Pode iniciar frases com pronomes pessoais?

Perguntado por: Gil Martinho Gaspar  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).

Como iniciar frases com pronomes pessoais?

Iniciar uma frase com pronome é um mau começo!

É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência.

Pode começar frase com não?

Não pode começar frase com palavra negativa…

Pode começar frase com o quê?

Como pronome, o QUE poderá ser interrogativo, exclamativo ou indefinido. Exemplo: O livro que você me deu é muito bom! Considera-se nesse caso, também como pronome indefinido. É encontrado o início frases interrogativas.

Como usar o pronome se corretamente?

O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.

PRONOMES PESSOAIS - Aprenda se divertindo - Educação divertida

24 questões relacionadas encontradas

Quando se usa a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa.

O que atrai o pronome se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''

A posição do pronome átono em relação ao verbo é dúvida constante. Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.

Pode-se iniciar uma frase com conjunção?

Em começo de frase, conjunções não devem ser seguidas de vírgula. Quando estão deslocadas na frase, devem aparecer entre vírgulas, pois há intercalação. "O encontro foi um desastre.

Pode começar a frase com pronome reto?

Uma alternativa intermediária seria o uso de pronomes retos (eu, tu, ele, nós, vós, eles) no início das frases, justificando a próclise (fenômeno de colocação em que o pronome vem antes do verbo). Exemplo: Eu te amo!

E no início de frase?

Sim, podemos começar uma frase com a conjunção e. De entre os vários contextos de utilização desta conjunção coordenativa, Maria Helena de Moura Neves refere, na Gramática de Usos do Português, que as frases ou enunciados podem ser também os elementos coordenados por e: «Nada mais o atingia.

Como iniciar uma frase?

As melhores maneiras de começar uma frase
  1. Mostrar contraste ou oposição: porém, mas, em vez de, apresar de, contudo, entanto, pelo contrário.
  2. Adicionar um ponto: e, além disso, igualmente, da mesma maneira, de igual maneira.
  3. Apresentar causa e consequência: Dessa maneira, assim, por essa razão, desse modo.

Pode iniciar uma frase com Proclise?

Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia. Sente-se agora e coma! Rogério, ajude-o nos deveres da escola.

Como as frases terminam?

Frase é um enunciado de sentido completo, que transmite determinada mensagem. Ela termina em sinais de pontuação, seja o ponto final, a exclamação, a interrogação, os dois-pontos ou as reticências.

Pode começar a frase com pronome oblíquo?

O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes). Devem-se colocar esses pronomes antes do verbo, quando houver uma palavra atrativa; são elas: ... 01) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo):

São pronomes possessivos?

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Pode começar uma frase com no entanto?

A conjunção serve para relacionar duas orações ou dois termos de uma oração. ... Todavia, porém, contudo, entretanto e no entanto podem ocorrer no início da oração ou entre as orações. E aparece obrigatoriamente no meio. As conjunções que relacionam dois termos semelhantes de uma oração chamam-se subordinativas.

É correto iniciar uma frase com más?

As conjunções adversativas mais usadas são mas, porém, todavia, contudo e entretanto. 4) Já quanto à dúvida do leitor, pode-se afirmar que, se liga orações ou termos de uma mesma oração, então se aplica a regra lembrada por ele: a conjunção não inicia a frase e não é precedida de ponto.

Pode começar a frase com logo?

«Logo se propagou por todo o reino a proclamação.» A frase que apresenta é uma frase simples, uma vez que contém apenas um domínio oracional. Assim, a palavra logo não é classificada como conjunção, mas, sim, como advérbio (de tempo). A palavra logo seria uma conjunção numa frase complexa como «Penso, logo existo».

Onde colocar o pronome se?

Não, faltam alguns detalhes importantes: na expressão formada por em + verbo no gerúndio (o verbo terminado em ndo), o pronome se também fica antes do verbo: Em SE tratando de dinheiro, não tomemos partido. O mesmo acontece nas frases exclamativas e optativas (que exprimem emoção, desejo, etc.).

O que é uma palavra atrativa?

PALAVRAS ATRATIVAS

Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise.

Quando Calvin afirma Eu me livrei dessa Qual é a justificativa para o uso da próclise nessa fala?

Segundo a norma padrão, não é adequado iniciar uma frase com pronome oblíquo. Assim, em vez de dizer "me desculpe", Calvin deveria dizer "desculpe-me". Ou seja, em vez da próclise (emprego do pronome oblíquo antes do verbo), ele deveria ter empregado a ênclise (emprego do pronome oblíquo depois do verbo).

Qual a classificação da palavra se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Quais são as funções sintáticas da partícula se?

O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo.

Quais as principais funções morfológicas da palavra se?

PRONOME REFLEXIVO (função morfológica):

Indica que a ação praticada pelo sujeito recai sobre o próprio sujeito (voz reflexiva). É substituível por a si mesmo, a si próprio.

O que indica onde a frase começa e onde termina?

O inicio geralmente vem com a letra maiúscula, tanto substantivos, quanto verbo ou nome. O fim é marcado pelo ponto final, de interrogação ou de exclamação.

Artigo anterior
O que ferias proporcionais?
Artigo seguinte
O que é pronomes relativos?