonstrar a probabilidade de provimento do recurso [evidência] ou se, sendo relevante a fundamentação [fumus boni iuris], houver risco de dano grave ou de difícil reparação [periculum in mora]” – colchetes nossos.

Não é cabível em regra agravo de instrumento em caso de decisão que indefira produção de provas?

Com o CPC/2015 o agravo de instrumento passou a ter cabimento apenas contra as decisões interlocutórias expressamente taxadas pelo legislador, não se admitindo sua interposição em nenhum outro caso. O deferimento ou indeferimento da prova pericial não está incluída no rol taxativo do artigo 1015 do CPC/2015 .

Como saber se é apelação ou agravo de instrumento?

É o recurso cabível contra a decisão que coloca fim à fase de conhecimento ou extingue a execução. É o único recurso cabível da sentença. Assim, se as matérias passíveis de agravo de instrumento estiverem contidas na sentença, deverão ser abordadas na apelação.

Quais são as decisões interlocutórias não Agraváveis?

O art. 1009, § 1º do NCPC trata dos incidentes, questões não solucionadas em decisão de primeiro grau, que não são passíveis de agravo de instrumento, ou seja, não possuem recorribilidade imediata. Não há preclusão, assim, serão analisadas dentro da apelação em momento oportuno, em preliminar.

É possível a interposição de recurso cível em face de despachos?

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que é possível interpor recurso de Agravo de Instrumento contra ato de juiz, independentemente do nome dado ao provimento jurisdicional — se despacho ou decisão interlocutória —, bastando que possua conteúdo decisório capaz de gerar prejuízo às partes.

Onde é interposto o agravo de instrumento?

De acordo com o art. 1015 do NCPC, em seus incisos podemos observar as situações cabíveis ao agravo de instrumento. Assim, o agravo de instrumento será interposto diretamente perante o tribunal competente. Será o agravo dirigido ao Presidente do Tribunal.

Em quais casos é possível no agravo de instrumento Obter-se o efeito suspensivo?

a) No caso de ser o recurso manifestamente improcedente. b) No caso de ser o recurso manifestamente inadmissível. c) No caso de ser o recurso manifestamente contrário à súmula do respectivo tribunal ou tribunal superior.

Quais os recursos cabíveis contra as decisões interlocutórias?

Outro Recurso Cabível contra decisões interlocutórias é o Agravo de Instrumento (art. 1015 do CPC), esse pode ser proferido não apenas contra uma decisão proferida contra um Relator do Processo.

Quais são as hipóteses de cabimento?

As principais hipóteses de cabimento são as seguintes:
  • (a) decisões sobre tutela provisória (art. ...
  • (b) decisões sobre o mérito do processo (art. ...
  • (c) decisão de rejeição da alegação de existência de convenção de arbitragem. ...
  • (d) decisão do incidente de desconsideração da personalidade jurídica (art.

Qual o artigo do agravo de instrumento no novo CPC?

1.019, caput, do Novo CPC. (1) O agravo de instrumento será, enfim, distribuído imediatamente, se não for o caso de inadmissão ou negação de provimento, no prazo de 5 dias. Poderá ser atribuído, então, efeito suspensivo ao recurso ou deferida tutela antecipada (art.

Quando cabe agravo de instrumento artigo?

Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: ... Assim, em se tratando de decisão proferida que se refere ao mérito, ela é atacável via agravo de instrumento.

Quando cabe agravo no processo penal?

Art. 1.042. Cabe agravo contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.”

O que pedir no agravo de instrumento?

A interposição do agravo de instrumento é feita por petição escrita – impressa ou eletrônica – endereçada diretamente ao tribunal competente, devendo conter: a) os nomes das partes, b) a exposição do fato e do direito; c) as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão e o pedido próprio; e, d) o nome e o ...

Qual recurso cabível contra despacho de mero expediente?

de agravo de instrumento é cabível contra despachos de mero expediente.

É cabível embargos de declaração contra despacho?

Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial, não sendo eles cabíveis contra despachos, visto que despachos são desprovidos de caráter decisório.

O que cabe contra despacho de mero expediente?

DOS DESPACHOS DE MERO EXPEDIENTE NÃO CABE RECURSO (ART. 504 DO CPC). 02. OS ATOS JURÍDICOS PREPARATÓRIOS DE DECISÕES SÃO IRRECORRÍVEIS, PORQUE NÃO CAUSAM PREJUÍZO À PARTE, UMA VEZ QUE O RECURSO PODE SER INTERPOSTO POSTERIORMENTE.

Artigo anterior
O que é uma produção enxuta?
Artigo seguinte
Quando Engasgamos com um alimento experimentamos a sensação de falta de ar?